sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ponto da situação #2

Ser mãe de um recém-nascido é definir as prioridades em função do nosso filho, mas quando as coisas são feitas por amor e com amor não custa nada ( e o que custa suporta-se melhor!).

Esta semana começamos a nossa vida "a dois". O pai retomou ao trabalho e nós ficamos por nossa conta.
Na 2ª, 3ª e 4ª tivemos muitas voltas a dar e o "ovinho" foi tirado e colocado no carro mais de 40 vezes. Ele ficou cansado. Eu fiquei cansada. Na 4ªf , a partir das 17h00 resolvemos hibernar em casa e foi até agora.

Os nossos planos vão sendo feitos dia a dia. A prioridade é ele e vamos ajustando as coisas assim. 

Há coisas que não prescindo diariamente:
.recolher os lixos e coisas para os eco-pontos;
.tomar banho (eu!);
.reabastecer as garrafas de água;

Fora isso, há muita coisa para fazer, mas como disse, em primeiro lugar é tratar dele e a restante logística vai sendo feita conforme se pode.
Ultimamente tenho-me levantado no "biberão das 5 da manhã". A razão: entre comer, arrotar, mudar fralda e voltar a adormecer, já são 6 da manhã - eu fico com fome e custa-me pegar no sono novamente. Para além disso, sei que entre as 6h e as 8h ele costuma ter um soninho descansado. Assim, dá para organizar algumas coisas: mais uma máquina de roupa para lavar, fazer reposições de toalhas, fraldas, babetes, biberões - que isto é mais ou menos como um hotel e o "house service" tem de ser impecável! - ...mas não fiquem a achar que sou maníaca da organização e da limpeza e que não durmo por causa disso - só que estas acções depois facilitam o resto do dia - ter um bebé com bons pulmões a chorar porque tem fome e ainda pensar em lavar o biberão não é agradável nem para ele, nem para mim. Ter um bebé em cima do muda fraldas e reparar que te falta qualquer coisa é tramado, porque não podes deixar o miúdo lá sozinho. Precisares de um babete e não teres nenhum lavado obriga-te a improvisares...
Estas são algumas tarefas que estão no topo da minha lista, quanto ao resto - varrer, limpar o pó, aspirar...pois! temos pena, mas é deixado em segundo plano, e se tiver sono e o D. também estiver a dormir, não deixo de me ir deitar ao pé dele só porque o chão tem migalhas e cabelos (estamos os dois com queda abismal!).
Não adianta pensar..."faço isto no seu próximo soninho dele" - é que o próximo soninho pode demorar bastante a chegar e nessa altura já há outras coisas para fazer. 

Quando se diz: "acorda de 3 em 3 horas para comer", não quer dizer que ele acorde, coma e volte a dormir para acordar daqui a 3 horas.
Por vezes, isso até acontece e sempre dá para ter 2h de descanso para ele e 2h para eu me organizar como quero, mas também é frequentemente ele acordar, comer, ficar acordado e rabugento, ter cólicas e chorar durante 1h ao meu colo enquanto lhe massajo a barriguinha, ir trocar a fralda, ainda não termos saído da casa de banho e a nova fralda já estar a cheirar mal...e quando se dá por isso, passaram as 3 horas e é novamente hora de comer.

No meio disto de ser mãe a tempo inteiro, as "minhas coisas" ficam para último: a tv não se liga porque nem sequer olho para ela (shame on me! nem sabia que o Benfica ia jogar, nem sequer que tinha ganho), o pc não se liga e só se vêm as coisas no telemóvel enquanto se tenta manter a chucha na boquinha dele, os posts ficam por escrever, as revistas ficam por ler, as fotografias dele ficam por organizar..., mas afinal de contas estou em "licença de maternidade"! se fosse para fazer as coisas a meu belo prazer estaria "de férias" ( e provavelmente pronta para cortar os pulsos de tão entediada que estaria).
Mesmo assim, esta semana deu para encaixar a manutenção das unhas de gel e uma ida ao cabeleireiro. Não me posso queixar!

Boas noticias do peso de 4ªf : passadas 3 semanas do seu nascimento, lá recuperou o peso perdido. Uffa!!! Estava díficil! agora é continuar a "encher as peles" (se bem que eu noto é mais no comprimento dele).

Peso de dia 07.05.2014:  3.590kg
Refeições diárias: 7/8 (está em pé de igualdade com a mãe dele!)
Quantidade: a beber 120 ml de leitinho (da lata ou da mama) de 3h em 3h 

Aaaahhhh...e sim! a tão malfadada frase " o tempo passa a correr" é tão verdade. Só me apetece dizer-lhe: "ó filhinho, não cresças mais".

As prioridades e principais tarefas do nosso dia-a-dia:
 A receber colinho porque está rabugenteo (...e sei que são só precisos 2 minutos para ele adormecer).
 A receber massagens na barriguinha porque tem cólicas e chora desalmadamente...
... e no fim, ainda chora 5 segundos por estar ofendido e fica a transpirar de tanto esforço...e parte-me o coração de o ver sofrer.
A "virar" um biberão de 120 ml em 10 minutos.
A minha vida em branco e azul!

Ainda havia tanto por dizer e escrever, mas a "pilha" dele vai-se acabar entretanto. Quando der, vou dando noticias.

Bom f-d-s!
  (isto de uma pessoa estar em casa todos os dias ainda me confunde um bocado!)

5 comentários:

  1. Lembro-me bem do que isso era!! Eu também fazia assim: a rapariga dormia, eu dormia com ela :) Sabia tão bem! Ninguém anda a tropeçar no lixo e estes tempinhos são preciosos. Eles crescem cada vez mais depressa e quando deres conta vai ele ter 11 anos e vai querer tirar as coisas mais infantis do quarto porque agora é só música e jogos e facebook... Ai que saudades de um colinho desses... (mesmo assim, não me aventurava no segundo). Beijo

    ResponderEliminar
  2. Que bom que o D. Tenha recuperado o peso. Tenho sempre ouvido dizer que primeiro o bebé e o resto depois. No primeiro mes o meu marido vai ficar connosco ainda que possa ir viajar uns dias. É importante ter algumas rotinas e CTG sabia que ia funcionar bem pois és super organizada. Beijinhos para ti e para o D. Fico mesmo contente de ir sabendo de vós e o D. Parece um fofo. 😀

    ResponderEliminar
  3. Grande D, tão fofinho! Ainda bem que está a recuperar o peso e come com vontade.
    Quanto à lida da casa " a clean house is a sign of a wasted life" ou, neste caso, "...of a baby-less home" ;)
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  4. Descobri o teu blog... e vou ficar!
    Gostei muito!
    Estou grávida de 13 semaninhas :)

    Beijinhos e muitas felicidades

    ResponderEliminar
  5. é tão giro ler-te :) estamos em fases tão semelhantes que ao ler o que esccreves, revejo-me totalmente! por aqui as rotinas são parecidas, quais 3h qual quê :)? hoje o Gui dormiu 5h e eu quando acordei até saltei da cama em pânico porque foi a primeira vez que aconteceu! a casa fica para trás, assim como muitos dos velhos hábitos e rotinas! por aqui, ainda temos o pai em casa mas confesso estar um pouco nervosa para ver como nos vamos safar os dois sozinhos para a semana, espero ser tão prática como tu! fico feliz que o D. já tenha recuperado o peso :) eles a seu tempo vão lá! por aqui o Gui é um gulosito, recuperou logo o peso mas agora tem mamado menos, 15min e farta-se e nunca sei bem a quantidade que mamou, às vezes so aguenta 2h e pede mais. ao contrário de ti, eu que n tinha pensado amamentar, era algo que estava em aberto, mas como ele pegou tão bem e eu me senti melhor do que pensava, tenho continuado, vamos ver :) por agora, sentimos-nos bem assim.
    as cólicas custam tanto, ontem foi a primeira vez bem a sério e no início estava a custar-me quase mais a mim mas depois lá me controlei, nada como uma mamã calminha e muito colo e massagens :)!
    também comprei essa bomba da medela e gosto bastante, só ainda não experimentei dar o biberão, tenho congelado algum leite para uma eventual necessidade...só tenho bem a dizer dos produtos da medela. Vejo que sofreste um bocadinho com os mamilos =/ isso é mesmo uma chatice, eu tinha imenso medo pq tenho a pele sensível, mas até agora tenho estado bem, alterno com o uso de conchas ou discos. e copiando as tuas palavras, no final o que importa mesmo é o bem estar deles :) <3
    espero que continue tudo a correr bem desse lado, vou continuar a vir ler as novidades e também vou tentar ser mais assídua deste lado.
    beijinhos para os dois*

    ResponderEliminar