segunda-feira, 23 de junho de 2014

Chegou o Verão!! (ou não???)

Durante uns dias, o calor apoderou-se de Portugal e eu rejubilei com isso. Acho que as pessoas ficam mais bem dispostas com o sol - deve ser efeito da serotonina!

Como ainda não vou à praia "fazer praia" (só mesmo passear!), o estaminé foi montado cá em casa.
Vantagem de ser vivenda com muros altos e de ter espaço: posso andar com pouca roupa; posso montar uma piscina enorme de um metro de diâmetro...mas que  para sentir a presença da água e me ir refrescando dá perfeitamente; posso estar com a depilação por fazer que não me vou sentir mal....; posso fazer tudo isto que não sou incomodada, nem "mirada" (a menos que os paparazzi venham de helicóptero!).
 De pernoca ao léu é tão bom!!!
Conseguir ler/ver alguma coisa exta bebés, faz-me "respirar outros ares" e ganhar energia. Não tenho comprado muitas revistas. Tento escolher uma ou duas por mês e agora só compro em versão "travel size/pocket" - fica mais barato e é mais fácil de manusear (ainda assim gosto mais do formato grande!).
 Mesmo não sendo praia e não tendo o D. ao sol, não descuramos a protecção solar - tudo factor 50!

Para curtir a minha praia, aproveitei enquanto o Diego estava a dormir dentro de casa ou aos cuidados do pai e sempre deu para apanhar um bocadinho de sol e relaxar. Infelizmente, o menino suportou muito mal este calor. Fez uma reação de pele medonha - cheia de borbulhinhas na cabeça e cara - mas aparentemente é bastante normal entre os bebés. Evitei sair de casa desnecessariamente (fizemos p que tínhamos a fazer na rua, mas não andamos a passear só porque me apetecia). Aligeirei a roupa. Passei a dar banho com água ainda mais fria. Metía creme sempre que sentia a pele seca (umas 5x por dia).
O tempo regressou a temperaturas mais baixas, continuei "o tratamento" e passado uma semana voltou quase ao normal. Quando as temperaturas subirem novamente, vou ter cuidados redobrados. Parece que o Verão entrou com a força toda! pelo menos chuva forte não faltou!...ver o que nos reserva as próximas semanas.

Enquanto estava com esta alergia, também foi levar as "vacinas" dos 2 meses. Foram 4 no total: 2 injectadas na perna esquerda, 1 na perna direita e outra por uma via oral. Portou-se lindamente : chorou por 2 minutos e posteriormente não fez febre. Achei que nesse dia ficou mais chocho e no dia seguinte um bocadinho mais "rabuge", mas nem com a coceira adicional perdeu a boa disposição.


 A fazer os exercícios diários. Ou pensam que os ginásios são só para gente grande?


Há acontecimentos que me fazem pensar na volatilidade da vida...
Nascemos , morremos e no meio está a vida (é das poucas verdades universais que acredito). É básico, quase que parece idiota, mas muitas vezes esquecemo-nos de que só temos uma... O que fazemos com ela é da nossa responsabilidade. As escolhas são nossas. É isso que vai definir a "nossa vida".
As pessoas boas vão ser sempre lembradas. Para quê tanto "desaguisado" e stress desnecessário? Obviamente que não podemos deixar de fazer as coisas, mas há certas situações que 'não deixamos passar', quando afinal de contas, nem têm assim tanta relevância. É usar o bom senso e pensar se realmente vale a pena...

Estes dias deram também para estar 'cas' amigas e família; 
Até ao fim do mês ainda andarei nas aulas de recuperação pós parto. A Enfermeira foi simpática e ofereceu-me 3 aulas apesar de eu já ter terminado a minha quota;
O Diego continua bonzinho, pachorrento...come bem, dorme bem (graças a deus!) e c* bem. Só posso pedir que continue assim...pelo menos até aos 18 anos. Eu sei que eles têm fases, por isso, é aproveitar esta o melhor possível... que pode vir coisa pior.
Quando falo com outras mães (sim! porque agora o meu círculo de conhecidos foi substancialmente alargado! e o tema não é futebol, nem moda, nem política...), cujos filhos são mais velhos que o Diego, já com 5 ou 6 meses, e ainda comem de 2h em 2h ou 3h em 3h, seja dia ou seja noite ( a maior parte dos casos é mama da mãe, mas noutros é leite adaptado), eu fico a pensar em rezar uma missa! Obviamente que durante o dia ele não dorme quase nada e as tarefas domésticas ficam para segundo plano, mas o rapaz também tem de fazer outras actividades! Quando eu digo que ele é bonzinho, não quer dizer que não chore ou que precise de menos atenção e cuidados. Também temos aqueles episódios em que o almoço acaba por ser "qualquer coisa", em que tenho fome e não consigo ir comer porque ele está com dores de barriga e não consigo acalmar o choro, em que preciso de ir fazer xixi... mas que tenho de aguentar porque ele acabou de adormecer ao meu colo. Mas essas situações, comparadas com tudo o resto do tempo, é que me fazem exatamente dizer que ele é "bonzinho".

Tenho conseguido fazer o exercício físico sem problemas. Levanto-me entre as 5h30 e as 7h00 - dependendo da na nossa noite - tomo o pequeno almoço descansada, vou fazer elíptica, tomo banho e sinto-me realizada! se não houver tempo para mais nada, dou-me por muito satisfeita. 
Esta semana, houve um dia que ele acordou mais cedo e "foi comigo".  Ficou a olhar para mim na elíptica...até que adormeceu com o ritmo. Pois! fizemos isto juntos tanta vez, mas ele estava dentro da barriguinha, que é capaz de ter reconhecido "a melodia". 

A maior parte dos dias, às 9h00 da manha já estou despachada e fico à espera que ele acorde para começarmos o "nosso" dia.
...e quando conseguimos, temos refeições bonitinhas:


Amanhã "fazemos" (eu e homem) 14 anos. Quem me conhece, sabe que nunca comemoramos o 14 de Fevereiro, por achar muito impessoal, mas o dia em que "começamos" é sempre lembrado, e seja mais simples ou mais elaborado, este ano não quero que seja excepção.

11 comentários:

  1. Olá Luciana.

    Que pernoquinhas boas tem o teu menino, é daquelas que dá vontade de dar beijinhos e nunca mais parar....
    Fico contente por estar tudo bem com vocês, do teu menino estar a crescer bem e saudável.
    Admiro muito a tua determinação... acordar às 5h30?!! para fazer exercício? Gostava de ter metade da tua determinação.
    Não tenho comentado, mas continuo a vir todos os dias visitar-te.
    Um beijinho grande para vocês e continua a aproveitar bem estes momentos com o teu menino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica, a principal razão é mesmo ele comer :) eu é que aproveito logo para ficar de pé e assim, o dia dos dois corre melhor!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns a ti e ao teu homem pelo aniversári de uandoc omeçaram, nós tb festejamos em junho. Bem, já não precisas de me reposnder por mail às minhas perguntas, estão aí todas respondidas!! O meu baby tem um babygrow igual ao Diego :) ainda bem que está melhor. Espero poder rapidamente ter algumas rotinas como tu!! beijinhos Luciana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi coincidência :)
      Vou responder na mesma ao mail!

      Eliminar
  3. Tens sorte mesmo. A minha mamava de 3 em 3 horas como um relógio! Até aos 4 anos não soube o que era dormir maia de 4 horas seguidas...
    As tuas comidinhas continuam com um aspeto fabuloso e a tua determinação impecável. Leva-me a concluir que é mesmo uma questão de hábito. Beijo e parabéns aos namorados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. B., não te gabo as horas mal dormidas...Eu devia mandar rezar um missa por estes 2 meses terem corrido tão bem :)

      Eliminar
  4. Gostei muito da parte da elíptica, já com os olhos tão atentos a olhar para ti... Deve ter mesmo "reconhecido" o ritmo. :)
    Tens uma sorte de teres esse terraço/quintal! Eu aproveitava e tirava as marcas de sol dos calções que era uma maravilha! :D E engraçado que refiras que preferes o tamanho grande das revistas. Eu, desde que existe o pocket size, compro sempre essa versão, prefiro! A não ser que a original traga alguma oferta que queira. :)
    Adoro as tuas fotos do PA, tem sempre ar tão apetitoso. :)
    Beijinhos grandes e parabéns aos namoridos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute,
      Desvantagem de viver no "campo" = bicharada!!! Moscas, mosquitos, abelhas, vespas...mas não se pode ter tudo :)
      Não te esqueças que o meu quintal também está aberto para ti!!

      Eliminar
  5. Há uns tempos que sigo o blog e gosto muito. Sigo algumas dicas que escreve. Também tenho um bebé, mas mais pequenino!! Parabéns, vou continuar a seguir assiduamente! Parabéns pelo Diego que parece um encanto de menino!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns para vocês que já passaram por tantas provações! Cada experiência é única, pessoal e... quase intransmissível, mas vamos trocando experiência que se aprende muito assim.
      Tudo de bom!!

      Eliminar