quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mais uma dieta da moda...

No sábado, depois de fazer uma voltinha de bicicleta de 1 hora, refastelei-me a lanchar e a passar os olhos pelas revistas. 

Nota: andar de bicicleta e tirar fotografias ao mesmo tempo, não é muito prático.

Depois de dietas da lua, do sol, das cores, descobri mais uma dieta da Moda! Todas os anos, aparece um tratamento que propõe resultados milagrosos e rápidos. Esta é mais uma que vem e que vai.
Eu não como com a boca dos outros, nem eles com a minha. Não palpito os regimes alheios (a menos que me perguntem). Acho que cada qual deve de decidir o que é melhor para si tanto a nível físico como mental.
No entanto, não me parece nada equilibrado, fazer o nosso organismo passar por um jejum (ou semi jejum) 2 dias em cada 7, porque nos restantes 5, "pode comer livremente batatas fritas, bolachas, bolos". Não duvido que se perca peso e que se volte a ganhar à mesma velocidade, mas não se perde também saúde?
Não me estou a referir a casos de perder uns 5kg - já que para perder este peso bastará um um mês e pouco- mas sim a casos de excesso de peso e de obesidade. Normalmente é este "público alvo" o mais vulnerável a acreditar que a vida vai mudar porque há uma nova dieta que promete resultados na balança em menos de nada.

Há maneiras mais equilibradas de se fazer uma reeducação alimentar.
Procurar um nutricionista ou aconselhamento junto do médico de família. Tentar promover a saúde e apostar na educação alimentar das crianças - mas aqui os pais têm que desempenhar um papel activo. Talvez porque a minha educação alimentar desde tenra idade, sempre foi muito pobre...ou rica demais em bolachas, bolos, chocolates- sei que sou muito sensível a estas questões. As acções dos adultos influenciam diretamente a vida das crianças e se conseguirmos dar um exemplo melhor, porque faremos pior?

Parte ainda pior...esta "dieta" é obra de um Médico. Joana, eu sei que não irias fazer isto!



8 comentários:

  1. Sabes que hoje estava a falar em ti quando me mandaste o comentário? Estava a contar à minha avó que estava relativamente triste porque ainda só tinha contado do pedido de casamento a um dos meus amigos da faculdade, mas que mal pude esperar para te contar a ti (é claro que a minha avó nunca decora o teu nome, mas já sabe que és 'a moça da terra do Pedro que eu conheço'!) ;)

    Em relação à dieta, é de facto uma parvoíce. Mas as pessoas querem resultados rápidos custe o que custar, e acabam por se desligar completamente do que é bom para elas ou não :(

    É oficial, no fim-de-semana estou aí ;) Depois diz se puderes combinar alguma coisa ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és "a Joana -aquela rapariga que estuda para médica, que é de Leça, mas mora Lisboa e namora com um rapaz da Benedita"...o teu nome é mais comprido que o meu :)

      Recebi mensagem! Estou com saudades de falar contigo ao vivo e a cores!

      Sabes que das últimas vezes que estiveste cá, o tempo melhorou substancialmente.
      Ver se acontece a mesma coisa :)

      Eliminar
  2. E o pior é que há pessoas que seguem isto religiosamente... não entendo!
    Para mim, a dieta da moda é a da Ágata Roquete, há nn blogs a falar disso, mas sinceramente cortar hidratos de carbono quase por completo, mas permitir cola zero não me convence. Sim, perde-se peso, mas e depois? A manutenção é 100 vezes pior do que a perda, na minha opinião.

    Li este blog de fio a pavio e só te digo que fiquei super feliz de ter onde te seguir, estava com saudades tuas :). Já para não dizer que me sinto lisonjeada por ser uma das pouquíssimas pessoas com que o partilhas...
    Por acaso já tinha reparado que comentavas com uma imagem nova, mas sinceramente nunca cliquei lá no link :)
    Beijo grande amiga!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweet,
      Manutenção tem de ser para a vida. Por isso é que é tão difícil!É o que que digo, perder peso não me custa. O que custa é manter!

      Também reparei nisso da Coca-Cola! Muito saudável!

      Tenho de arranjar uma imagem nova de moi meme, mas ainda não arranjei vagar para fazer a edição da imagem. Em abono da verdade, tenho de encontrar uma fotografia recente com algum jeito! Não está fácil :)

      Eliminar
  3. Ao início pensava que te estavas a referir à "dieta dos 31 dias", que agora está sempre a ser noticiada no fb... Esta ainda me parece mais sem cabimento, mas que sei eu, não sou nenhuma profissional... Qual a lógica de comer lasanha e pizzas?? Ah, pronto, depois faz-se jejum... isto é saudável??
    Adiante, gostei de ver o teu passeio de bicicleta (eu nem me atreveria a tentar tirar fotos em andamento!) :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lu, não sabia que estavas de volta :D fico muito contente, já li tudo o que publicaste desde o regresso, mas comento tudo aqui. eu também gosto de fazer do blog (e mais recentemente do instagram) um baú de recordações :)

    foste ao rio?? que inveja ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Eu não consigo fazer dieta mas, simplesmente tento de 2ª a 6ª feira ter "ordem" na minha boca.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar