Avançar para o conteúdo principal

Saborear a comida e as Coisas do meu f-d-s #6...

Tenho grande dificuldade em saborear realmente tudo o que a comida tem para oferecer. E porquê?

Porque como muito rápido.  A minha cabeça assume automaticamente que se é para ser feito, o melhor é despachar a coisa. Errado! Tenho seguramente que melhorar este ponto.
Não é pelo facto de eu comer mais rápido que engordo. As quantidades são as mesmas, já que, para o trabalho levo a marmita feita e em casa quando monto o prato não vou “penicar” mais à panela. As calorias que ingiro são as mesmas, mas do ponto de vista da digestão, uma melhor mastigação leva a uma melhor digestão.
Além disso, fazendo uma ingestão mais lenta, posso saborear melhor os alimentos. Está decidido -pela milésima vez = vou tentar mastigar mais devagar.

Para o meu caso não posso o aplicar: o evite ler, ver televisão, conversar ao telefone. Se deixar de fazer estas coisas, ainda como mais rápido! Não tenho paciência para estar apenas a comer e se o vou tentar fazer durante um período mais alargado não é viável que não esteja a fazer mais nada nesse período. Sim!, porque eu sou daquelas pessoas que têm dificuldade em fazer uma coisa de cada vez, mas também ando a tentar melhorar este aspecto já que supostamente quando se concentramos apenas numa tarefa de cada vez, o resultado é mais rápido e melhor.

E o que é que se passou este f-d-s?...

Papas de aveia com banana...
Maçãs...(muitas!!!!)

TOMAR
Foi uma visita muito inesperada e por isso curta, mas Tomar tem bastante para ver... 






Pedi uma torrada mas não sabia que era tão grande!
Os pacotes de açúcar foram "arrecadados" e vieram comigo para casa (como sempre!).

Boa semana para todas...

Comentários

  1. Gosto das fotos. Estão com uma cor bonita.

    ResponderEliminar
  2. Eu era exactamente como tu. Mas fui tentando melhorar e hoje em dia sou sempre a última a sair da mesa. Tento pousar os talheres mais vezes, beber mais goles de água... Prquenos truques.
    Quanto a comer a ler ou ver televisão, sou como tu, enquanto estou a comer tenho de estar distraida com mais alguma coisa.
    Boa semana =)

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem sou assim. Ao almoço leio, ao jantar vejo televisao. E tambem sou sempre a primeira a acabar apesar de me servir em ultimo lugar :) Acho que ja e defeito de fabrico. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Um dos problemas que me tenho vindo a debater é exactamente esse: o comer rápido! Estou muito melhor, mas quero poder estar melhor ainda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Luciana!
    Não é a primeira vez que passo por aqui e leio o que escreves, mas hoje decidi comentar pela primeira vez.
    Também eu estou a tentar melhorar esse aspecto. Realmente sempre comi muito depressa... Mas estou melhor. Nunca é tarde para nos tentarmos melhorar, seja no que for :)
    Vou seguir o blogue.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. nossa, que delicia de lugar!!!! As fotos estão liiindas!!! E as comidas tb! Legal demais...
    Eu tb tenho dificuldade na velocidade de mastigar e em parar para só comer, eu prefiro ver tv ou algo.. mas fico ligada na refeição, eles falam pra n fazeroutra coisa pra nao sair engolindo a comida sem perceber, ai eu presto atenção na comida e na tv ao mesmo tempo, ajuda! hahahaha
    Bjos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Já sabes que eu também sou assim em relação à comida, custa-me mesmo abrandar a velocidade a que como. Se estiver na conversa com as pessoas ainda consigo que demore mais um bocadinho, mas quando estou sozinha é o descalabro. É uma questão de ter consciência durante o acto de comer, dedicar-lhe toda a atenção... mas não é fácil!
    Tenho uma foto em Tomar praticamente no mesmo sítio que tiraste a tua! É uma terra bonita.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Eu antes era como tu, também comia muito depressa. Depois de conhecer o R. comecei a comer mais devagar pois ele demorava o dobro do tempo, e agora até sou eu que como mais lentamente. Só volta o habito de comer mais depressa quando estou esfomeada e depois sinto no processo da digestão. Fazes bem em tentar combater esse hábito!! bjs

    ResponderEliminar
  9. eu também tenho esse defeito, como muito rápido. à hora de almoço então, como tenho de 'comer e seguir', é sempre a abrir. acho que não é por isso que não saboreio a comida, mas tenho a certeza que comer mais devagar traz mais vantagens...
    beijinho (as fotos são com a máquina nova? excelente qualidade :)

    ResponderEliminar
  10. Olá olá :D

    Snif a tua nova máquina fotográfica fez-me lembrar da dos meus pais, que tira fotos tão fixes e que está tão longe :P Ainda bem que já falta pouco para o Natal :D

    Estou na Benedita, mas nem sequer consigo levantar-me do sofá :D Não há problema, no fim do mês vou cá voltar e combinamos :D O que me lembra que devíamos voltar a combinar um certo almoço que anda esquecido ;)

    Eu também achei Tomar mesmo muito giro, e as tuas fotos estão fantásticas :D

    Beijinhos Luciana :D

    ResponderEliminar
  11. Olá Lu :)

    também sofro do mesmo mal. quando gosto muito de uma comida sou tipo um aspirador. desaparece em segundos! mas aos poucos tenho tentado comer mais devagar porque assim consigo perceber quando é que estou a ficar cheia ou saciada

    beijinhos
    (agora um aparte, quando fazes pão na MFP e fazes um mix de farinhas, qual é o programa que usas na maquina?)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Um caso cabeludo...

Como é do conhecimento geral ( ou não!), a minha "área capilar" é dos sítios onde mais dinheiro tenho investido. Isto desde 2000 e troca o passo...
Sabem quando as mulheres se sentem invejosas com alguma coisa no corpo de outra mulher? Pois...a coisa que eu mais invejo é uma farta cabeleira e ver cabelos novos espetados a nascer! Esqueçam lá as coxas trabalhadas e os braços definidos! Se eu pudesse açambarcar alguma coisa de outra pessoa, era um cabelo mais farto.
Com a gravidez, não dava para fazer grande coisa, já que a maioria dos produtos eram contra indicados. Estava perfeitamente mentalizada que só iria retomar os tratamento lá para Outubro (supostamente seria quando deixaria de amamentar). Como as coisas tomaram outro rumo, deixou de haver razão para não atacar o mal pela raiz!
Alguns dias depois de ter parado a amamentação por completo, voltei aos cuidados capilares. Durante a gravidez o cabelo andou "o normal". Não senti "aqueles" benefícios tod…

Cuidados da pele - Rotinas e ácidos "The Ordinary"

Não sou dermatologista, nem facialista, nem especialista de coisa nenhuma, por isso a informação deste post reflecte a minha experiência pessoal e o que tenho pesquisado e lido em publicações que considero fidedignas.
Se me falassem há uns anos de "peeling" ou achava logo que era uma coisa muito radical e por "exfoliante" entendia que era aquela pasta dolorosa tipo "areia com agua". Com as pesquisas, fui entendendo as coisas de uma maneira diferente.

Adoro ouvir falar quem sabe realmente sobre produtos e explica as coisas de maneira que os leigos entendam. Recomendo vivamente duas senhoras que trabalham na "beauty industrie" : Caroline Hirons (UK) e  Stephanie Nicole (US) .

A minha pele da face sempre foi "boa". Não tive grandes crises de acne, nem marcas muito visíveis e sempre suportou confortavelmente as minhas oscilações de peso. Nos últimos anos, tenho-me preocupado mais com a qualidade da pele e menos com a maneira de disfarçar as im…

Road Trip Summer 2018 - Espanha!!!

Foram 6 dias "a andar".
Da Benedita seguimos para Toledo, onde passamos uma noite. De Toledo fomos para Albir, na zona de Benidorm onde estivémos 3 noites e exploramos as praias dos arredores. No regresso, ficámos uma noite na Ciudad Real e só depois rumámos a casa.
2190 Km depois, 880,00€ a menos na carteira, estes são os vídeos dos nossos dias, desde a preparação até à chegada:








E foi assim que passamos os primeiros dias das nossas férias de verão.