domingo, 23 de fevereiro de 2014

Como o tempo foge...

...e fico 15 dias sem dar notícias. Upppsss. Mas aqui ficam os updates das últimas duas semanas.

Na sexta feira fiz a lista de programas e actividades para o fds. Prioridade: DESCANSAR. Garanto que escrevi isso no caderno em letras bem grandes. 

A semana foi puxada no trabalho. A menina que me vai substituir começou nas suas funções, mas ainda estamos na fase de explicações e formação, por isso tudo o que faço acaba por levar mais tempo. Que não me caia já um raio em cima, mas...so far, so good - acho que vai dar conta das funções.Suponho que daqui a uma semaninha, isto começa a dar frutos e o meu tempo vai render muito mais.
Ainda assim, tenho saído a horas do trabalho, porque tive sempre actividades pós laborais. 2ªf e 5ªf, são as aulas de preparação para o parto, na 3ªf fui fazer as unhas de gel, na 4ªf fui visitar as meninas P e Ema -que por ser a mais pequenina (1 mês) e se portar tão bem, merece ter o nome completo no blog. Na 6ªf já saí mais tarde e ainda fui dar umas voltas.
Conclusão: esta semana foi sempre sair de casa as 8h10, entrar por volta das 20h45, e ainda ter de orientar o jantar para a família (o homem ainda chegou a horas mais indecentes que as minhas). Não me estou a queixar da vida. Há quem esteja pior que eu. Isto é só para dizer o porquê do meu objectivo de descansar este fds. O menino não tem culpa que eu ande a mil e não quero meter em causa o seu desenvolvimento, nem tão pouco ter de ir de baixa mais cedo porque ele não aumenta de peso por causa do stress (já vi isso acontecer a muito boa gente). 

Pois...mas abrir  a pestana no sábado às 5h33 da manhã não é grande ajuda ao descanso. Ainda me mantive na cama por mais 20 minutos...mas nada. Se há coisa que não tenho paciência é para ficar rebolar, além do que, porque estava acordada, comecei a ficar com dor de estômago e levantei-me mesmo.

Nesse mesmo dia, até acabei por me deitei tarde. As loucas noites de sábado à noite continuam!! Já passava da meia noite..., mas no domingo, às 7h15, sem despertador, já estava levantada. Lado positivo- 7h15 é melhor que 5h30.
Ritual de domingo: pesar-me nua e em jejum. Se pensar bem, eu sou  mesmo uma pessoa com tendências fiéis. Já começou com este hábito há 14 anos e continuo a achar que é importante para o meu controle. Sem paranóias ou tonteiras. Só mesmo como controle.
...e por falar em peso - confirma-se a minha teoria sobre o meu aumento de peso na gravidez - sem alterar hábitos e sem grandes oscilações nas quantidades/qualidade, consigo aumentar 2kg numa semana. Depois, fico um mês sem aumentar. Este mês ainda não aumentei nada de peso. Só mesmo no tamanho da barriga. Explicações? Não faço ideia!

Actualizações:

Continuo a gostar de fotografar a comidinha, mas não o tenho feito com muita regularidade...

Lanche de sábado à tarde: Tão simples e tão bom!!! pão de centeio com becel proactiv e leite com café.

...mas as coisas diferentes também sabem bem. O domingo é por excelência um dia de mais descanso e tempo, e aproveitei para fazer panquecas de banana com sementes de chia, acompanhas com a vitamina C do kiwi e da laranja.


...e os "aproveitamentos":

Aproveitar o desconto da Well´s de 25% (em cartão) e investir na linha  ABCda Bioderma. 
Já tinha referido anteriormente que a minha pele se dá muito bem com esta marca e por isso, resolvi mesmo optar por esta linha. Se ele não ser der bem com ela, ficam para mim!

Estes são os que uso.

Estes são os que o meu little man vai usar:


Aproveitar o tempo livre para...

Rever as listas do que tenho e do que me falta. Tentar compilar as diversas indicações que tenho em relação ao que levar para a maternidade. Não queria levar nem a mais nem a menos e por isso há que analisar as indicações da ginecologista/obstetra, da Enfermeira que dá o curso de preparação para o parto (e que trabalha no hospital) e das outras amigas que já passaram pela experiência.

Organizar as roupas:
60% das roupas foram mesmo emprestadas pelas primas. Mesmo assim, suponho que há muitas que não vão chegar a ser usadas.  
 Esta é a secção: "a usar depois dos 2 meses".
 Esta é a secção do: "a lavar porque vai ser necessário nos primeiros 2 meses".

Aproveitar as promoções das fraldas. Com pena minha, a "Dodot" não patrocina o blog! Acho que tenho suficiente para os primeiros dois meses. A maioria dos outros artigos também foi "emprestadado" pelas primas. Obviamente que as coisas descartáveis, se forem usadas, não vão ser devolvidas. Yyyuuuccccc!!!

Organizar a "despensa" da criança. 
 Eu até diria que estava a olhar para as prateleiras de uma parafarmácia, mas é mesmo o meu muda fraldas.
O desconto da "Wells" de 25% era em TODOS os artigos, incluindo medicamentos. Deixei lá muito dinheirinho, mas foi tudo comprado com muito tino e de lista na mão. 

 Aproveitar as horas de sol (ao fds) para passear com o homem e com o Pompy. 
Eu já não aguento as puxadelas do cão e por isso, tem mesmo de de ser o homem a leva-lo.
Foto de família! O espelho distorce a imagem. A minha barriga não está assim tão grande!

E foto em casa: de frente pareço "muito fortezinha de ossos".
 De lado, estou mesmo grávida.

Aproveitar os domingos para passear com o homem.
16.02.2014 Praia de Pedrogão - onde a areia foi quase toda engolida pelo mar.





Despedir-me do Primo Zézé, que foi viver uma aventura. Juntamente com 4 colegas portugueses e mais 1 alemã que se juntará a eles mais tarde, iniciou uma viagem de bicicleta com duração prevista de 4 meses. A intenção é chegar à Arménia. "Ganda malukos"...mas é daquelas coisas que se não fizerem agora, provavelmente não o farão mesmo.    

E estas foram algumas coisas da minha vidinha...

Nota: O menino continua sem ter o nome publicamente divulgado. Está alinhavado entre mim e o homem e não foi partilhado com mais ninguém. Daqui a uns... 53 dias confirmamos.

Boa semana que a minha não se prevê muito diferente do que tem sido.

10 comentários:

  1. Estás linda!! Mesmo com cara de grávida :)
    E de utensílios estás mesmo bem apetrechada! O aero-om e o bebegel foram os meus melhores amigos nos primeiros meses.
    Posso dizer-te que há 2 meses que ando a secar a roupa na máquina, nem quero ver a conta quando fizerem o acerto... E depois de um fim de semana de sol, está neste momento a chover a cântaros! Inacreditável! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que já estou com "cara de grávida" ? Certamente que estou com uma cara feliz :)
      Dou a contagem da electricidade mensalmente para não ter surpresas más!

      Eliminar
  2. Irradias felicidade Lu, dá gosto de ver. Agora vamos lá tentar acalmar um bocadinho esse ritmo, sim?
    Fazes muito bem aproveitar as promoções, apesar do investimento é assim q se consegue poupar algum dinheiro.
    Quanto ao nome, eu continuo a achar que é uma graaaande responsabilidade, portanto trata de escolher bem (ninguém se quer chamar Adalberto Bonifácio) eheheh

    Beijinhos, boa semana. E lembra-te, keep calm, slow down.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.,
      Mesmo sem ser propositado, passo o dia a sorrir feita tonta....e a minha felicidade reconhece-se a milhas.
      Adalberto já está posto de lado :) ...talvez um Malaquias Manuel!!!

      Eliminar
  3. É oficial, estás mesmo grávida. :) Já tens o menino bem grande aí dentro!
    Realmente a foto parecia mesmo de uma prateleira de farmácia! :) Nem imagino a quantidade de coisas necessárias... Como é que vais sabendo o que é necessário comprar? Médico, outras Mães, ginecologista/obstetra?... (Pergunta de leiga! lol :D) Já roupinhas, como também tenho uma família grande, sempre houve essa ajuda de passaram algumas coisas entre primos.
    Agora muita calminha, sem stress, as coisas no trabalho hão-de se resolver a seu tempo.
    Partilho da opinião da Hermi: a escolha do nome é uma graaande responsabilidade. Mas confio no vosso bom gosto e discernimento para um nome do agrado do pequenino. ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute,
      Em todo o lado tens listas. Em revistas, em brochuras, nos médicos, nos blogs...
      O que tentei fazer foi:
      .Ler tudo com cuidado e ir apontando o que achava válido;
      .Verificar entre família e amigos o que me dispensavam;
      .Só comprar no fim de formar mesmo a ideia e de a "validar";
      Posso dizer que, até agora, não comprei nada por impulso. Espero manter esta postura até ao fim!

      O menino certamente que se vai cansar do nome dele...de tantas as vezes que o vou chamar ;)

      Eliminar
  4. Estás linda minha querida! Aproveita bem estes momentos e namora muitooooo com "os teus homens"! A vida é isto mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Estas muito gira!! Quando olho para aquilo que já tens, fico a pensar que se calhar já devia pensar nisso!! Ainda não cpmrei nada de nada :( Tenho sempre a sensação que vou ter tempo ainda que esta semana já tenha pensado o contrario uma vez que apanhei uma gastro-enterite e sinto me super mal e o marido a mais de 10 000 kms!! Aproveita bemo as ultimas semanas de descanso. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Monika, não te preocupes que não é tarde. Até às 20 semanas tinha...botinhas oferecidas e 3 meias.
      O importante é que definas mesmo o que precisas e ires aproveitando para levares para casa se a oportunidade for boa.
      Daqui a 3 semanas já tenho de fazer "a mala da maternidade" e convém ter tudo mais ou menos organizado, mas por exemplo, a "decoração" do quarto está bem atrasada. Convenhamos! o bébé só vai para lá daqui a uns meses. Não me parece nada premente.
      Espero que fiques melhor!

      Eliminar