segunda-feira, 21 de outubro de 2013

1º Trimestre - resumo

Nota de 10.04.2014 : Vá lá que a gravidez não me deu para chorar. Estava a fazer o post sobre o 3º Trimestre, quando resolvi consultar o post sobre o 1º. Cadê???? Foi-se! Suponho que o devo de ter apagado no telemóvel. Tão mau! Juntamente com esse post, sei que também apaguei outros de Outubro de 2013. Assim como os posts, os comentários também se foram...Muitas das memórias também se evaporaram. Só me restou refazer tudo com as notas que tinha na agenda e no blog. Não é a mesma coisa, mas terá de servir!
Vamos lá ver o que ainda nos lembramos!

O primeiro trimestre deu-se entre...a concepção e o dia 20.10.2013.

Descoberta na 4ª semana e 1 dia
 13.08.2013
A descoberta que está documentada aqui.

 16.08.2013 Fiz análise de sangue para confirmar o que já sabia.
17.08.2013
A minha barriga inchou logo. A "olho nú" não se viu, mas eu senti bem. Parecia que andava alguma coisa a "chocalhar" por ali.  

5ª e 6ª semana (19/08 e 26/08)

Chegaram as férias - 1 semana - e já tínhamos 3 noites marcadas pelo Alentejo e Espanha.
 Correu tudo bem, mas tive de adaptar algumas coisas já que não sou imune à toxoplasmose e tive de ter cuidados acrescidos com os alimentos crús.
21.08.2013
Levei fruta já cortada para o primeiro dia (...além disso, a manga não podia ficar no frigorífico lá de casa, ou apodrecia num instante).
Os acompanhamentos não podiam ser salada. Fora estas migas da fotografia, acho que acabou por ser sempre arroz branco.
Os meus pulmões pareciam explodir. Não consegui fazer o percurso todo e fiquei à sombra da bananeira pedra, à espera do homem. O meu cansaço era mais que muito. Foi a consciencialização que dentro de mim batia mais um coração...que naquele momento me estava a sonegar todas as forças.

28.08.2013
 Hospital de Caldas da Rainha - confirmação de que a gravidez estava no "sítio" certo.

29.08.2013
Consulta de saúde materna no Centro de Saúde - o meu "boletim de grávida"

7ª e 8ª (02/09 e 09/09)

01.09.2013 Num encontro de "café", contei às amigas. Acho que nem ia com a ideia de dizer, mas a coisa proporcionou-se e acabei por falar.

Nessa semana também contei aos meus pais e o o homem contou aos pais dele.

14.09.2013
Nova visita ao hospital para confirmar que continuava tudo ok com o meu "boneco de neve". Já nesta altura achava que era um menino. Teria sempre 51% de hipótese de acertar...e assim foi.

Comparação entre 28.08.2013 e 14.09.2013
Em poucos dias, cresceu bastante...


15.09.2013
Comprei as primeiras calças de "grávida".

E no final da 8ª semana, alargamos a noticias às "famílias" mais próximas.

9ª e 10ª (16/09 e 23/09)

18.09.2013 - Comuniquei à entidade patronal sobre a minha gravidez.

 21.09.2013
Comemoração do aniversário do homem em Peniche. Nada de bebida para a menina!

 
 26.09.2013
Pedido da filhinha para o papai: sopa de feijão seco. Muita sopa comi eu durante a gravidez! e só me fez bem.

11ª e 12ª (30/09 e 02/10)


30.09.2013
 Consulta de saúde materna para acompanhamento.
06.10.2013
Achava que estava com a barriga enorme e que se via à distância!

13ª e 14ª (07/10 e 14/10) 
08.10.2013  
A primeira "grande" ecografia na clínica  MDeia. A Cristiana foi comigo para "conhecer" o seu afilhado.

13.10.2013
O primeiro presente para o bebé.

Os cuidados do primeiro trimestre:
Muito creme desde o primeiro minuto para combater as possíveis estrias.
Os suplementos para garantir que a saúde dele e minha, ficavam nas melhores condições.
O meu investimento literário - que valeu todo o dinheiro que paguei por ele.

Considerações Gerais:

Enjoos e Náuseas – Nunca senti enjoos ou náuseas. Os únicos cheiros que "desguestei" foram o café e o chá. Vai-se lá saber porque!...mas a situação voltou à normalidade no 2º trimestre.
Sono e Cansaço – Fiquei com um cansaço e sono desmedido. Abrir a boca era uma coisa que fazia de 5 em 5 minutos e só queria chegar a casa para descansar.   

Exercício Físico – No principio ainda fiz, mas a energia era muito pouca e por isso, foi regelado para 2º plano.

Peso – No dia que fiz o teste, pesei-me: 66kg. O trimestre acabou 66.2Kg. Saldou-se 200gr a mais na balança.

Alterações Físicas  –
Peito - Uma sensibilidade sem explicação (ou melhor, têm explicação: gravidez).
Barriga - Senti bastante inchaço e olhando para trás, achava que tinha a barriga enorme! quando ainda nem se via!

Alimentação – Não tive nenhuns apetites absurdos. Lembro-me que me apetecia sopa de feijão seco. 

Ansiedade e parte emocional – Não fiquei ansiosa. Tudo muito sereno. Andei ainda ando feliz, mas feliz da vida!

No primeiro trimestre, foi tudo novidade e parecia que as coisas evoluíam muito rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário