sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bom dia com...queques de aveia, mirtilos e frutos secos.

Constatação do que já sabia (o que não é assim de uma inteligência extrema): não fui feita para estar em casa. Não me interpretem mal. Sou muito caseira, mas passar a maior parte dos dias em casa não é mesmo para mim. Tento estar sempre ocupada para o tempo não custar tanto a passar. Tenho dado saídas diárias para não me sentir tão "enclausurada", mas mesmo assim...faz hoje 9 dias que estou por aqui...e parecem 90. 
Por um lado, se o bebé se tivesse lembrado de nascer antes do tempo, sentiria pena por não ter tido uns dias assim, por outro, se o parto não tivesse "dia marcado" e se prolongasse até às 41 semanas, eu ia colapsar. 
Se algum dia ficar desempregada, vou ser daquelas pessoas "papa cursos de formação" de tudo e mais alguma coisa. Ficar parada é que não.

E após introdução, aqui vai a partilha de uma receita nutritiva e "sugar free"...

Na revista grátis "Vida Celeiro" - Primavera 2014,  das lojas Celeiro, descobri uma receita de "Muffins de Aveia, Mirtilo e Goji". Já disse por aqui: as receitas são interessantes, saudáveis, práticas, mas as fotografias da comida não são nada apelativas!
Como estava aborrecida, resolvi fazer uma receita diferente para o lanche de ontem. Obviamente que não segui nada à risca e fiz adaptações ao que tinha em casa...e retirei o açúcar que era perfeitamente dispensável.

Queques de Aveia, Mirtilos e Frutos Secos.

a). Aquecer forno a 180ºC;

b).Juntar e bater:
*1 ovo;
*100ml de bebida de soja (usei Vive Soy Light);
*1 fio de azeite;
*1 banana madura esmagada;
*sumo de 1 laranja;

c). Misturar:
*100 gr de flocos de Aveia;
*20 gr de farinha de trigo;
*fermento em pó (meti a olho);
*raspa de 1/2 laranja;
*Frutos secos: caju, amêndoa, noz, ameixa seca;
*mirtilos frescos;

d). Juntar as duas misturas e mexer até incorporar.
Como achei que estava a ficar seco, juntei ainda mais bebida de soja.

e). Dispor em formas e levar ao forno por cerca de 25 minutos até ficarem douradinhos.

Rendeu 8 queques.
Enquanto os queques estavam no forno, descobri que alguns posts publicados em Outubro de 2013 tinham desaparecido. Não foi caso de chamar o FBI, porque concluí que os tinha apagado acidentalmente quando andei a fazer limpeza no Blogger do telemóvel. Fiquei um bocadinho triste porque entre eles, estava o post sobre o resumo do 1º trimestre de gravidez. Há pensamentos e detalhes que não consigo recuperar...mas acabei por refazer o post e publicar na mesma com as notas que tinha na agenda e em outros posts. 

Os queques serviram para afogar as mágoas!...mentira - o meu estômago "encolheu" e não ando com fome nenhuma - não é doença, é mesmo o final da gravidez. EU ando a ESFORÇAR-ME PARA COMER! Nada que se identifique comigo no meu "estado normal".
Tento comer o máximo de gorduras boas e com calorias qb, mas tudo saudável: salmão, frutos secos, papas de aveia, queijo, ovos...O meu maior receio é que o menino não esteja a aumentar de peso...mas isso saberei daqui a 5 dias e mais não posso fazer por agora.

Acabei por comer 2 queques e congelei o resto. Estou transformada em formiga: se faço "comer congelável" aproveito para fazer umas doses extra e congelar o resto. Palpita-me que vão dar bastante jeito nos primeiros dias. De certeza que não vou ter tempo e paciência para cozinhar.

Segunda, 07.04.2014

"Colombo" e "IKEA" com as amigas. 
Não fiquei cansada, mas como já tinha dado as voltinhas necessárias, sentei-me quase 1 hora na Praça Central do Colombo a apanhar sol e a desfolhar a revista. Tão bom!

O almoço foi no "Alentejo". Acho que já merecia um desconto pela fidelidade.

Estar em casa não é tudo de mau! Poder tomar o pequeno almoço com o sol a entrar na janela é das coisas que mais gosto..., mas que só acontece quando o rei faz anos, já que o meu horário de abrir a pestana continua a ser indecente (e ainda é de noite!). Mas com tanto vagar, não podia ficar na cama a dormir até pelo menos às 8h da manhã?

...e levei o meu "estaminé" para a cozinha só para poder aproveitar o sol. 
Até parece que sou tarada por esta palavra S-O-L...

Para além destas coisas, tenho:
.dedicada tempo à casa = limpezas;
.ido às aulas de preparação para o parto;
.visita semanal ao hospital;
.almoçar alguns dias em casa do pai;
.supermercado (e constatar que quando for reformada a minha vida será pautada por muitas excursões ao supermercado, exatamente porque não há nada de muito interessante para fazer)
.1 café sozinha só para dizer que não ia logo para casa;
 A partir de hoje à noite, já terei a companhia do homem... por um mês seguido.
...e depois é ouvirem-me dizer que já estamos aborrecidos um do outro. Será certamente um desafio! em 13 anos, nunca passamos tanto tempo juntos...e além disso, teremos um plus que não conhecemos e que não nos conhece a nós...mas vai tudo correr bem. 

Bom f-d-s...

13 comentários:

  1. Eheh já está quase, quase!
    Como te compreendo, eu gosto muito de estár de férias mas muito tempo sem trabalhar começo a ficar xóné!
    Daqui a nada já tens a tua cria nos braços e a monotonia acaba. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois! Aí acho que a monotonia desaparece por completo. Pelo menos "sinfonia" devo de ter.

      Eliminar
  2. Eu também não sou menina de estar só em casa. Um dia é ótimo, dois é bom, três já cansa. Mas tu precisas destes dias.
    Beijinho, aproveita o homem e os tempos a dois :)
    P.S- onde queres que escreva a morada para enviares uns desses muffins? Podem ser congelados, nào me importo ;) eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.,
      Com a vida com que andas agora, um diazinho de descanso até te fazia bem...Quando tu sossegares, levo-te o muffin :)

      Eliminar
  3. http://lulurefresh.blogspot.pt/2010/08/relacao-de-odioamor-aos-meus.html

    "Se um dia ficar" e acabou por acontecer mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! nem me lembrava disso :)
      ...no primeiro trimestre, o crescimento do peito também foi sofrido, mas garanto que com o "Androcur" a dor é bem pior! (pelo menos no meu caso, foi!)

      Eliminar
  4. Olá Luciana, pareces mesmo avessa a ficar em casa eu também não gosto muito estar sem fazer nada, já naquelas semanas na alemanha me aborrecia não ter nada de fazer. Como vai o teu menino? Já sabes o peso dele?
    Os teus queques ficaram com otimo aspecto e deviam estar deliciosos, eu não sou nada dada a bolos mas ate parecem faceis de fazer, na altura do parto o meu mardio tambem vai ficaqr perto de nós durante um mês, vá talvez tenha de ir umas vezes a madrid ou Paris mas viagens rapidas e curtas.
    Neste momento andamos na saga dos carrinhos de bebe, o meu marido é daquelas pessoas que compara todos os dados até ter uma opinião definitiva para comprar.
    Desejo te uma horinha muito pequena!!
    Com quantas semanas começaste o curso pre parto?

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monika,
      Não faço a mais pequena ideia quanto ao peso...O meu sei que desceu - o dele, espero que tenha aumentado desde a eco das 33 semanas!
      Vou para o hospital na 4ªf de manhã e depois, é esperar que o trabalho de parto evolua. Está tudo "a jeitinho": ele está encaixadinho, estou com um colo do útero curtinho, dilatação já iniciada..., mas vai ser induzido às 39 semanas e 2 dias. Nenhuma razão de saúde!, mas depois escrevo sobre esta decisão.

      Carrinho - eu bem pedia opinião ao meu homem, mas depois fui mesmo eu que tive de ir comprar sozinha, ou ainda hoje não tínhamos carro! Se o modelo que quiserem houver na "A Túnica" em Caldas, normalmente vale a pena comprar lá ou pelo menos passar por lá para espreitar. A nível nacional, tem dos preços mais baratos. Pode ser que te calhe em caminho numa ida ao hospital.

      Comecei o curso às 29 semanas e ainda ando lá. Estava só à espera de passar pela experiência do parto para enquadrar isso num post sobre o curso - se tinha ajudado nessa parte ou não.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Luciana, fico à espera do feedback do curso pois eu ainda não escolhi nenhum. Fizeste sozinha ou com o teu marido? Espero que tudo corra bem com o parto e que seja rapido e eficaz. Ja fui espreitar a Tunica nas Caldas e vi alguns modelos mas os que eu queria ver não os tinham, só mandando vir.
      beijinhos!!!!

      Eliminar
    3. Monika,
      Há duas aulas em que os pais são convidados a ir, mas de resto, é mesmo só o mulherio. Fazemos quase sempre a parte física da respiração, concentração, expulsão e seria "secante" para os pais. Mas os cursos são diferentes...o que frequente é baseado no método Lamaze.

      Eliminar
  5. É claro que vai correr tudo bem!!! Muita energia positiva para 4ª-feira e força! O mundo cá fora espera o longuinho, saudável e feliz. :)
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  6. Que tenhas uma horinha pequenina. Bjs grandes e força!

    ResponderEliminar