sexta-feira, 21 de março de 2014

De repente...só falta 1 mês.

Se tudo correr bem, daqui a um mês a minha vida ainda vai ser mais colorida.

O termo em português é "Data Prevista para o Parto", o que pode induzir em erro. Não quer dizer que aos bebés nasçam exatamente nesse dia, mas sim que a gestação completa as 40 semanas nesse dia. Due Date parece-me um bocadinho melhor. Assim sendo, a DD do menino é 21 de Abril, o que significa um exacto mês de agora em diante...
Na prática, pode ser quando ele se lembrar, mas sinceramente acho que antes da Páscoa estaremos em casa para comer muitas amêndoas - torradas e sem adições!

As coisas têm andando bem. Estão menos fáceis, mas não quer dizer que estejam difíceis. É tudo bem suportável, mas é inegável que a barriga pesa um bocadinho mais, que tenho algumas contrações, que estou um bocadinho mais  ansiosa com a chegada da altura...mas mesmo assim sinto-me bastante bem e serena.

Sobre o meu aspecto físico, a reacção das pessoas é a mesma: "Não tens cara de grávida. Não estás nada inchada". Confirmo. Se estiver sentada numa mesa, passo bem por "estado normal"...apesar de estar com mais 11kg em cima. A médica diz que não parece e que estou muito "elegante". Muito engraçado de ouvir isso quando a balança acusa uma coisa diferente. O número das calças é basicamente o mesmo (anterior á gravidez) e o aumento centra-se mais na barriga ainda que seja mais para os "lados" e não tanto para a frente. Nunca pensei que me sentisse tão satisfeita por ter o biótipo que tenho. Afinal de contas o meu corpo está feito para a gravidez. Ahhhahhh.O facto da minha "barriga de grávida" não começar imediatamente a seguir ao peito facilita em muito. Ou seja, há mulheres cujo bebé está posicionado bem em cima, mas o meu só se sente depois do começo das costelas.
Não senti (ainda não sinto!) a mobilidade comprometida. Adoptei técnicas de movimentação - se não é tão acessível apanhar um papel do chão com uma postura direitinha, faço um agachamento de pernas afastadas e não custa nada (vá...isto não é assim muito elegante, mas neste momento, o conforto preocupa-me mais!).Se não fica tão fácil de manusear os atacadores, levanto  a perna 1 metro para cima da bancada e assim não custa tanto (mas esta técnica e muito própria e não aconselhada a todas). A única coisa que ainda não me acostumei foi mesmo a de passar a pé entre dois carros apertados. Penso sempre que passo, mas no fim, tenho de me render à realidade.

Continuo a fazer a epilítica regularmente - em média 6 vezes por semana durante 30 minutos - e continuo a alimentar-me bem. Tento dormir 7 horas por noite (mas a qualidade deixa muito a desejar! e no meu caso não está relacionado com a gravidez).

E como e que anda o resto da vidinha ?

Os fins de semana pegam-se com as semanas (a sério?dahhh)...O que eu quero dizer e que não sinto aquela separação entre a semana de trabalho e o sábado e domingo. Parece que por mais organizada que tente andar, se analisar as coisas, a maior parte dos dias começo a bulir às 6h15 e só me sento no sofá às 22h00 ou vou diretamente para a cama. Na segunda feira, eu e o homem conseguimos a proeza de "estarmos despachados" às 20h20, mas aproveitei para descansar e acho que nem o pc liguei. Só meti as pernas para cima e tentei relaxar.

Isto não quer dizer que eu passe a vida a trabalhar! No último fds esteve um tempinho bastante bom e mais uma vez, "marimbei-me" para as lides da casa- que tiveram apenas direito a serviço mínimos - e aproveitei para fazer trabalhos "na rua"...

Sábado

Supermercado - de onde finalmente trouxe "O ALHO"!!
Como consumimos bastantes produtos do Lidl, fui colando os pontos nas cadernetas e dando à Nina. O homem dava-me os pontos e eu fazia a mesma coisa. Na última semana perguntou-me se já tínhamos pontos  suficientes para o alho. "Oi?...pontos? mas eu dei os pontos à Nina!".
Se ele me tivesse esclarecido mais cedo, tínhamos pontos para o alho e para muito mais. Falta de comunicação! Lá reuni o que me faltava para a aquisição, mas o problema foi terem esgotado os peluches nas lojas das redondezas. Andei na demanda pelo legume e acabei por deixar o nome em lista de espera, mas o procedimento do supermercado foi impecável e mesmo depois da promoção ter acabado, arranjaram-me o peluche.
 

Manutenção das unhas- curtinhas, discretas. Como eu gosto!

Cabeleireiro: Cor no cabelo
Lanche com as amigas.

Jantar com as outras amigas do meu antigo emprego...



Domingo

Como no sábado a minha permanência em casa se resumiu a um par de horas, comprometi-me com myself que no domingo me ia dedicar a duas tarefas: preparar a mala para  a maternidade e à casa.
Eu só estava para fazer a mala lá para as 36 semanas, mas uma colega das aulas de preparação estava com a DD para 22 de Abril (um dia depois de mim) e acabou por ter a menina no dia 12 de Março com 34 semanas. Nenhuma complicação e correu tudo lindamente..., mas meti-me a pensar que se fosse comigo, não tinha nada "aviado".
Enquanto o homem dormia, dediquei-me à primeira: fiz a divisão das roupas a levar para o hospital, meti tudo em saquinhos e a jeito, mas ainda não enfiei nas malas. Agora, se houver alguma urgência, será mais rápido de terminar a tarefa.
O homem acordou e o meu compromisso durou pouco tempo...Convidou-me para irmos aproveitar o sol e eu acenei logo com um valente sim. Rumamos a São Martinho para almoçar, aproveitar o fantástico dia e acabamos por regressar a meio da tarde para ainda visitar a minha avó. Pena é que me deu uma espécie de mal estar generalizado e não consegui gozar o dia em pleno (teve direito a vómito e tudo - coisa que só me acontece de 5 em 5 anos! mas foi só cansaço acumulado e tensão baixa).
S. Martinho

Prevê-se que amanha o tempo não esteja tão primaveril (o que  supostamente me dará mais "força" para ficar em casa a meter tudo mais decente!!)...mas já tenho um almoço e um jantar marcado - aniversários do pai e da sogra (sim! no mesmo dia!).

E o quarto do menino? Já está preparado? Nope...e neste momento não está no topo das minhas prioridades.
Se seria agradável ter as coisinhas todas no sitio quando ele chegasse do hospital? Pois...logo vejo se vai dar ou não. Depende da pressa com que ele estiver para vir ao mundo. Se ainda me der umas férias entre o trabalho e o parto então centro-me nisso. Caso contrário há outras coisas que quero tratar primeiro.
Ele não vai dormir nesse quarto...pelo menos até Agosto. Os móveis estão lá e estão montados. De "decoração" ainda não tenho muitas coisas... porque ainda não vi nada que realmente gostasse e parece-me idiota ir comprar "a correr" coisas que não gosto particularmente, só para estar tudo montado para as "visitas".

E a propósito de gastar, esta fase é muito fértil nesse tema.

Que a vida não está fácil para quase ninguém, é um facto. Que vamos continuar a gastar e a investir dinheiro, é outro. Se vamos ao supermercado, ao mercado, às bombas de gasolina...estamos a investir. Se for possível rentabilizar o dinheiro que se investe, melhor!

Estas são algumas ideias que eu ponho em prática:

Cartão de Crédito
Se consultaram algum site que tenha dicas de poupança, uma das primeiras sugestões será: acabar com o cartão de crédito. Para mim...discordo. Ter um cartão de crédito não é sinónimo de gastar mais dinheiro ou de pagar juros.
Uso bastante os meus cartões e na data de vencimento, pago a totalidade, o que quer dizer que não pago nem um cêntimo em juros. Não me vou meter a gastar mais dinheiro do que posso só porque tenho um cartão de crédito. Utilizo-o assim como utilizo o cartão multibanco, só que o pagamento diferido. 
Atualmente tenho dois cartões- um não pago anuidade porque está "incluído na minha conta", o outro que está afiliado às milhas da TAP tem anuidade, mas foi opção minha solicita-lo. 


Mas como é que se junta alguma coisa usando o cartão de crédito?
Os cartões acumulam pontos, que podem ser utilizados em diversas coisa. Por exemplo, solicitei a troca dos pontos por cartões "Dá Valor", de 30€ e 5€, que podem ser usado no grupo Sonae - Continente, Sport Zone, Book it, Wells, Geo Star...
O cartão de crédito da TAP é um investimento a longo prazo e está mesmo relacionado com as milhas. Espero conseguir troca-las pelo menos por uma viagem.

Vender Livros
Depois de muitos anos a acumular livros, decidi que muitos poderiam ser rentabilizados. Obviamente que fiz uma selecção. Let's face it Lulu: nunca mais os vou reler e a minha casa é um poço de humidade e mesmo com alguns cuidados, os livros estão a ficar cheios de manchas. A fnac.pt foi uma boa solução. Não se vende aos magotes e atendendo a que é um segunda mão, o preço tem de ser competitivo. Entre comissões e despesas de envio, não se ganha muito dinheiro, mas o que vier é lucro. 
Neste momento, devo de ter vendido uns 8 livros.

Reciclagem de roupa da HM
Por cada saco de roupa entregue na HM, eles emitem um vale de 5€ para descontar em próximas compras. A roupa pode estar rota, estragada, em mau estado...não interessa. Na loja ninguém vai abrir os sacos para ver, por isso, não há que ter receio ou vergonha.
Há muita roupa que tinha/tenho, mas sei que já não está em condições de doar, mas que tenho "pena" de deitar para o lixo. Esta solução é excelente.


Aproveitar as promoções dos supermercados
Actualmente não tenho pachorra para andar a correr todos os supermercados à procura de boas promoções, mas tento manter-me actualizada e aproveitar o que nos "oferecem".
Por exemplo, o homem recebeu um cupão de desconto de 25% na "Wells". Soube-o com uma antecipação de mais de 1 mês. Atendendo a que eu precisava mesmo de comprar muitas coisinhas para o bebé, fui fazendo a lista e esperei pela data. Gastei 243.00€ e tive um desconto em cartão de 73.00€. Não comprei mais do que precisava, mas fiz stock de alguns produtos que sei seguramente que vou usar.
Agora, vou gastar esse dinheiro acumulado em mercearia. 

Entramos na Primavera, a chuvinha voltou e os minutos parece passar depressa de mais.
Prometo tentar cumprir a promessa de não ficar tanto tempo sem dar noticias para não pensarem que alguma coisa não está bem, mas é sempre bom saber que dão pela nossa ausência.

Bom f-d-s!

15 comentários:

  1. Lembro-me bem do meu último mês de gravidez... refastelada no sofá só de cuecas e soutien em pleno agosto, com um calor de morrer, os pés pareciam cepos e eu que não aguentava fazer nada... Tens sorte de ter essa energia toda! Goza bem este mês em que o principezinho ainda está no ninho. Passa depressa! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, na minha ignorância máxima dizia que adorava ter um filho que nascesse em Outubro. Deus, que é bem mais inteligente que eu, não me fez a vontade e tinha toda a razão. Seria bem mais difícil suportar o calor.

      Eliminar
  2. Ai S. Martinho! Que saudades!
    Eu também tenho cartão de crédito e ganho dinheiro com ele! Pago sempre a totalidade. Se fizer mais de 3000€/anuais de compras com ele fico com a anuidade grátis e ainda recebo descontos no valor de 1% das compras que fizer. Pode não parecer muito, mas o ano passado tive um desconto de quase 100€ e não paguei a anuidade do cartão! É o cartão Classic da Caixa Geral de Depósitos...
    Boa sorte para o tempo que falta - daqui a pouco já tens o teu lindo bebé nos braços!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma questão de saber gerir as coisas :)

      Eliminar
  3. Sabes que eu a parte do ser para a toda a vida já interiorizei e não me faz confusão nenhuma. Às vezes falta-me é mesmo imaginação e a treta do "é só mais isto" ou ter alturas de perder o foco (que basicamente é a mesma treta) é que me lixa. Eu sei que preciso de me focar no meu bem estar e de deixar o %$#&" da balança, mas é mais forte do que eu... Tenho de tornar a por a mente nessa onda... e isso sim, é a parte difícil: mudar a mentalidade!! Acho que por isso é que preciso de algo novo para me dar um boost :))
    Adorei o concerto da Comercial, eles são mesmo espetaculares!! Eu sei que foste ao de Lisboa e sinceramente foi por ter visto no teu blog que fiquei um pouquinho "invejosa" e quis mesmo ir a este. Gostei muito!
    Para a cara, segui o conselho dessa menina acima que deve ser uma verdadeira expert :) A Betterme aconselhou o BB cream e realmente estou a gostar muito. Comprei o da Garnier, coloco creme anti-rugas, o BB cream, sombra e lápis. Não sou muito fã de rimel, parece que fico cheia de comichões e não posso andar a mexericar :)
    Obrigada pelo teu apoio sempre. És uma querida. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You know what to do...só que às vezes é dificil do "motor" começar a andar.

      Eu também uso o BB e gosto bastante! ...e rímel/máscara é uma das coisas que mais gosto de usar. Acho que em mim faz bastante diferença. Podes sempre experimentar de outra marca para veres se a sensação é a mesma... A minha preferida é a Maybelline.

      Eliminar
  4. Olá Lulu! Obrigada pelo update. :) Está tudo a correr dentro da normalidade e serena, como de costume.
    Gostei das tuas dicas de poupança! Desconhecia a campanha da H&M e confesso que também sou uma daquelas pessoas que nunca quis ter cartão de crédito para "não gastar o que não tem". Por enquanto ainda não lhe noto falta, mas se algum dia aderir a um, será com essa tua mentalidade de pagar tudo certinho dentro dos prazos.
    Gosto desse peluche do alho! Não faço assim tantas comprar no Lidl, por isso não cheguei a ter nenhum autocolante, mas bem via os outros a solicitar os seus. Os peluches serem vegetais estava bem pensado, até porque eram engraçados e apelativos, para crianças e não só.
    A zona de S.Martinho é muito bonita, não vou lá há muitos anos.

    Beijinhos para ti e longuinho! ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute,
      Acho que a campanha do LIDL foi um sucesso. Se os pais têm de gastar dinheiro (porque é isso que se faz no supermercado!), pelo menos que a recompensa final seja alguma coisa de educativa. Era tão engraçado (porque não eram meus!) ver miúdos de 3 anos a fazerem birras porque queriam um bróculo (coisa pouco usual :))

      Vê lá se descobres um trail perto das praias daqui :)

      Eliminar
  5. Já falta pouquinho para teres o teu bébé nos braços eheh
    Não fiques tantos dias sem dar novidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Luciana.
    É sempre bom ter novidades tuas... sobretudo saber que estás bem e o teu feijaozinho também! Não tenho comentado os teus post porque não tenho tido muito tempo, mas continuo a vir diariamente ao teu cantinho para saber novidades tuas. Um dia destes irem fazer um email a contar a importância do teu blog na minha vida e a contar-te um pouco mais de mim. É estranho como nos apegamos a alguém que não conhecemos (pessoalmente) e como parece que faz parte da nossa vida.
    Desejo que tudo corra bem para ti e para o teu bébé, que nasca com muita saúde e linda como a mãe. Sim, porque estás uma grávida linda. Um beijinho muito grande.
    Mónica P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mónica,
      Obrigadinha :) É sempre bom recebermos um feedback positivo. A sério!!
      Acho que antigamente (há uns 2/3 anos) acabava por ser mais fácil de nos "apegarmos" às pessoas que estavam do outro lado, mesmo sem as conhecermos. Parece que era tudo mais personalizado. Agora, o que sinto é uma massificação dos blogs - parece tudo mais do mesmo e que anda tudo atrás de like e seguidores e... a essência desaparece.

      Beijinhos e obrigada por "me leres"!

      Eliminar
  7. Adorei todas as dicas de poupança e isso da FNAC é uma novidade!
    Falta-te um mês, espero que corra lindamente!

    ResponderEliminar
  8. Bem como o tempo passa rapido, ja so te falta um mês!!! Em relação à mala, fazes bem em tê-la já preparada mesmo para consultas de rotinas no hospital. Estive lá a semana passada nas caldas, e uma grávida ficou lá sem estar à espera nem preparada enquanto muitas outras ja traziam a malinha :) Nunca sabemos quando o baby fizer das suas...eheheh em relação ao quarto também sou como tu. não posso pensar muito nele e tudo virá a seu tempo. As dicas que deste sobre a H&M e fnac são super uteis, dava me jeito destralhar algumas coisas por causa da proxima mudança :). Espero lere te em breve. Beijinhos grandes Luciana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello!
      Vou começar a fazer a CTG em Caldas já a partir desta 4ªf. O saquinho para a sala de parto já anda no meu carro...desde hoje :) Ainda não me apetece andar com a outra mala que fica em casa por enquanto.

      Qualquer dia ainda nos encontramos nas Caldas :)!

      Eliminar