Fim de semana na Serra da Estrela e arredores!

Esta foi uma viagem desmarcada e reagendada vezes sem conta. Desde Fevereiro que começámos a planear, mas fomos sempre acompanhando as condições meteorológicas e como nunca estava favorável, acabávamos sempre por adiar. Sinceramente, foi a melhor decisão que tomámos.

Princípio de Maio...finalmente parece que estavam reunidos os requisitos mínimos:  sem chuva, com sol e tempo ameno.

Vou fazer o resumo do fim de semana:

Orçamento: Tinha estipulado 150,00€ para todo o fim de semana, incluindo TUDO. Não andei a contar os tostões, mas também não andámos a esbanjar. Ficou no ponto certo;

Comidas: 38,20€
Almoço dia 1: Levámos o que tínhamos no frigorífico e fizemos piquenique; Opção super acertada. Não tivemos de ir à procura de sítio para comer, despejamos o frigorífico e não tivemos de despender por mais dinheiro por isso;
Jantar dia 1 : Andámos a tentar arranjar um restaurante típico e em conta, mas apesar de ter feito algumas pesquisas não encontramos nada que preenchesse os requisitos. Acabámos por ir comer ao “Serra Shopping”;
Pequeno- Almoço dia 2: Estava incluído na tarifa do quarto;
Almoço dia 2: Começamos a descida para casa e fomos andando, parando, andando…Acabámos por almoçar no Luso, às 15h30!!! numa pizzaria, porque aquela hora era a única coisa que servia refeições…mas foi muito agradável porque estava muito calor e a "vida de esplanada" estava deliciosa;

"Lanchinhos" - de casa levámos frutas, sumos, bolachas em packs de várias qualidades.

Dormida: 57,00€.
Esta parte foi ponderada mais do que uma vez. Apetecia-me ir para um hotel de charme, giro, confortável…, mas a realidade é que o que cabia no sonho, não cabia no orçamento!
Análise: o facto do nosso alojamento ser “modesto” e de estar longe do que considero atrativo, tinha algum impacto no divertimento e propósito da viagem? Não! Então ok…marcámos no que nos pareceu menos mau e que cabia no orçamento; Afinal de contas, estivemos no total umas 12 horas no quarto, das quais 9h estivemos a dormir e as outras a despacharmo-nos. Ou seja, não foi um sitio para estar, mas sim um sítio “de passagem”; Se tivéssemos uma estadia mais prolongada, tería ajustado de uma maneira diferente.
Mais uma vez, fiz sempre as reservas pelo Booking om a cpossibilidade de cancelamento ou alteração (coisa que fizemos muitas vezes, dados os sucessivos adiamentos de data);

Combustível e portagens: 55,90€.
O GPL é mais em conta (thanks god!) e fizémos 600Km,
Podíamos ter evitado portagens, mas eu DETESTO o caminho “antigo” entre Leiria e Coimbra. Foi um “capricho”, mas do qual não me arrependo.

Sítios a ver:

O ano passado já tínhamos estado na Serra da Estrela e como o meu pai serviu de guia, tivémos a oportunidade de ver e conhecer outros sítios de interesse como : Covão da Ametade, Boca do Inferno.

Este ano, o roteiro foi diferente:

Sábado, dia 05-05-2018

Loriga

Foram 3h20 de viagem até Loriga e fizemos apenas duas pequenas paragens para abastecer, ir à casa de banho e esticar as pernas. Escusado será dizer que, passados apenas 5 minutos de sair de casa e o Diego já estava a perguntar se faltava muito para chegar à Serra da Estrela. Não é muito fácil conseguir entreter crianças sentadas por tanto tempo. Aproveitando o lado bom da tecnologia e dos tempos modernos, usei o youtube como diversão durante alguns minutos, mas é preciso mais imaginação do que isso, porque até o telemóvel os aborrece.

Como era quase meio dia quando chegámos, resolvemos assentar arrais e fazer um piquenique para o almoço.
O espaço está muito bem conseguido, e há um parque para as crianças, mas suponho que no Verão aquilo enche de uma tal maneira que nem se vê a água.

Serra da Estrela, Torre

Era o OBJECTIVO. Neve!!!

Estava tudo de sonho. A neve parecia algodão doce de tão fofinha e moldava-se super bem, sem estar exageradamente fria. O ano passado fui mal preparada e fiquei com os botins (não apropriados) cheio de gelo. Jurei que não seria uma experiencia a repetir se não estive devidamente preparada. Assim, fui vendo alguns sites de material desportivo e quando apanhei promoções, não hesitei em comprar umas botas da neve, calças apropriadas e camisola térmica.
Para o Diego, também investi numas botas e luvas ( que para o ano já não dão) e aproveitei as calças de neve do ano passado;
O Pedro foi em “estilo livre”: calças de ganga e botas “fortes” e devo dizer que sobreviveu na mesma.

A nível de acessórios e para fazer o boneco de neve, levámos pá, cenoura, paus (para fazer os braços), uma tira de tecido (para o cachecol), um chapéu, bogalhos (para os olhos, boca e botões). Não é que isto tudo fosse essencial, mas uma das vantagens de ir de carro, é poder carregar até não dar mais :)

Covilhã

A seguir aos eventos da "Torre", fomos direito à Covilhã, onde tínhamos a dormida marcada. Obviamente que nos perdemos, mas lá demos com o sítio. Banhos, vestimentas e saímos para dar uma voltinha no centro histórico e procurar sítio para jantar. Como já mencionei, acabámos por jantar no "Serra Shopping".

Domingo, dia 06-05-2018

De manhã, despachamos a "rotina da manhã", tomámos o pequeno almoço e seguimos viagem, deixando a Covilhã para trás.

Foz d´Égua

Fica bem pertinho de Piodão e quem tiver “pernas” (fortes e resistentes), pode fazer o percurso que separa estas localidades a pé.

Piodão

Aldeia histórica de Portugal. O meu pai já tinha visitado vezes sem conta esta aldeia e mencionado muitas mais vezes. Finalmente visitámos esta aldeia "muito fofinha" e apesar das diferenças de alturas e forças, as cores do xisto e dos detalhes em azul turquesa são bem uniformes e conferem um carácter muito particular à aldeia.
 Queríamos ter almoçado por aqui, mas o restaurante não tinha multibanco e para levantar tínhamos de andar bastante de carro, por isso mudámos de ideias e continuámos a viagem.

Luso

Esta parte não estava nos planos, mas íamos quase a chegar a Coimbra e resolvemos fazer mais um desvio. O domingo não é o melhor dia para passar uma feira que há logo à saída da IP3, e tivemos de enfrentar desvios mal assinalados;
O Pedro não ficou muito encantado como o sítio, mas eu até gostei e acho que é um sítio a voltar e a ser explorado;

E agora, o vídeo da saída:

Foi um fds bom e o "vá para fora cá dentro" continua a estar actual.