quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Buddha Eden Garden - Quinta dos Loridos

Há uns dias, aproveitamos uma viagem e resolvemos revisitar o Buddha Eden Garden - Quinta dos Loridos, na zona do Bombarral.

A última vez terá sido em 2009 (?), quando ainda não se pagava entrada e andavam lá menos de 10 pessoas! O conceito não se alterou, mas a obra cresceu e tornou-se uma atracção turística não gratuita - mas em abono da verdade, requer muita manutenção e investimento e isso tem de ser pago, não é?

É o maior jardim "budista" da Europa e acho que são umas horas bem passadas e num espirito mais zen. Além disso, penso que é um tema não explorado em mais nenhum sítio de Portugal. Ou estarei enganada?
Pagode - onde se podem encontrar muitos peixinhos KOI 
Dentro do Pagode - Nós com os "cabelos ao vento"...
Algumas das estátuas de Terracota.

Este projeto nasceu da ideia de Joe Berardo em "resposta" à destruição destas peças de arte, por parte do Governo do Afeganistão.
Certamente que não era eu que me lembrava disto!

Atendendo a que tínhamos connosco um bebé de 4 meses e sabíamos de antemão a extensão e inclinações do complexo, abrimos os cordões à bolsa do optamos pela opção de tudo incluído = 5.50€ cada. 
O comboio passa de 15 em 15 minutos. Dado o aglomerado de turistas, só conseguimos entrar na segunda volta. Para além disso, levávamos o carrinho desmontado (que foi aos nossos pés) e precisávamos de espaço para o ovinho. 

Os bilhetes estão divididos em duas categorias: 
.visita ao Jardim - 2.50€ (entrada gartuita para crianças até 12 anos); 
.visita ao Jardim com viagem de comboio- 5.50€ (crianças até aos 3 anos não pagam a viagem de comboio).

A viagem é rápida - os tais 15 minutos - mas tem a vantagem de ter 3 pontos de paragem, onde os visitantes podem sair, tirar fotografias e voltar a apanhar o próximo comboio nesse mesmo apeadeiro. 







Os Budas Dourados...sendo difícil conseguir o enquadramento para a fotografia, já que estão sempre pessoas a passar e a querer o mesmo cenário.
 O meu pequeno Buda.

Notei que a nível de Budas Dourados, estátuas de Terracota... não houve grande diferença (pelo menos no estilo!), mas há muito mais esculturas e instalações de linhas e artistas modernos. Gostei bastante desta inovação.


Mãos de Ferro

Falando em comboio, até parece que o jardim tem uma dimensão enorme!? É considerável. São 35 hectares... mas faz-se bem a pé. Convém é ter em conta: 
. algum nível de inclinação;
.o facto de ter sítios bem ventosas (ou será que tive azar nas vezes que fui lá?);
.a calçada dificulta um bocadinho o andamento dos carrinhos;
.calçado confortável e fechado ajuda muito. Fui de sandálias rasas (confortáveis), mas fiquei com os pés cheios de pó.
.se quiserem tirar muitas fotos "individuais", convém ir a um dia de semana. Ao fim de semana há mais gente , incluindo autocarros/excursões organizadas e para se tirar uma foto, sem apanhar desconhecidos, é uma questão de muita paciência.
À entrada/saída tem uma loja de vinhos, onde se mete em evidência a "marca da casa" , especialmente da região de Setúbal. Como não temos orçamento para grandes aventuras, trouxemos 3 verdinhos por 5.00€ no total (e olhem que é bastante saboroso!!).
Para se ir à loja, não é necessário entrar nos jardins, por isso, qualquer pessoa pode ir lá.
Horário: 10h-19h - pelo menos nesta altura do ano - todos os dias.

Para chegar: ir pela A8, apanhar a saída 12, virar à esquerda...e andar uns 5 minutos (de carro) seguindo as setas.

.O parque de estacionamento é grande,gratuito, mas estava cheio!
 Horário dos Jardins: 10h-18h30 - pelo menos nesta altura do ano - todos os dias.

Mais informações oficiais aqui (mas pelo que vi, os horários estão desactualizados!).

11 comentários:

  1. A última vez que la estive, foi no dia a seguir ao meu casamento com alguns convidados. Também estava vento!! O teu menino está mesmo redondinho e sempre sorridente. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! A primeira, e última, vez que fui ao Buddha Eden também ainda não se pagava. Mas ainda tinha obras a decorrer.
    A foto do D em frente ao Buda deitado está linda! Sempre bem disposto :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He can´t help it!! Simpático de nascença :)

      Eliminar
  3. Oi ha que tempos que quero lá ir mas acabamos sempre por adiar. As tuas fotos ainda me deixaram com mais vontade de ir conhecer, vou lá nas próximas ferias que são já em Setembro, tá decidido! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai lá antes que a barriga comece a pesar :)

      Eliminar
  4. E está relativamente perto de mim e ainda não fui lá. Mas fiquei entusiasmada.. Setembro, é um bom mês para ir lá passear.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nem sempre damos o devido valor ao que temos "à porta" (por mim falo:))
      Vai num dia pouco ventoso!

      Eliminar
  5. Já lá estive é um dia muito bem passado, e se vier depois uma garrafinha de vinho para um jantar especial, melhor ainda.
    é um jardim lindissimo mas acho que poucas pessoas o conhecem, talvez seja pouco divulgado não sei....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que desta vez estava "minado" de gente. Deve estar nos roteiros turísticos (e acho muito bem!). Vale a pena.

      Eliminar
  6. Olá Luciana,
    Bem legal o seu artigo, tomei a liberdade de citá-lo no meu post.
    http://meusroteiros.com/bacalhoa-buddha-eden-jardim-europa/
    Abs,
    Marlise

    ResponderEliminar