sábado, 28 de dezembro de 2013

Uma espécie de Apple Pie

Não! não voltei ao açúcar. É uma sobremesa sugar free.
Premissa:
 .maçãs macias demais que eu sabia que já não ia comer (eu gosto muito de maçãs...mas bem rijinhas!); 
.massa folhada quase, quase a passar de validade ( e o meu psicológico impõe-me limitações e se passar da meia-noite do dia limite já não me sabe bem) .

O que é que eu podia fazer? 
Uma espécie de tarte de maçã muito simples e rápida.
Ingredientes:

. 5 maçãs
.1 embalagem de massa folhada -30% gordura
.canela em pó
.1 pau de canela
.noz moscada
.1 ovo
.sementes de chia

.Descascar e cortar as maçãs.
.Adicionar canela em pó qb, 1 pau de canela e uma pitada de noz moscada (que o sabor fica bastante forte se for mais do que uma pitada);
.Juntar um bocadinho de água e deixar cozer (não juntar em demasia porque as maças irão deitar ainda mais água);

 Tinha comprado esta massa folhada para fazer com salmão, mas entretanto não se proporcionou.

Apesar de ter "supostamente" -30% de gordura, não deixa de ter bastante.

Estender a massa numa forma, furar com um garfo,  retirar o pau de canela do preparado e dispor.
.Fechar um bocadinho a massa e aproveitar as sobras para fazer uns enfeites - que atendendo à minha aptidão e paciência para trabalhos manuais, ficou com um aspecto rústico ;
.Bater 1 ovo e pincelar a massa; 
.Polvilhar com sementes de chia;
.Levar ao forno a 200ºc por 20 minutos.

Notas:
.Garanto que não é preciso adicionar açúcar de espécie alguma e que fica doce na mesma;
.Para a próxima tento eu fazer a massa (mesmo que não seja folhada) para ter menos gordura;

5 comentários:

  1. Acho que só aqui vejo um bolo sem açúcar :)) E com tão bom aspeto!!! Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspeto maravilhoso!! :D Feliz Ano Novo :)

    ResponderEliminar
  3. Hmmmm. quase que consigo cheirá-la! ;) Gosto muito do cheirinho de maçã e canela.

    Eu sou ao contrário de ti, exceptuando um ou outro alimento mais crítico que não arrisco, para mim a data de validade é apenas uma "sugestão"... :) (Claro, não estamos a falar de semanas, apenas de dias!!)

    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um bloqueio psicológico com as validades. A semana passada, bebi um iogurte no dia 23 que tinha validade de 22. É claro que me soube mal e pensei logo que ia ter uma intoxicação alimentar e que me ia arrepender amargamente. Correu tudo bem :)

      Eliminar
  4. Que bom aspeto!!!
    E quanto aos prazos de validade, pelo sim, pelo não, é mesmo bom teres cuidado, afinal agora tens de tomar conta de dois, não é?
    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar