sábado, 24 de agosto de 2013

Férias Dia III a VI

Depois de deixar tudo para a ultima da hora, decidimos ir para o Alentejo fronteiriço e dar uma fugida a Espanha. A seguir ao primeiro passo do itinerário, marquei os hotéis. Sou muito fiel e acabo sempre por faze-lo através do booking.com. Nunca tive problemas e acho bastante fiável a maneira do site funcionar.

O objectivo destes 3 dias e meio: 
*Descansar
*Conhecer
*Piscinar (que é um verbo que gosto de aplicar no Verão!)

4ª, 21-08-2013

. Estremoz
. Portalegre
.Elvas

Portalegre...
Onde almoçamos uma Sopa de Tomate (mas daquelas bem Alentejanas!!) divinal!!! 
3.50€ a tachareta. Se soubesse que era tão boa, nem tinha pedido o 2º prato e comia mais sopa.

Às 14h00 fomos para Urra (a uns 7Km de Portalegre), para fazer o check in no Hotel:

"Monte dos Apóstolos" - Turismo Rural
60.00€

Wifi - esqueci de verificar.... como não tive tempo, nem perguntei!



Ficamos no "Quarto Branco", cuja decoração era bem pitoresca e rural. 







O quarto tinha uma varando com vista para os montes alentejanos.
Quando marquei os alojamentos, os requisitos principais foram: preço, localização e "ter piscina".
A ideia era aproveitar para descansar na piscina e conhecer terras pelas quais nunca tínhamos passado, ou que já tínhamos visitado há muitos anos.


(ainda o resto da manga que veio desde casa numa lancheira térmica)

Como tínhamos almoçado em Portalegre, andámos uns 60Km e fomos até Elvas para jantar.

Agora a sério: porque é que os alentejanos e espanhóis, acham que fica tudo melhor acompanhado com batatas fritas? Obviamente que só come quem quer, mas podiam ter outras opções disponíveis (qualquer coisas mais parecido com salada e legumes!) 
Perguntamos sempre: "vem acompanhado com...?" e a resposta é invariável : "batatas fritas". Eu só faço mesmo a pergunta para ter oportunidade de dizer  "e não podia trocar as batatas por outra coisa?".
Na maioria dos casos são prestáveis e acedem. Neste caso pedi febras grelhadas com...esparregado (que estava bom demais, mas parecia migas!)

Voltamos a Urra para dormir. O pequeno almoço só era servido a partir das 9h00. Eu acordei às 7h00 (relógio interno está formatado!) e escusado será dizer que já estava  a varrar com fome!

*Salada de fruta - 100% natural = sem frutas de conserva, sem açucar ou adoçantes, sem "sumos". Muito boa escolha!
*Café com leite - eu estava mesmo com muita fome! Aquela mistura estava era um mimo!
*Pão Alentejano - não é dos pães regionais que mais goste e para além disso já não comia "branco" há muito tempo. Mas há falta de melhor...pelo menos era fofinho e fresco!
*Doces caseiros: a quantidade de açúcar deve ser grande, mas eram realmente "diferentes"
A escolha era grande, mas optei por "Kiwi" e "Tomate"


Obviamente que tomamos o pequeno almoço na 5ªfeira dia 22, mas como faz parte do alojamento do dia 1, vou sectoriar assim!

5ª, 22-08-2013

.Cáceres

Saímos de Portalegre em direção a Cáceres. Foram 120 Km de estradas com algumas curvas do lado português, mas as estradas espanholas ajudaram a recuperar o atraso.

Chegados a Cáceres, fomos ver a cidade, procurar um sitio para almoçar, passear mais um bocado e fazer o check in às 15h00 (pensávamos nós!). Esqueci-me por completo da diferença horária de 1h! 
Realmente, às 12h43 um Sr. perguntou-me as horas, eu olhei para o meu relógio e respondi-lhe. O homem só dizia "2h?". Eu pensei "realmente o curso de espanhol não ajudou grade coisa! Nem consigo fazer-me entender!" Possivelmente o Sr. tinha uma ideia mental de que seriam perto das 14h, mas eu disse-lhe que eram 12h43 e ele ficou confuso!


"Barceló V Centenario"
55.00€ (sem pequeno almoço)
O hotel fica na cidade, mas não é central. Eu sabia disso quando fiz a reserva, mas o que me interessava (mais uma vez!) era a piscina. Como tínhamos carro, não foi nada impeditivo.

Pequeno Almoço - em todas as estadias que já tive, fiquei sempre com pequeno almoço incluído. Evita o transtorno de termos de sair e procurar outras soluções e come-se à fartazana.
Neste caso, meti de parte essa opção. Ficava 14€ por cada pequeno almoço x 2 = 28.00€ ?!!!??? Um abuso. Com esse dinheiro, deu para tomarmos o pequeno almoço e almoçar! 

Wifi - grátis
Os quartos são modernos e espaçosos. A cama tem uma largura de pelo menos 2 metros (muito bom!!!)
A casa de banho, não é assim tão moderna...
A vista do quarto:
...e passados 15 minutos lá estávamos nós:

No final da tarde, fomos novamente explorar as imediações de Cáceres e aproveitar o ar (não muito fresco = 35ºC às 20h00)


Acabamos por "jantar" tapas na Plaza Mayor. Porque não há cidade espanhola que se preze, que não tenha uma!
O jantar foi uma combinação de água e tapas...

, mas finalizamos o dia com um gelado de iogurte!

6ª, 23-08-2013

.Penha Garcia
.Monsanto
.Monfortinho

Saímos de Espanha e rumamos a Portugal:
 Onde o Tajo/Tejo começa.
 Os nossos lanchinhos foram quase sempre os mesmos: 1 peça de fruta (que ia variando) com frutos secos.

Penha Garcia:



 Monsanto:



Nesta fotografia estão a ver uma "pessoinha" de camisola branca sentada na base da pedra? 
Sou eu. As pedras deste sitio devem ter sido bem adubadas! O homem ainda teve força para subir ao Castelo, eu fiquei à sua espera. Na volta tirou esta foto para me lembrar da minha pequenez!


Monfortinho:

"Hotel Astoria"
65.00€

Era bastante bom para 3 estrelas. A decoração era tradicional, mas requintada e bem cuidada. 
O quarto não tinha secador de cabelo (não me fez falta), nem mini-bar - mas o que eu queria era mesmo meter as minhas coisas no fresco, não era propriamente consumir!

Wifi - 5.00€ a hora = roubalheira






Piscina!!!

Tivemos algumas dificuldades em encontrar sítios aceitáveis para comer.
 Nas terras mais pequenas, normalmente só encontrávamos "tascas", que tinham como característica dominante um elemento masculino à porta com uma mini na mão e nenhum cliente lá dentro.
Não tenho nada contras as "tascas"!, mas convém saber de antemão se valem ou não a pena.

Depois de andarmos bastante de trás para a frente e da frente para trás, acabamos por jantar no restaurante "O Paladar" em Monfortinho e não nos arrependemos da escolha.
Obviamente que a espetada de lulas vinha acompanhada de batatas fritas, mas pedimos para substituir por arroz!
 ...e para não variar, a sobremesa foi melão!

 Pequeno Almoço:
A nível de fruta fresca era fraco - só tinha melão e ameixa já que a restante era em conserva.
Pão: tinha escolha entre branco e integral. Para quem quisesse, também havia croissantes e outros bolinhos.


Sábado, 24-08-2013

.Castelo Branco
.Sertã
.Centro Geodésico de Portugal

Depois de tomarmos a primeira refeição do dia, rumámos a Castelo Branco, onde estivemos um par de horas:





Vista do "Castelo":

Durante estes dias, passamos por inúmeras localidades. Apesar das distâncias não serem muito extensas, demorávamos muito tempo a faze-las, especialmente devido às curvas. Por exemplo, para percorrer 70Km demorávamos cerca de 1h20m. 
 Obviamente que não deu para conhecer todas, mas fizemos mais algumas paragens em sítios que consideramos interessantes. 

Centro Geodésico de Portugal - quem conhece o meu pai pessoalmente, sabe que ele fala deste sitio com grande frequência!
 Rio Zêzere:

Chegamos a casa no final da tarde, depois de uma passagem estratégica pelo supermercado. Lembrei-me a tempo que o frigorifico tinha ficado cheio de....ar!

Depois de 4 dias a comer arroz branco como acompanhamento das principais refeições, os nossos desejos penderam para peixe grelhado com qualquer coisa verde! O homem já estava a "subir pelas paredes por causa dos acompanhamentos pobres. 
Para nao variar escolhi salmão para mim e o homem deliciou-se com 600gr de Dourada. Os acompanhamentos foram comuns aos dois: batatinhas cozidas e bróculos ao vapor.

Penso que esta foi a ultima viagem que este mapa fez. Depois de nos acompanhar por uns bons anos, está na hora da reforma... 

Ponderei nem meter os totais dos gastos e Km, mas curiosamente começamos a fazer comparações com o ano passado e foi logo ao blog que vim ver. Asim sendo, aqui fica para mais tarde comparar:

3 noites, quase 4 dias

1.020 Km

Combustível = 77.00€
Alojamento = 180.00€
Alimentação= 158.00€

Notas:
. Dia : em média entre 30ºC a 36ºC: andei sempre de óculos de sol e boné e com protector factor 50.
.Noite : em média 26ºC;



Na próxima segunda é dia de retornar ao trabalho, mas até lá ainda tenho amanhã. Há que aproveitar até à última!

5 comentários:

  1. é tão bom passear, conhecer, descansar ... viver :) parece que aproveitaste bem estes dias :) curte o resto das férias :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Foste a sítios bem bonitos e parece que aproveitaste as férias ao máximo. Este ano andei sempre de boné e protetor 50, mas sem óculos de sol, para minimizar as marcas :) Eu tenho um trauma qualquer que me faz odiar andar de carro, principalmente em estradas com curvas, mas quero superar isso e fazer uns fins de semana fora até ao fim do ano. Beijo e obrigada pela força

    ResponderEliminar
  3. Beeem, que belas férias! :) Este ano também passei por Monsanto. Na zona da Estrela há muitas dessas pedras bem adubadas! ;)
    E os gastos não foram muitos, em combustível então... para mais de 1000km, nada mau! :)

    Beijinhos e boa semana de regresso**

    ResponderEliminar
  4. Que fotos lindas da minha zona!!! O centro geodésico fica a cerca de 15 km da minha terra!!! que saudades!! bj

    ResponderEliminar