quarta-feira, 2 de abril de 2014

De férias!!

Abril é definitivamente o "meu" mês. Grandes acontecimentos que marcaram a minha vida foram no mês 04.
Este ano não vai ser excepção.

Já não era para ir trabalhar hoje, mas as coisas complicaram-se um bocadinho e acabei por ficar oficialmente de férias só na parte da tarde.

Física e psicologicamente continuo a sentir-me muito bem. Se de algum modo visse que as coisas não estavam encaminhadas no trabalho, teria ficado até ter sinais de parto. Por outro lado, com o meu tipo de trabalho (papéis, papéis e mais papéis), acabou por ser menos stressante ir organizando as coisas em redor de uma data, do que propriamente andar a pensar: "e se o bebé se lembra de nascer hoje e tenho este processo pendente e mais isto e aquilo que não está tratado...". Assim, fui passando os trabalhos à pessoa que me substituiu, e nas últimas semanas foi mesmo para despachar o que tinha pendente e a resolver as situações que foram aparecendo.

Devo dizer que, desde Janeiro ando a "contar" os dias para as férias... mas passou tão rápido. Se ele não se lembrar de nascer antes, penso que terei umas 2 semaninhas antes do grande dia. 

Para me despedir do pessoal, levei um bolinho. Não fui eu que fiz. Não provei....mas acho que devia estar bom: pão de ló com cobertura de creme de ovo  e mil folhas no meio. 

Na semana passada, a minha vida doméstica estava mediocremente organizada, o trabalho estava controlado e eu comecei a "panicar" um bocadinho: "oh meu deus! o que é que eu vou fazer 15 dias em casa?" Muitas pessoas me dizem: "aproveita e descansa agora que depois acaba!". A questão é: eu não me dou bem com o "não fazer absolutamente nada". Não é que não goste de algum descanso, mas depois de umas horas fico aborrecida de morte e começo a ter ataques de ansiedade.
Em 16 anos de trabalho, só por uma vez tive 15 dias seguidos e fui para os EUA nessas duas semanas. Atenção que nunca foi uma imposição, mas sempre uma opção pessoal.

Resolvi arranjar um "plano de acção" e acho que os 15 dias já não me chegam para fazer tudo o que delineei...mas prefiro assim. 

Este "meio dia" rendeu mais do que estava à espera. Deu tempo para ir ao café com a amiga I. (coisa que não fazia há milénios)...e até para fazer a pré inscrição do menino no infantário!  Isto foi uma coisa que me fez mesmo pensar: "apesar de ainda não estar cá fora, ele já é uma pessoinha!"

Ao final da tarde fui novamente ao Hospital para a "inspeção" semanal. Foi engraçado, porque enquanto fazia o CTG deu uma crise de soluços ao bebé e o som fica fica bem potenciado!


Estava tudo bem. A dilatação não avançou (o que não é necessariamente mau neste caso) e o bebé já está "a jeitinho". Para a semana há mais.

Desta vez, levei qualquer coisa para trincar....e ainda bem, porque fiquei lá duas horas e meia.


Não posso dizer que ande mal disposta, mas à noite não consigo comer tanto como o habitual. O meu sistema digestivo deve de andar um bocadinho mais apertado e comer/deitar-me deixou de ser uma coisa agradável de se fazer (eu nunca tive quaisquer problemas com isso).
Conclusão: passei a comer menos à noite. Resultado da semana: menos um quilo.
Se fosse em estado "não grávida", tinha ficado feliz da vida, mas neste estado comecei logo a imaginar que o meu menino não ia ganhar a gordurinha que precisava! Por outro lado, não me posso meter a comer de empreitada.  Assim, resolvi investir em alimentos mais calóricos mas com gorduras boas!... caju, amêndoas, nozes, papas de aveia com fruta fresca e frutos secos logo pela manhã e comer (ainda) mais durante o dia e coisinhas mais ligeiras à noite.

Os pequenos almoços...

Vamos fazer de conta que estou no hotel. Fins de semana são mesmo para isso!
(pena é que fui eu que preparei e limpei tudo)

Papas de aveia com tudo...



O almoço do pai:
Uma refeição bem ligeira...

Tosta de pão de centeio com queijo magro e fiambre de perú.

Registo da barriga de 37 semanas.
Apesar do tamanho, ainda consigo ter noção da minha linha da cintura. Parece estranho, não é? Mas é verdade. Por causa disso e por curiosidade, fui tirar as minhas medidas. Mais bizarro que saber onde tenho a cintura, é o facto da região com mais centímetros no meu corpo continuar a ser...ancas. Ah pois é!...e ainda levam 9 cm de avanço em relação à barriga!

11 comentários:

  1. Já te acho com ar de grávida nesta foto. Mas só confirmo em pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P., tirei esta foto no sábado, mesmo depois de chegar de tua casa. Aaahhhhaa. Por isso, já me viste in loco. Em 5 minutos de caminho, duvido que o meu estado se tenha alterado muito.

      Eliminar
  2. Estás mesmo redondinha (e toda giraça) :)
    Aproveita estes dias para colocares tudo em ordem, para descansares, fazeres coisas que gostes, porque depois vai ser uma nova vida e uma nova gestão de tempo. Mas, segundo dizem, vais conhecer o melhor amor de todos os amores :)
    Beijinhooooos

    ResponderEliminar
  3. Que linda :) estás fantástica com 37 semanas, está quase :)! Curiosamente, aconteceu-me exactamente o mesmo, perdi peso e na consulta da semana passada a médica chamou-me a atenção. Tenho tentando aumentar um pouco a ingestão calórica em alimentos saudáveis mas esta semana perdi novamente...a verdade é que sábado e domingo acabei por vomitar e tudo, com tanto refluxo e azia, não passei por isto no 1ºtrimestre, passo agora ai ai! mas pronto, hoje já me vou certificar que o rapaz continua aqui gorduchinho como na última ecografia.

    Marcaram-me o parto para dia 28 de abril, caso não venha antes :).
    Fico ansiosamente a aguardar notícias tuas e do teu rapaz, aproveita estes dias para descansar também e armazenar energias :) e vai correr tudo super bem!
    Beijinhos****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá aos dois!
      Andamos as duas para o mesmo!
      Espero que o Gui continue bem gordinho :)
      Dia 28 é bom! Quando estiveres a preparar as festas de aniversário podes sempre lembrar-te de mim que faço anos no dia 27. Vais ter um tourinho em casa. Não são fácies (teimosos!), mas são boas pessoas.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois é, já tinha visto que fazias anos dia 27 :)! Pois, já me disseram que os touros são teimosos :)
      Boas férias para vocês os dois :) vai saber bem, aproveita.
      beijinho

      Eliminar
  4. Estás uma barriguda linda! eheh
    Aproveita e relaxa estes dias ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do teu perfil! :)
    Compreendo as tuas ânsias de não teres nada para fazer, mas, no meu caso, se não tirasse 2 semanas seguidas de férias era como se nunca entrasse no espírito "mesmo" de férias... é que, se formos a ver, uma semana passa muito rápido! E estas semanas também vão passar. Se achaste que de Janeiro até aqui foi um instante, vais ver agora! :)
    Beijinhos para ti e longuinho (já pré-incrito no infantário?? Não tinha noção de que era necessário tal nível de antecedência!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute,
      Ahh pois é. Feliz ou infelizmente, as inscrições no Infantário até estão melhores. Como há mais pessoas desempregadas há menos necessidade de meter os miúdos na creche.
      Acho que na área da grande Lisboa o problema é bem pior!

      Eliminar