domingo, 21 de julho de 2013

Domingo bom!

Depois de uma noite de insónia desalmada, às 6h30 levantei-me. Já que não conseguia dormir, fui fazer coisas úteis (passar a ferro).

O pequeno almoço só veio por volta das 8h00 e não me apetecia pão, nem papas de aveia.
 Solução: Panquecas!

...com tudo de bom: farinha de trigo integral, farelo de aveia, linhaça, sementes de papoila, queijo philadelphia light, ovo e mel.

Ainda deu tempo de ir a Caldas da Rainha, dar uma voltinha que contou como exercício.

Parque Dom Carlos I - Caldas da Rainha

 Jardim Romântico do Século XIX - criado em 1889 e posteriormente remodelado em 1948.

 Esta zona está interligada ao Hospital Termal que deu nome à cidade. Conta a história que a Rainha D.Leonor, mulher de D.João II, após ter experimentado os beneficios das aguas termais da localidade, mandou construir um hospital, tendo-se formado uma povoação circundante que ficou conhecida como "Caldas da Rainha".

 O Parque está, na sua maioria, bem cuidado e tratado. Há no entanto paredes com graffitis desconexos e sem arte...mas sei que é difícil andar sempre a limpar os "Amo-te Bruna".
É animado durante o dia com: campo de ténis, esplanada, coreto, barcos para alugar e fazer uma passeiozinho no lago (é mesmo "inho" porque é pequeno). Podemos imaginar a burguesia de outros tempos, a passear com as sombrinhas e a bebericar um chá.

Reparei também numa aula de ginástica ao ar livre - creio que estava integrada num centro de spa e ginásio - mas desenvolvem-se bastante atividades físicas e culturais ao longo do ano.
Para além disso, encontramos um edifício lindíssimo, que poderia ser recuperado para Hotel ou para Museu. Mantendo aquela arquitectura, era sucesso garantido. Dentro do Parque também está localizado o  Museu José Malhoa, pintor português do século XIX. 


Apetecia-me ficar mais tempo a passear... mas tinha marcado um compromisso prioritário:

A comemoração do 3º aniversário da....


Almoço, Lanche, Jantar (porque o que comemos devia dar para isso!)...

Foi aqui:

Casas da Gralha - em Casal de Vale de Ventos - Serra d´Aire e Candeeiros.



5 comentários:

  1. Foi mesmo um domingo bem passado!
    Agora as festas dos miúdos é outro nível... no meu tempo era umas gomas, sandes de fiambre e queijo cortadas a metade, suminhos... e já era uma alegria! lol :)
    Gostei do "Amo-te Bruna!" :D

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Hello :D

    Insónia é horrível mesmo. Passei assim a noite de Sexta para Sábado, não foi nada agradável! Espero que hoje durmas melhor :)

    Passa-me a receita das panquecas! Queria começar a experimentar fazer panquecas mais saudáveis (não que as minhas sejam assim tão más, mas pronto!) :)

    Acho que estive no parque quando fui às Caldas há dois anos, mas confesso que não tenho bem a certeza :) A história da terra é bem gira, já conhecia. Sabes que as Caldas é um dos sítios onde eu e o Pedro ponderamos viver? Parece tão pacato :)

    A festinha pareceu gira :) Por cá também vamos ter festa na Terça porque o meu irmão faz anos, e aqui a escrava vai ter de fazer duas sobremesas (olha eu a fazer de conta que me importo!) :)

    Bem, hora de ir deitar ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, sabes que eu sou muito olhometro, mas deve de ter sido mais ou menos:
      *20 gr de farinha de trigo integral *10 gr de farelo de aveia*5gr linhaça dourada*sementes de papoila (talvez uma colher de chá)*2 colheres de chá de philadelphia light* mel (talvez 1 colher de sobremesa)* sumo de meio limão (esta parte tu gostas!!!)*1 ovo inteiro - o ovo era biológico das galinhas do pai e por isso é que as panquecas têm cor de pão de milho....amarelinhas! Aquelas gemas são mesmo muito poderosas.

      Bati na varinha mágica para ligar bem e pronto!

      Talvez até tenha metido mel a mais, mas como não levou banana, estava com receio que ficassem salobras de não serem doces.

      Caldas - eu também acho um sitio bastante agradável para viver. É pacato, mas com charme :)

      Eliminar
  3. Olá,
    mas que domingo tão bem passado :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  4. Ai Luciana, que saudades que tinha tuas!!! Estou mesmo feliz por teres voltado, já te tinha dito que me inspiras aos montes! Agora vou ler tudinho o que escreveste que estava a precisar de me inspirar... Beijo grande

    ResponderEliminar