domingo, 10 de novembro de 2013

A reportagem do fim de semana...

Andava em ânsias para ter um fds quase todo descomprometido.

Estar em casa era tudo o que tinha em mente e foi perfeito! O dia começou com a noticia de que a prima A. tinha ido para o hospital nessa madrugada. Motivo: rebentaram as águas com 36 semanas e 4 dias. O D. acabou por nascer ao principio da tarde e está tudo bem. A família continua a aumentar a cota de rapazes: 7 meninos contra 1 menina.  

Pela primeira vez nesta estação, acendi o lume. Não estava muito frio e a casa não estava sequer desconfortável, mas foi uma tentativa de começar a combater o bolor que se instalou nas maior parte de ma maison.  
 Definitivamente não consigo tirar fotografias de cor que façam jus à beleza de uma lareira a arder, por isso a opção preto/branco foi o melhor que se arranjou.

Um dos meus objetivos em Novembro é esvaziar a arca, despensa e frigorifico!
Tenho tendência a comprar repetidamente o que gosto mais e deixar para trás o que me agrada menos. Sei que tenho uma posta de cada tipo de peixe na arca e o meu pensamento no supermercado vai logo para : "vou comprar lombos de salmão"! Com esta meta em mente, sei que vou imaginar pratos que levem em primeiro lugar o que tenho em stock e só vai ser necessário comprar o indispensável. 

O almoço foi mesmo para gastar "essas postas de peixe" uma de cada cor e feitio - que andavam a rebolar na arca.
 Não me apeteciam batatas, por isso fiz umas sopas de pão.
Tudo básico, rápido...mas saboroso!


Abençoada box da meo que permite gravações automáticas. 
Nem sempre os horários em que passam séries que gosto são compatíveis com o meu sono  a minha disponibilidade - eu até prefiro ver as séries gravadas porque posso passar à frente com os anúncios. 

Neste momento, estas são as que sigo...

"Scandal" - Temporada 3

"Downton Abbey" - Temporada 4

"Masterchef Australia" -Temporada 4
 Não gosto do "Masterchef UK" . Acho o "Masterchef USA"  muito competitivo e "reality show" - do tipo "I hate her", "I want him to go out"- ...e definitivamente "me no like" deste tipo de coisas.

O "Masterchef Australia" preocupa-se realmente com a comida.
 Obviamente que os concorrentes querem ganhar...mas sem espezinhar os adversários (pelo menos publicamente!).

O mote do episódio que vi estava relacionado com pão.

Duas imagens das melhores receitas...


Depois de ver tanta comida...voltei à cozinha para tratar do lanche.
Sabem que gosto muito de bananas e a média era comer uma por dia, mas ultimamente não me anda a apetecer tanto e por isso thavia duas na cozinha a implorar por ser comidas.
 Além disso, tinha nozes "biológicas" do sogro e pareceu-me bem combinar os sabores.
 Fiz uma espécie de pão/bolo de banana com farinha de trigo integral, flocos e farelo de aveia e sem açúcar...
 ...que ficou muito bem acompanhado de doce "St.Dalfour".

Eu gosto de ter um frasco de doce em casa (estes não têm adição de açúcar) só para o caso de "me apetecer".
 De manhã, com o frasco quase despejado o homem disse-me : "não sei porque é que compras doces se depois sou sempre eu que os tenho de comer"...e até tem razão.
... mas pelo menos deste frasco ainda provei. Foi a última colherada, mas ainda provei!

O pequeno almoço de domingo foi o meu básico. 
O meu básico continua a ser uma aposta ganha e em equipa que ganha não se mexe!
...de vez em quando até mexe, mas a combinação: fruta, leite+café, pão com qualquer coisa, continua a ter a minha preferência.

 Foi também dia de pensar numa "escapadinha romântica" para fazer no final do 2º trimestre.
 Espero sentir-me na posse de todas as faculdades essenciais que me permita desfrutar do passeio.
 ...e lá tive de sair de casa pela primeira vez no fds porque o resto da tarde foi passada em família para comemorar o aniversário do B.
 O melhor da festa (para além da família)? A castanhinha assada. 

The end!
(Eu tinha saudades de fazer a reportagem do fds! Há tanta coisa que se vai perdendo e sei que daqui a algum tempo vou querer recordar...)

10 comentários:

  1. Vamos fazer um comentário por tópicos? Vamos a isso :P

    * Parabéns à tua prima :) Já sabes, eu estou com um feeling que vem aí uma menina (desculpa, aquele foi um momento bastante parvo no Facebook!) :P

    * Também queria ter uma lareira em casa! Tive até aos 15 anos, mas na minha casa 'nova' (que para mim vai ser sempre a nova porque cresci na outra) os meus pais não quiseram usar o espaço da lareira (preferiram meter lá as colunas de som, muito útil) e cá em Lisboa não temos mesmo :( Vai ser um factor muito importante de desempate no dia em que eu e o Pedro mudarmos de casa :P

    * Blé, esse prato de peixe fez-me lembrar o bacalhau à espanhola da minha avó, prato que eu sempre abominei :P Mas aposto que estava bom ;)

    * Agora ando a seguir How I met your mother, The big bang theory, Glee, Modern Family e Brooklyn Nine-nine. Mas sinto falta de algo que me 'prenda'. Depois do exame vou ver se começo a ver séries novas :)

    * Como é raro ver televisão é raro ver o masterchef e coisas do género. Mas tenho pena, deve ser giro :)

    * O pãozinho ficou mesmo com bom aspecto :) Ando há séculos para fazer um pão de banana, mas as receitas que apanho no pinterest têm sempre montes de manteiga e açúcar :(

    * Onde vais passear? Conta-me tudo :D

    Beijinhos e tem um bom início de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,
      Também já tinha saudades de comentários por tópicos :)
      Eu acho que a lareira é coisinha bem reconfortante. Pode haver o lixo e as cinzas e dar algum trabalho...mas como os mais velhos dizem..."é uma companhia".
      Garanto que que a "caldeirada" não restava nada relacionada com bacalhau - prato que eu iria gostar certamente!...mas os traumas de infância são difíceis de ultrapassar!
      Este Masterchef vale a pena..
      O pão de banana não levou nem manteiga nem açúcar, mas é uma receita a melhorar.
      Beijos

      Eliminar
  2. Ainda bem que aproveitaste o teu fim de semana, sobretudo para descansar :)
    É mesmo reconfortante ver o lume a arder, e acho que não há fotos que mostrem isso ;)
    Ultimamente tenho seguido a Downton Abbey e estou quase a acabar Friends (ando a ver desde o inicio, é giro para descontrair).
    O pão de banana tem um aspeto mesmo bom, tens de partilhar a receita.
    Depois queremos pormenores do passeio ;)

    Beijinhos, boa semana *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.
      Para fim de semana em casa foi produtivo. No meio destas coisas ainda tratei da casa e das roupas. Infelizmente ninguém o quis fazer por mim!
      Friends...já vi há anos. Comprei mesmo a ultima temporada em dvd. Os tempos eram outros e não havia gravações disponíveis :)
      Beijos

      Eliminar
  3. Ai que bom aspeto que têm essa sopa de pão!!! E as castanhas também! Bjs grandes e aproveita bem estes momentos de pura felicidade!

    ResponderEliminar
  4. adoro lareira, este fim-de-semana quando cheguei a casa dos meus pais eles tinham acesa, foi uma surpresa tão boa :) dá outro ambiente. Fizeste bem em despejar a arca porque olha que isso ficou cá com um aspecto, yhami!
    O Meo é mesmo óptimo para ver as gravações, tenho visto várias séries às custas disso :), mas por acaso gosto do Masterchef US.
    Não posso mesmo comer castanhas :( testei duas vezes, só duas ou tres e fiquei mesmo mal.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Essas sopinhas de peixe têm mesmo bom aspecto e o bolo também. Eu ao contrário de ti não posso ter um doce desses em casa, adoro comer com pão e queijo. Já apetece a lareira ligada e umas castanhas assadas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fins-de-semana sem planos e poder preguiçar em casa é do melhor! Só não tenho lareira, mas é coisa para me entreter horas, quando estou junto a uma (tens razão, nenhuma foto faz justiça). :)

    Neste momento, em termos de séries, só sigo o Game of Thrones (viciada, tenho de ver se começo a ler os ENORMES livros) :), mas também me divirto com o The Big Bang Theory, How I Met Your Mother e The Modern Family, quando apanho episódios na tv (este tipo de séries mais "leve" é boa, porque se pode perder episódios sem prejuízo do fio à meada!)

    Também me tenho vingado em castanhas! Curiosamente, hoje que é Dia de S. Martinho, não comi nenhuma! :)

    Beijões :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Luciana,
    adoro fins de semana como o que passaste :-) (já estava com saudades de ver foto-reportagens dos teus FDS...)
    Quando começaram a vir os dias frios comecei logo a dizer ao meu namorado que estava ansiosa por acender o recuperador. Torna o ambiente tão bom e é tão reconfortante... Acendemos no domingo passado, tão bom!!!

    Também adoro séries, mas neste momento só vejo de vez em quando How I Met Your Mother e The Modern Family.

    Ainda não comi castanhas este ano, mas anda mesmo a apetecer-me :-)

    O teu prato de peixe, para mim tem um óptimo aspecto e o teu pãozinho tá mesmo apetitoso. Tens que colocar a receita :-)

    Beijinhos para ti e para o feijãozinho

    ResponderEliminar
  8. Também prefiro o master chef australia pelas mesmas razoes, e os programas são bem mais interssantes! Este fim de semana também assamos umas castanhas em casa. a tua casa ha de ser um gelo no inverno se ja esta nessas condições em novembro. Por aqui acendemos meia duzia de vezes a lareira por ano! Quanto ao prato de peixe parecia apetitoso, pelo menos pelas cores!!beijinhos

    ResponderEliminar