quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Um caso cabeludo...

Como é do conhecimento geral ( ou não!), a minha "área capilar" é dos sítios onde mais dinheiro tenho investido. Isto desde 2000 e troca o passo...
Sabem quando as mulheres se sentem invejosas com alguma coisa no corpo de outra mulher? Pois...a coisa que eu mais invejo é uma farta cabeleira e ver cabelos novos espetados a nascer! Esqueçam lá as coxas trabalhadas e os braços definidos! Se eu pudesse açambarcar alguma coisa de outra pessoa, era um cabelo mais farto.
Com a gravidez, não dava para fazer grande coisa, já que a maioria dos produtos eram contra indicados. Estava perfeitamente mentalizada que só iria retomar os tratamento lá para Outubro (supostamente seria quando deixaria de amamentar). Como as coisas tomaram outro rumo, deixou de haver razão para não atacar o mal pela raiz!
Alguns dias depois de ter parado a amamentação por completo, voltei aos cuidados capilares. Durante a gravidez o cabelo andou "o normal". Não senti "aqueles" benefícios todos que algumas mulheres falam - que fica forte, maravilhoso, brilhante... Mas lá está! cada organismo reage de maneira diferente.
No pós parto, a queda foi horrível e assustadora, mas mais uma vez, já estava preparada para isso. Curiosamente, o Diego também andava na fase de perder muito cabelo, ao mesmo tempo que eu. A diferença é que o dele vai crescer sem ajudas. O meu, se não tiver ajudas não nasce!

Este tratamento foi-me prescrito pelo dermatologista há anos e sei que não o posso abandonar por muito tempo. Os resultados só começam a ser visíveis passados 2 ou 3 meses. Neste momento já noto que tenho muitos cabelinhos novos a nascer. A quantidade não é a ideal, mas pelo menos dá-me ânimo saber que não estou com queda abrupta e que estão em franca renovação. 

Resumindo, estou a fazer o seguinte:

.Folcare (Minoxidil)  de manhã e à noite. Como ainda estou em casa, fica bem mais fácil de manter a rotina. Uma embalagem com 3 frascos de 60ml cada, ficou a 47.18€.
Quando o dermatologista prescreveu o minoxidil, eu mandava fazer um manipulado na farmácia porque era mais em conta (conselho do Drº!), mas o preço aumentou tanto, que começou a ficar equiparado às formulas já preparadas e aí, mudei para o Folcare.

.Ecophane (vitaminas). 1 vez por dia. Apesar de saber que o pó faz um efeito mais rápido, comecei com os comprimidos. A verdade é que sempre tive problemas em conseguir dissolver bem o pó na água e aquilo ficava sempre uma "nheca" sem conseguir aproveitar tudo. Lá me lembrei que poderia experimentar juntar o pó ao iogurte (vem aconselhado na bula). A primeira experiência não correu bem. Só tinha em casa iogurtes magros com pedaços. Ora aquilo ficou para lá de doce! Resolvi comprar iogurte natural e devido à minha rotina actual, posso comprar "os baldes"e decidir a quantidade de iogurte que quero comer! In love com o Grego Ligeiro do Lidl.
Nota: estas vitaminas também são para as unhas, o que no meu caso nem é assim muito necessário.

Os cabelinhos novos que nascem, são quase que uma penugem e alguns com parca pigmentação (pelo menos no meu caso). Este renascimento é um efeito do minoxidil (Folcare), mas para que eles se aguentem é necessário que sejam vitaminados, daí o Ecophane.

.Ecophane Shampoo - eu usava um específico para a queda, mas quando acabou, resolvi comprar também da Ecophane. Ainda não tenho um feedback porque não usei vezes suficientes para saber se gosto ou não.

.Diane 35 - pilula que me ajuda a regular as hormonas. Prescrita pelo dermatologista e confirmada pela ginecologista na revisão pós parto.

Se um tratamento para a queda ou alopécia androgenética sai barato? Não, não sai! 3 meses = mais de 150€!,  mas no meu caso prefiro prescindir de outras coisas e conseguir fazer o tratamento. As prioridades de cada um são pessoais e intransmissíveis.
Durante alguns anos, pequei por ter feito tratamentos só nas cabeleireiras (e nem por isso gastei menos dinheiro!). Em casos de "queda de mudança de estação" ou pontuais, penso que pode resolver, mas nos casos mais difíceis (onde o meu se integra), o melhor mesmo é investir numa consulta de dermatologia, já que as variantes são muitas e o que resulta para uns, pode não ser o mais indicado para outros.  

Ecophane - ambas as opções dão para 1 mês de tratamento.
Lata = Comprei a primeira na farmácia por 37.95€, mas consegui outra por 36.30€ na Well´s.
Comprimidos = 24.90€
 A mistura bombástica :) Iogurte e vitaminas para o cabelo!
 O iogurte antes de misturar tudo: iogurte grego ligeiro, vitaminas, farelo de aveia, linhaça, chia, sementes de girassol e amêndoas torradas. É mexer e comer!
Ecophane Shampoo

Espero que a minha partilha possa contribuir positivamente para resolução de alguma situação de queda.

15 comentários:

  1. A tua partilha foi muito boa. Tenho o mesmo problema de queda de cabelo, os meus niveis de stress dão conta de mim. Ando com o viviscal. Caro. Os resultados são mais ou menos, mas desde que não caía mais, tudo bem. Agora fiquei curiosa e animada com o teu tratamento. Vou começar com o teu shampoo e ver como corre...
    Beijinho Lu e obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, tenho ideia que o Viviscal também é uma boa aposta, apesar de nunca ter testado.
      Stress = queda; queda = stress...não é ?

      Eliminar
  2. Deste mal eu compreendo bem, infelizmente. Ando numa grande crise capilar em que me cai imenso cabelo, o meu sempre foi fraco e muito fino mas ultimamente piorou a olhos vistos.
    A minha mãe trabalha numa farmácia e deu-me dois produtinhos que falei no meu blog, ate me ajudaram um pouco mas sei bem que enquanto não deixar de stressar tanto, as consequências notam-se no cabelo.
    Agora que penso, quando andei a consumir iogurte grego com frequência foi quando vi melhorias, talvez esteja relacionado :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, já fui cuscar o teu post e vi o shampoo e o Folcare!
      Pois...como disse, no comentário acima, o stress gera queda e a queda gera stress...Enquanto não se conseguir domar a ansiedade, é difícil vermos resultados duradouros...

      Eliminar
  3. Olha, eu dava-te um bocadinho do meu! :) Sempre o tive muito grosso e forte e é horrível para "domesticar". Graças a Deus pelos alisamentos. :)
    Mas adorei esse iogurte! Isso é que é uma bomba de vitaminas! Cabelo e não só. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, vou cobrar!!
      As outras "vitaminas naturais" que meto no iogurte já são as "normais". Com o Ecophane ainda fica mais potente :)

      Eliminar
  4. Olá Luciana!... Obrigada, mais uma vez, pela atenção, pelo teu email, pelas tuas palavras! Nem sempre tenho tempo e acesso à net, mas sempre que posso, venho cá. Desculpa a demora na resposta... demorei imenso tempo :( Desculpa.
    Qto à queda de cabelo,também sofro do mesmo mal e, estranhamente, a minha queda intensifica-se a partir de Junho...até Dezembro! Ano passado, em Dezembro, sofri um aborto.... e como perdi mt sangue, tomei quase 2 meses ferro....e reparei numa coisa: O meu cabelo que não parava de cair antes,,, parou!! E começou a crecer mais, engrossar!! Coincidencia ou não... acho que o ferro, só o ferro, parou completamente com a queda. Entretanto, agora em Junho a queda retomou e estou a ponderar seriamente a ir à farmácia pedir um suplemento de ferro e ver o que acontece. Bjinhos e fica bem! Continuação de dias mt felizes junto do teu tesouro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que as coisas se vão ajeitando por aí...
      Não custa muito fazeres a experiência com ferro. Podes mesmo só ter essa carência vitamínica, mas isso fazer toda a diferença!

      Eliminar
  5. Olá Luciana!
    Também eu ando numa "luta capilar" =P E depois de muita pesquisa decidi comprar um Ecophane em pó, mas através da internet. E durante as minhas pesquisas eu tinha visto a lata/comprimidos de Ecophane com um desenho na embalagem diferente (tem um quadrado amarelo e um circulo verde), mas a lata que recebi é igual à tua. Fiquei com um pouco receio de tomar visto não ser aquilo que estava habituada a ver (e isto encomendas pela internet, às vezes tem muito que se lhe diga...lol). É um produto de confiança? O porquê desta embalagem? É um novo modelo, é genérico...?
    Beijinho e obrigada! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      As embalagens foram alteradas há uns meses. Ainda encontramos de umas e de outras.

      Estas não compre na Net, mas já fiz bastante encomendas de productos diversos de parafarmacia (incluindo em sites estrangeiros) e nunca tive problemas...mas medicamentos evito.

      Boa sorte com o tratamento.

      Eliminar
  6. Ando a fazer um tratamento identico à 4 meses... faltam-me mais 2 meses de folcare. Champo ela receitou-me o cystine B6 e vitaminas o cistitone forte :) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estou com o cistitone à 1 mês e a fazer o folcare à 1 semana...
      Ainda n vi resultados, mas é normal... de qualquer forma eu ainda não tenho nenhum shampoo bom, uso o pantene... Não consigo suportar os gastos ... já quase k não tenho cabelo encima e na frente... choro todos os dias como uma criança. É uma angústia grande. Já não me reconheço... condiciona—me em tudo na vida... estou desempregada, tb não ajuda..ainda por cima será difícil darem.me trabalho com esta imagem. É uma tristeza mt grande. Só quero esconder.me e ficar sozinha.

      Eliminar
  7. Luciana também sofre desse mal há já algum tempo.Também experimentei o viviscal, mas não obtive resultados.

    Depois de várias tentativas com suplementos e loções tentei experimentar um novo tratamento na clínica CM2C no Porto.

    O tratamento consistia na utilização de 2 ampolas diárias (uma de manhã e outra à noite) do laboratório Cesare Ragazzi e lavagem com champô da mesma marca.
    Iniciei o tratamento no dia 18 de Março e no dia 10 de Abril quando fui à clínica fazer o laser , apenas pude comprar 1 caixa de ampolas porque eles não tinham nem mais ampolas e nem champô, fiquei à espera do contato da CM2C para comprar as restantes ampolas e poder continuar o tratamento.

    Desde o dia 28 de Abril fui obrigada a parar o tratamento por falta dos produtos (incluindo o champô).

    Apenas quero informar quem passa por este blog, para tomarem cuidado onde deixam o vosso dinheiro, paguei 519 euros, um dinheiro suado que custou a dar na esperança de poderem me ajudar. Deixo aqui a minha enorme tristeza e frustração porque continuo com o mesmo problema que me fez acreditar na CM2C. Estava à espera de encontrar empatia e capacidade de resolução, visto essa clínica auto intitular-se como tendo um conjunto de serviços de excelência no tratamento capilar, não encontrei nada disso .No dia 27 de Maio ligaram avisando que já tinham os produtos. Como é óbvio, passado quase um mês sem tratamento teria de reiniciar o tratamento todo novamente. Se eles não tinham capacidade de assegurar o tratamento não deveriam ter-me deixado inicia-lo. Segundo a técnica que me atendeu o tratamento deveria ser pelo menos 3 meses.

    Triste não poder contar com a ajuda de ninguém, nem mesmo quando pagamos tanto.

    ResponderEliminar
  8. E agora? Como está o seu cabelo? Iniciei a quase dois meses .... e nada! 😔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Os resultados não aparecem de um dia para o outro. Só passando algum tempo é que os resultados começam a aparecer.
      Queremos ver resultados rápidos e nem sempre é possível.
      A manutenção também tem de ser constante. É um caso para a vida.

      Eliminar