É tempo de Natal #1 - de 1 a 7 de Dezembro 2017

Desde que trabalho (há 19 anos!!!), que nunca tive um "natal descansado". Provavelmente esta é uma ideia idílica que tenho da época, mas este ano vou tentar comprovar se é verdade. 
É uma sensação agri-doce. Se por um lado, o facto de ter mudado de emprego me deu ainda mais vontade de celebrar estes dias, por outro lado, o falecimento do meu pai no início de Novembro, fez com que o meu entusiasmo fosse refreado e naturalmente que me sinto "menos feliz", mas também sei que ele não quereria que eu deixasse de fazer nada só porque já não está cá.
O ano passado, comprei um calendário de advento para o Diego (daqueles de chocolate), porque quis que ele começasse a compreender a "contagem regressiva" para a noite de Natal.
Este ano, decidi fazer um calendário mais personalizado, que estimulasse a ideia de Natal, de tarefas, de rotinas e de tradições.
Durante o fds conseguimos fazer coisas mais elaboradas, mas durante a semana as tarefas têm de ser mais práticas e menos morosas.
Os posts serão principalmente de actividades com o Diego, mas aproveitei também para registar algumas coisas de "gente grande" = minhas.


Coroa de boas vindas ao Natal



Sexta feira, dia 1 - FERIADO

Tarefa: Fazer a árvore de Natal.


Já tinha as decorações, árvores, velas e afins, todas organizadas e separadas. Assim, foi só montar a árvore e encher de "bolas" e luzes. Foi um trabalho de equipa no espírito "um faz e o outro desfaz".
Missão cumprida!

A manhã rendeu e ainda aproveitamos para irmos passear à Nazaré
...e como a hora de almoço chegou sem darmos por ela, rumamos à Benedita para comermos as melhores bifanas grelhadas de Portugal ao "Bigodes".

À tarde, ainda fomos beber um cházinho com a Joana e conhecer ao vivo e a cores o Matias.

Sábado, dia 2 

Tarefa: Escrever uma carta ao Pai Natal.

Como ele ainda não sabe escrever, foi-me ditando o que queria dizer e eu transcrevi palavra por palavra :)  No final, assinou a verde e na 3ªf colocámos a carta no correio. 

Apesar de estar com mais de 39ºC de febre, quis ir dar uma voltinha de bicicleta e andar pela "natureza" (que é a nossa mata privada :)).



À noite tivemos uma festa de aniversário.

Domingo, dia 3 

Tarefa: Fazer um passeio em família.

O dia esteve perfeito. Temperatura amena (uns 10ºC/12ºC), o sol aberto e o vento nem bulia. As condições foram as ideais para a tarefa do dia.


Antes de irmos, tomei o pequeno almoço habitual, mas que agora fica com mais cara de Natal: papas de aveia com frutos secos. Adoro!
Olha o macaquinho a espreitar!
Optámos por ir às Caldas da Rainha ver as montras enfeitadas e as ruas a transbordar de "espírito natalício"

, e acabámos o passeio e a brincadeira no Parque D. Carlos I, onde passamos um magnifico final de manhã.

O parque esá decorado com bonecos de neve, enfeitados por diferentes instituições e organizações e isso conferiu um carácter particular a casa um deles.



À tarde tivemos um convívio familiar e o cachopo ficou tão cansado que adormeceu a caminho de casa.
Cá para mim, todos os fds deveriam ser de 3 dias. O bom é que o próximo vai ser igual!


Segunda, dia 4 

Tarefa: Colorir um desenho de Natal

Conforme já referi, as tarefas dos dias "de semana" têm de se enquadrar nas nossas rotinas do dia-a-dia e não podem demorar muito tempo, porque na prática sabemos que é sempre a correr e não há grande margem de manobra para outras actividades.

Terça, dia 5

Tarefa: Contar uma história de Natal

Como ele gosta muito de comboios, escolhi um conto chamado "O comboio de Natal" e que passava em slide show. Em casa não tenho nenhum livro específico de Natal e por isso recorri ao computador.

Quanto a mim, este dias têm sido acompanhados de muito chazinho (óptimo para aquecer as entranhas) e creme das mãos, que a pele anda tão seca que dói!


Quarta, dia 6

Tarefa: Ir ver a iluminação de Natal da nossa Vila

 Por acaso, este ano até montaram e ligaram a decoração atempadamente. Atravessa o centro da vila, as rotundas estão iluminadas e até há "presépio".

 Quinta, dia 7

Tarefa: Cantar uma canção de Natal
 Perguntei-lhe que canção de Natal é que ele queria e ele escolheu "aquela dos Caricas". Imprimi a letra e cantámos juntos.

Os primeiros 7 dias de "Natal" foram assim! Amanhã começa o novo fim de semana grande e uma pessoa só se pode entusiasmar com isso.

Comentários

Mensagens populares