domingo, 9 de março de 2014

A palavra da semana: SOL!!!

Televisão, rádio, facebook, instagram, blogs...o assunto foi sempre parar a um tema especifico: SOL!! e eu não me consigo fartar desta palavra quando a temos em abundância. Oba, oba!!!

Uma das tarefas de sábado foi adquirir um protector solar para a cara com índice de protecção bem elevado. Estava crente que no domingo me iria servir de muito, já que vi sol 3 dias e achei que o Verão estava à porta. Continuo tão sonhadora...

Mais uma vez, optei pela "Bioderma" (isto está a tornar-se um caso grave de enamoramento!). Ainda tive direito a uma flor... por ser o dia da mulher. (Não vou acender discussões, mas não gosto desta efeméride. Percebo o significado que teve a nível cultural, mas é estranho! Parece que a importância das mulheres fica remetida apenas para esse dia e que o resto não importa. Além do que, as romarias de mulheres nessa noite a restaurantes e "discos" é um fenómeno que merecia um documentário! Adiante, que isto foi só um desabafo.)
Para experimentar o protector solar, hoje fomos ao Colombo - que e um sitio extremamente exposto e vulnerável as condições climatéricas.
Eu estava mesmo mentalizada que ia ser um dia com sol, mas quando acordei às 6h30 da manhã fiquei imediatamente decepcionada com o tempo (mais uma daquelas vezes que eu decidi "vou dormir ate querer"... e assim o fiz - pena que o meu até querer só durou atá às 6h30). Então, decidi deixar o homem dormir (que fez jus ao "até querer e durou até às 11h30).
Não me apetecia cozinhar e planos para a frente/planos para trás, decidimos dar uma fugidinha ao Colombo e almoçar por lá. Aproveitei para comprar umas últimas coisinhas que me faziam falta e passou-se o dia. Apesar de não estar sol, eu andei cheia se calor - só com uma camisola em cima do pêlo e sentia as minhas bochechas a queimar. Coisas boas da gravidez ( e juro que não estou a ser irónica!).
Almoçamos e fomos estrategicamente comprar capsulas à "Nespresso" a essa hora.
 Já que o tínhamos de fazer, aproveitamos e não pagamos os nossos dois cafés.  

Mas fazendo um "rewind" da semana...

Na última 5ªf  tirei o dia de férias. Objectivo: tratar da saúde.
Primeira fase: análises em jejum. Levantei-me só 20 minutos antes do laboratório abrir ou começava a subir pelas paredes com fome. Aproveitei e fiz logo o ECG.

Segunda fase: à tarde fomos ( porque não deixei o meu menino em casa) a Leiria fazer a ecografia das 33 semanas e 3 dias. Tudo normal. Tudo ok. Menino já tem um peso aceitável. Dizem que são 2.236Kg, mas sinceramente acho que estes cálculos são mais ou menos como o totoloto. Quando ele nascer, logo se vê o peso real.
Às 18h tinha que estar de volta à Benedita para fazer a aula de preparação para o parto, ou seja, foi daqueles dias que também não deu para sentar o rabo no sofá. Fica para a próxima.
 O dia também estava um espetáculo e andei a divertir-me a fotografar no parque de Leiria. 
Em Leiria também há bagels! 
Comprei dois para experimentar, mas trouxe para casa porque não tinha fome na altura.
Com requeijão ou doce....muito bom!!

Constatação desse dia: "see and be seen" é uma coisa do passado.
Antigamente eu andava sempre na Benedita (essa bela localidade!): trabalhava lá, saía todos os dias para ir aos bancos e ctt. Ia ao café à hora de almoço. Via as pessoas e as pessoas viam-me a mim.
Foram 12 anos neste ritmo. Mudei de emprego - só a 10 minutos daqui, mas fez uma diferença enorme - e na prática, faço uma  visita ao centro da vila de mês a mês - parece exagero mas é verdade. Com excepção do supermercado em que vou sempre à pressa, muito dificilmente me encontram. Eu deixei de ver as pessoas, as pessoas deixaram de me ver. Há conhecidos e família (do lado paterno) que nunca me viram grávida. Há pessoas que não sabem que estou grávida. Há outras que estão comigo grávida de 33 semanas e me perguntam..."e filhos? ainda não pensas nisso?" e eu fico com cara de ainda mais parva,  mas abro o casaco e aponto para a barriga sem dizer uma palavra.

No sábado à tarde fui sozinha dar uma volta às Caldas da Rainha e como as minhas melhores compras são feitas quando menos estou à espera, trouxe o carrinho do bebé. Quer dizer... não é bem "o carrinho", mas sim 1 chassi e 3 "assentos" diferentes. Qualquer dia pormenorizo a compra, mas posso dizer que as condições mais importantes foram reunidas: o chassi cabe no meu porta bagagens (muito importante para quem tem um carro pequeno como o meu!), monta-se e desmonta-se muito facilmente e o preço foi bastante bom fase ao mercado: Trio Living Smart da Chicco - 479.00€ na "Túnica".
Como sou eu que vou andar maioritariamente com ele, nem esperei pela opinião do homem, mas quando cheguei a casa estive a exemplificar e acho que ele também gostou.


Yes, we have bananas! 
As minhas câimbras têm dado noticias todas as noite e então intensifiquei o consumo de bananas e ando a tomar uma dose extra de magnésio.
Lanche de sábado de manhã - no trabalho.
Lanche da manhã de domingo: banana esmagada com sementes de chia, amêndoas torradas e ameixa seca.


Receita de uma espécie de Quiche...


Nunca fui muito à bola com as "quiches". Não me sabiam bem. Na semana passada, num programa do Porto Canal (que apanhei enquanto passava a ferro), estavam a fazer uma receita de "tarte salgada" que me chamou a atenção porque não levava natas nem molhos. Não apontei nada, mas aquilo ficou-me na cabeça. No sábado, para o jantar, decidi usar essa ideia da receita e recriei à minha maneira e com os ingredientes que tinha no frigorifico (a precisarem urgentemente se serem consumidos). 
Ou eu estava com muita fome, ou aquilo estava mesmo bom.

Ingredientes:

.Pimento verde 
.Pimento vermelho
.Cenoura 
.Alho francês(usei congelado)
.Cebola
.Cogumelos(usei de frasco)
.Azeite 
.Molho de soja

.5 ovos
.Sal
.Pimenta 

.Salsichas (ou outra proteína que ande no frigorífico a precisar de ser consumida)

.1 base de massa quebrada (se conseguirem daquelas com menos gordura, tanto melhor)
.Tomates cherry 
.Queijo para gratinar ( eu usei um qualquer que o homem tinha no frigorifico)


*Cortar os legumes em juliana; Saltear em azeite. Eu tenho aplicado a "técnica" do "em lume alto e mexendo frequentemente" -quase como se fosse no wok. Assim, não é necessária tanta gordura e é bem mais rápido. Como fui juntando molho de soja já não meti sal nos legumes.

*Tirar a massa do frio e depois de um tempinho cá fora, estender na forma. Não façam como eu! Não tinha forma apropriada e meti numa de bolos, mas custou desenformar.

*Bater os ovos com uma pitada de sal e pimenta.
Ao preparado dos legumes juntar os ovos e as salsichas cortadas às rodelas.

*Verter o preparado para a forma e espalhar os tomates cherry em metades. Ralar queijo por cima da quiche.

Como já tinha cozido um bocadinho a massa, as bordas já tinham começado a ganhar cor. Depois de meter todo o preparado no forno, achei que estava com tendência a queimar por cima, mas o ovo ainda não estava cozido, por isso, tapei com papel de alumínio e só o retirei mais para o final, para ganhar aquela corzinha boa.

Atendendo ao meu esquecimento natural e agora bem potenciado pela gravidez, vou ter de começar a escrever as receitas que me correm bem ou amanhã já me esqueci. Receitas e não só!

12 comentários:

  1. Amanhã acho que o aol volta! Claro que não se pode aproveitar como nos fins de semana, mas ajuda a manter a boa disposição. Também tenho sempre muito cuidado com a exposição solar, principalmente na cara. Se pudermos evitar o envelhecimento da pele, é melhor ;)
    Acho quee sses carrinhos são super funcionais, porque com um carro tens logo três ;)
    Beijinho, boa semana Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltou mesmo e eu só agradeço por isso:)
      Já tive a minha cota de insanidade de "isto é só um solzinho, não tem muita importância".
      Boa semana!!!

      Eliminar
  2. Ontem aqui também não esteve sol, mas mesmo assim fomos caminhar quase 2 horas na marginal e apesar disso estava calor e sem ponta de vento, para variar aqui no Porto :) Muito bom!!
    Eu tive a sorte de me emprestarem o carrinho e o baby coque, isso realmente é muito caro. A minha filha usou o baby coque até ter 1 ano por ser muito prático e poder levar no banco da frente virado para trás, claro. O carrinho de passeio propriamente dito não lhe deu grande uso. Mal começou a andar era uma guerra para a manter lá dentro e servia só para levar casacos e sacos :) Desisti! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi there!
      Eu já tinha um "ovinho" emprestado, mas como vou (supostamente) apanhar bom tempo, quero ir dar umas valentes passeatas com ele e por isso, uma opção de rodas era indispensável para o bom funcionamento das minhas costas :)
      Também já tenho masúrpio (emprestado) e sling. Só falta o cachopo, o bom tempo e a vontade!!

      Eliminar
  3. Olá! Também tenho o trio living, mas em vermelho. Usei e uso tudo desde a alcofa ao assento de passeio Deu para o primeiro e agora para a segunda! Tem cuidado com o magnésio, pois vai atrasar-te o parto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...eu já tomava magnésio antes da gravidez e continuei a tomar a dose normal. Agora é que vou reforçar um bocadinho. Se a gine/obst achar que atrapalha, teremos de ponderar a situação.

      Eliminar
  4. Ola Lu, tambem somecei a comer bananas ainda que não gosto muito para prevenir as caimbras. Quanto ao carrinho de bebe, ja tinhas andado a ver modelos? Ainda não comecei a sondar o assunto a fundo. Por aqui esta sol todos os dias e tenho aproveitado para dar uns passeios a pé :) Tem uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Já tinha andado a pesquisar, a ler as criticas, a comparar preços... mas deixei mesmo para o final para não me precipitar.
      E tu? como é que andas?

      Eliminar
    2. Olá Luciana, estou otima já que esta semana estou perto do maridão mas ainda não começamos a ver carrinhos :) Pois é o tempo passa a correr, já 20 semanas e tu quase a ter o teu menino nos braços. Vou agora pesquisar nos teus postas para dicas sobre Amsterdão pq tb lá vou dar um salto para a semana depois de regressar a Portugal para consultas às Caldas e algum trabalho. Vou chegar na proxima sexta e como o Ricardo virá dos USA tenho a cargo a planificação da viagem e lembrei me que tinahs lá ido há pouco tempo. Por isso vou lá espreitar!! E tu como andas? beijinhos

      Eliminar
    3. Monika, sorry for the delay.
      A vida é um corre-corre e os fds acabam por ser piores do que os dias de semana. Começa a ser menos fácil com o barrigão, mas dá para levar as coisas de animo leve na mesma :)
      Goza muito bem Amesterdão que eu achei fantástico e espero que as dicas ajudem.
      Acho que daqui a 2 semanas já vou começar a ir mais regularmente a Caldas da Rainha - Hospital - para monitorizar o bebé :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Lu! Referiste as aulas de preparação para o parto, como estão a correr? Achas útil? Pergunto isto porque tive uma amiga que desistiu das dela e achava a parte das técnicas de respiração um bocado inúteis.
    Se as pessoas ainda não notam que estás grávida é bom sinal! É porque continuas muito elegante e isto quase no fim da gravidez! :) Mas nem sequer reparam no ar radioso de grávida?
    Agora o pequenote já pode ir dar umas voltinhas no seu veículo privado. :)
    Do tempo: No domingo também ia a contar com sol e depois... até chuviscou! Acho que foi culpa das pessoas que no sábado calçaram logo chinelos e vestiram mangas cava, agoiraram.... :) Mas parece que agora se compôs durante a semana.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Como sou naturalmente bem disposta talvez o meu "ar radiante" não salte logo à vista. Se fosse naturalamente rezingona, notava-se a léguas :)

      Aulas de preparação - Estou a gostar bastante! Ainda na 2º f cheguei lá com uma valente dor nas costas (foi mesmo um mau jeito que dei e não foi causa-efeito da gravidez) e a enfermeira que ministra o curso fez-me massagens. Foi milagroso!! Eu passei o dia sem me conseguir mexer direito, ela faz-me 3 minutos de massagens e consigo voltar a andar com uma ar minimamente decente novamente. Valeu tudo o que paguei pelo curso :)
      ...temos parte prática e teórica. Na próxima vamos aprender a dar banho ao bébé, mas fazemos sempre a parte física/psiquica (exercícios de concentração e de respiração). Acho que varia bastante relativamente ao tipo de curso/técnicas aplicadas/quem ministra...
      Que o sol continue a brilhar na nossa vida :)

      Eliminar