sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Noticias da(s) semana(s)

O crescimento da barriga vai de"vento em poupa". As últimas semanas têm sido bastante intensas em "eventos" e "coisas para fazer" e são as actividades"extra" - incluindo a actualização do blog - que acabam por sofrer mais com isso.

Na terça feira fui à ginecologista-obstetra. Parece que está tudo ok e que o menino está a crescer bem...e já tem a cabeça virada para baixo. É favor de não dar mais voltas na barriga e permanecer na posição em que se encontra! Na primeira semana de Março vou comprovar se a situação se mantém. Estou a torcer por isso. Parto natural é sempre a minha primeira opção em detrimento de cesariana...mas nestas coisas, quem manda são os bebés.
Apesar dos 9kg já em cima do pelo, a Dra. acha que estou um grávida muito elegante. Para isso, acho que contribuiu a minha leveza de espírito e pelo facto de me sentir bem com o corpo que tenho - apesar das minhas coxas estarem num "popota size"- mexo-me bem e sinto-me confortável! Provavelmente a minha adaptação ao físico de grávida correu tão bem exactamente por já ter sido bem mais gorda. Para alcançar o peso que tinha aos 20 anos, faltam cerca de 20kg, por isso, o saldo é claramente positivo (e nem sequer penso ficar perto disso!).

Tenho dedicado algum tempo a organizar as coisas do menino. Objectivo: não gastar dinheiro desnecessariamente e para isso, a família e amigos têm contribuído com empréstimos de roupa e outros acessórios - que serão devolvidos quando já não forem precisos. Palpita-me que não vou usar metade deles, mas é sempre bom estar prevenida.

Temos aproveitado para dar as nossas passeatas...
Atendendo a que a Nazaré é um sitio muito in por estes dias, aqui fica um exemplo das ondas meiguinhas do fds passado. Para quem não conhece, isto é do lado da praia da Nazaré. As fotos que veiculam na comunicação social, ficam do outro lado - Praia do Norte-...e garanto que o tamanho é a quadruplicar.


Tenho procurado melhorar a circulação dos meus "fluídos" e como o exercício contribui em grande parte para isso, a elíptica tem sido a minha amiga antes do trabalho. A distância e a intensidade são proporcionais ao que eu acho que devo de fazer. O objectivo é "desentorpecer" e não propriamente exercício de alta intensidade. Chamaria isto de "caminhada ligeira" - mas sem sair de casa porque a chuva não tem estado meiga e eu não sou como uma certa menina  que gosta de correr à chuva.

O minha rotina da manhã tem sido assim:

6h15-6h45 Acordar, pequeno almoço e preparar a tralha do dia (lanches e afins);
6h50-7h20 Eliptica;
7h20-8h10 Banho, cremes e sair de casa para o trabalho;


 Reflexos na janela - isto é de fazer exercício em pijama é fashion e muito sexy!

...e na 2ª feira comecei com o curso de preparação para o parto. No final faço o balanço sobre se vale a pena ou não. 

As minhas comidas têm sido normais- muito de tudo - legumes, saladas, queijo, leite, iogurte, proteínas magras e muita fruta (uppppssss). As análises aos diabetes gestacionais estavam com valores bastante bons e baixos. Atendendo a que não consumo "açucares" frequentemente (vai para 3 anos), confesso que estava com algum receio de o meu  organismos reagir mal ao açúcar que tive de consumir no dia do exame. 
Para quem não sabe (eu também não me interessei por isso antes de ficar grávida), o exame consiste em :

.fazer uma tiragem de sangue em jejum;
.beber um copo com 75gr de glucose;
.voltar a fazer uma tiragem de sangue 1 hora depois da primeira;
.voltar a fazer uma tiragem de sangue 2 horas depois da primeira;    

Eu bebi o preparado em dois tragos. Quanto mais depressa acabasse melhor.Não é que fosse horrível - aguentei melhor do que estava à espera - mas o meu palato já não está acostumado a estes sabores.


A nível profissional - Ando a tentar meter as coisas a jeito para entretanto começar a passar as informações aos colegas e a delegar funções. Estou a preparar-me para o pior (nascimento antes do tempo), mas à espera do melhor (que nasça depois das 39 semanas!)

E como hoje é sexta feira, é dia de "date" caseiro com o homem = movie night!(em que provavelmente adormeço antes dos primeiros 30 minutos).

14 comentários:

  1. Ainda bem que tudo corre pelo melhor Lu, adoro ler os teus relatos. O teu dia começa bem cedinho, já reparaste que passam 2h desde que acordas e sais de casa? Grande mulher! :)
    Beijinhos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para me sentir bem, preciso de estar bem e isso requer alguma organização.
      Já não me importo se não tenho tempo para fazer a cama, ou se fica algum talher na pia da cozinha, mas preciso de ter algumas rotinas especificas para sentir um "hoje vai ser um bom dia!"....o que, felizmente, acaba por acontecer em 97% dos dias :)

      Eliminar
  2. As calças na elíptica são tão sexxxyyyyys!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I´m sexy and I know it :) Tenho um homem que não me larga...(pelo menos até Abril!!!)

      Eliminar
  3. Olá Lu, fico à espera que me digas o que achaste do curso...ainda estas muito bem em relação ao peso e o que conta é que te sintas bem. Obrigada por contares como é o tal teste dos diabetes. Quem me dera poder fazer essas coisas de manhã mas acordo todos os dias as 5h30 para ir trabalhar por isso p mim é mais ao final da tarde, estou a tentar ver fazer aulas de yoga p gravidas, parece que ajuda bastante na hora h. Tmabém preferia como tu parto normal, que o teu menino fque na posição em q está!! beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monika, acho que a yoga faz muito bem!
      As aulas de preparação incluem alguns exercícios de yoga e pilates.
      Acordar às 5h30 para ir trabalhar é duro! ...mas pelo menos consegues sair mais cedo à tarde? :=)

      Beijos

      Eliminar
    2. Vou começar a pesquisar isso das aulas de preparação. O bom de entrar cedo é que saio as 16h :) Mas a noite sou como as galinhas para me deitar :) beijinhos

      Eliminar
  4. Olá! Olha, não gostas de correr à chuva mas, por outro lado, tens força de vontade para acordar mais cedo durante a semana para te exercitares... Não é fácil! ;)
    Ainda bem que o menino já está em posição e a gravidez continua a correr sem problemas! Tens aproveitado para dar umas passeatas boas, essas fotos da Nazaré estão muito bonitas.
    Espero que tenhas resistido com força à movie night! ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A movie night foi difícil! Filme e sofá é sempre complicado :)...o pior foi que tive de ir trabalhar no sábado e uma pessoa fica sempre com aquele sentimento de não estar completamente descansada.

      Beijos

      Eliminar
  5. que bom saber que continua tudo a correr tão bem e te sentes assim :) isso é uma parte muito importante! eu confesso que estou mais para o desanimada do que radiante, não posso caminhar...quando insisto as contracções atacam e sinto um peso tão forte no fundo da barriga que parece que aqui o garoto se quer mesmo pôr a andar, ai ai! Por isso, ando desejosa que os últimos dias cheguem, custa-me passar o tempo...mas faço os possíveis para me manter a trabalhar até ao final, por isso, todo o tempo restante é passado esticada no sofá a engordar que nem lontrinha :)!
    adorei o outfit de exercício :) nada mais confortável! também me safei bem na análise dos diabetes, se bem que 60min depois de beber, estava a 50, quando comecei com 74 :P, toca a processar!

    Perguntaste no meu blog que cremes ia usar e desculpa ainda não ter dado uma resposta. Vou começar com a Uriage, experimentei em mim e por enquanto ainda nada de alergias... a mustela foi terrível, fiquei um tomate inchado e vermelho, o que não quer dizer que o Guilherme venha a fazer, mas depois como posso eu enche-lo de beijinhos :)?

    beijinhos e tudo a correr lindamente*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,
      Tenho pena que não possas estar a desfrutar ao máximo desta fase..., mas se é para manteres o teu piolho na tua barriguinha até ao fim (ou quase!), então, é melhor mesmo estares paradinha.
      Penso que me aguentarei até quase ao fim, mas gostava de ter uma semaninha ou 10 dias antes do parto, para não ser aquele stress de trabalho-directa para o hospital! Logo se vê como correm as coisas.

      Uriage - acho que é muito bem tolerada pelos bebés! Espero que o Guilherme saia ao pai no que toca a alergias a cremes :)
      A Bioderma lançou uma linha de bebé e estou tentada a experimentar.

      Beijos

      Eliminar
    2. Oi desculpem me meter na conversa mas a Bioderma é excelente e a gama de bébé é muito boa mesmo;) confiem em mim! Beijinhos

      Eliminar
    3. Evy,
      Fazes muito bem em participar da conversa. Bioderma foi mesmo a marca que comprei :)!

      Eliminar
  6. Olá Luci ainda bem que está tudo bem com os dois. Fazes bem em mexer-te dizem que as grávidas o devem mesmo fazer que faz bem a elas e ao bébé. Ainda não tinha tido oportunidade para cá vir escrever mas já tinha lido o post há dias e já tenho saudades de saber mais novidades. O quartinho já está em andamento?
    Beijinhos ;)

    P.S- Esse outfit de exercicio é simplesmente lindo! ;)

    ResponderEliminar