domingo, 28 de junho de 2015

Celebrando o verão

As minhas férias de trabalho (só em Agosto) vão-se resumir, muito provavelmente, a uma semana. Já aprendi que mais vale saborear os pequenos momentos e torná-los "o melhor" possível.
Acaba por ser utópico querer guardar tudo para uma altura especifica. Em primeiro lugar, quando concentro todas as expectativas numa determinada ocasião/altura e depois os planos alteram-se, estou a potenciar a tendência à "depressão", mesmo que involuntária.
"Está sol? Vamos aproveitar o dia na rua"; "Está calor a mais?ficamos no fresquinho de casa"; "Está bom para passear? Vamos!" Aproveitar o que temos naquele momento, sem pensar muito no que fica por fazer.
Obviamente que tento "antecipar" algumas situações. Ontem sabia que muito provavelmente hoje íamos sair, por isso, passei a ferro o que tinha para passar.

Acordamos tarde  - 8h20 é tardíssimo! - mas desde que mudamos o Diego para o quarto ao lado que a tarefa de "dormir mais um bocadinho ao domingo" está facilitada. Eu comecei a ouvir o "tá pá cá tá" por volta das 8h00, mas andei dei para fazer uma esticadinha.

Arrumei a tralha num vapt-vupt e às 9h30 estavamos de partida para a praia. Não quis saber de tirar a louça da máquina, nem tão pouco de fazer a cama ou juntar as roupas sujas, ou não saimos de casa nem às 11h.

Quando lá chegamos...já o D. estava a dormir. Verdade seja dita que, apesar de sol descoberto, estava muito vento e nem apetecia ia para a areia apanhar com a tempestade. Resolvemos mete-lo no carrinho (mesmo a dormir) e fomos dar uma volta pela "marginal" e arredores. Gosto de "respirar" a Nazaré. Nem sei muito bem explicar, mas é um lugar que me faz bem.

E adoro passear pelos mercados, mesmo que sejam os da fruta! Sou uma elitista :)

Como achamos que o tempo não estava de feição, fomos "andando" de carro e o nosso almoço acabou por ser à beira da estrada. Um pão com chouriço para cada um e segue viagem. Cada vez mais chiques :)

Continuamos com a voltinha e passamos por mais 2 praias mas o cenário manteve-se.
Second plan: fomos para casa e fizemos a "nossa praia" - montamos o estaminé enquanto o miúdo dormia mais uma sestinha e quando ele acordou estava tudo pronto.

Há crianças que têm mais dificuldades em comer, outras em dormir....o meu não gosta de tomar banho (banho normal! já nem falo em banho de praia)! Tenho de fazer mil e uma macacadas para a coisa correr menos mal. Isto é o mais perto que ele se aproxima de livre e espontânea vontade da água:

...e a minha wishlist desde verão é: uma cerca!! porque ele só quer ir ter com o cão, foge, eu vou atras dele, ele começa a "correr"=andar mais depressa, cai, levanta-se, continua. Deixo-o estar ao pé do cão. Levo-o....e voltamos ao mesmo. Over and over.

O banho do homem, foi acompanhado de um gin. Deve andar muito atento às tendências da "moda"! Eu disse "obrigado, mas não obrigado". Confesso que não passo muito cartão.

...mas já não disse o mesmo a um vinhinho branco a acompanhar o jantar. Comida feita pelos outros, sabe-se sempre melhor, Se eu cozinho a maior parte dos outros días, quando ele vem com alguma ideia de menu eu digo "podes fazer!".

E assim se passou mais um domingo produtivissimo (que continua a ser dos meus dias favoritos) e ainda consegui escrever este post!...mas isso tem explicação: não andava com pachorra para passar 2 horas no cabeleireiro ao sábado - adiava de semana para semana - No entanto, os meus "brancos" andavam a saltitar por todo o lado. Não importa se tens 1000 cabelos castanhos, mas só vês "o" branco. Hoje, resolvi acabar com a ronha e e teve mesmo de ser.  Estou a fazer a coloração em casa, mas como demora 40 minutos a fazer efeito, ainda consegui rentabilizar o tempo.

Verão és muito bem vindo!