sábado, 8 de setembro de 2012

Fotografar o que se come….


Pode ser difícil entender o facto de eu tirar frequentemente fotografias à minha comida, mas para mim é algo que faço com bastante naturalidade e a máquina fotográfica anda sempre a reboque.
Se o faço num local público, tento ser o menos espalhafatosa possível até porque, quem está comigo não deve ficar com vergonha por eu o fazer, mas de qualquer maneira, o homem, família e amigos já se acostumaram a essa rotina e com o que “os outros” pensam posso eu bem viver.

Já me disseram por diversas vezes que a minha comida tem bom aspecto e que fica sempre bem. É claro, que há situações em que, para sair uma fotografia que eu goste, tenho de disparar 20 vezes e confesso que a minha paciência tem os seus limites - muito curtos por sinal!
Dá-me satisfação que a comida tenha uma aspecto apetecível e se no principio fotografava para ter uma ideia das porções e do que comida, agora, quando tiro uma fotografia à comida, não penso em calorias nem em porções, mas sim: “aqui está um prato saudável e que tem bom aspecto!”

Pelo facto de andar sempre com a tralha toda atrás de mim, os meus equipamentos – máquina fotográfica e telefone ficam com aspecto de guerra. Ups....!!!A minha "Lumix" já tem mais de 2 anos. Suponho que não se lembram deste post...?

Nos últimos meses, comecei a pensar em adquirir uma máquina nova, com mais potencial. Tinha algumas limitações financeiras e se no início ainda ponderei fazer um esforço para adquirir uma "Reflex", mudei de ideias devido ao peso e ao tamanho. Gosto do conceito da "máquina a puxar para o profissional”, mas isso não se adaptava à facilidade de transporte, sentido prático e discrição – características que eu no fundo procurava. Decidi-me por uma “Compacta Avançada” e a escolha cabeça ficou feita quando vi uma “Nikon” – Coolpix S9300 a 299€ e hoje fiz a minha aquisição na Fnac. Para tirar proveito das potencialidades, vou ter de ler o manual!
Jantar de hoje...
...tirada pela minha nova companheira:


Na quinta-feira à noite, fui beber cafezinho com a Joana
Pois está claro que não conseguimos fechar a matraca e ficamos na conversa durante 3 horas.
Tentamos fazer uma sessão fotográfica, mas o nosso meu aspecto aquela hora, já não era dos melhores e fiacmo-nos pela sessão fotográfica de mãos. 



Na sexta feira andei assim...
. Café - para combater a falta de energia;
.Voltaren - para ajudar na recuperação do joelho;
.Brufen - para dar cabo da dor de cabeça.
Ninguém diria que tenho a idade que tenho...Uns 70 ainda bem davam, mas 32 não passaria pela cabeça de ninguém :)

Bom resto de f-d-s!!!

6 comentários:

  1. Olá Luciana :D

    a tua nova maquineta tira fotografias com optima qualidade. também devia trocar a minha, mas há outras prioridades neste momento.

    a minha familia e amigos não sabem que tenho um blog, e no inicio quando comecei a fotografar as minhas refeições acharam muito estranho, o meu pai até dizia "também podes tirar uma fotografia co meu prato" lol perguntavam sempre porque é que eu fazia aquilo, e eu respondia sempre "ah é para mostrar à Joana" (uma amiga).

    hoje, embora tenha a certeza que continuam a achar estranho, já não dizem nada. à frente de outras pessoas e em locais publicos nunca experimentei fotografar, portanto ainda nao fui alvo de olhares estranhos.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu também ando sempre com a minha máquina na bolsa, mas é mais para estar sempre disponível para registar as aventuras dos meus filhotes ou alguma coisa especial que se passe no meu dia. Espero que ela dure muiiiiitos anos (já tem cerca de 6 anos), porque por aqui as finanças também não estão para grandes gastos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Luciana =)
    Também já ando há uns bons tempos a pensar em comprar outra máquina fotográfica ( a minha já é velhinha), mas vou sempre adiando, adiando.. Enfim.. Mas a tua nova amiga é muito gira =)
    Bom fim de semana e espero que essas maleitas todas passem rápido =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Têm umas mãos bem bonitas! :)
    Eu acho normalíssimo que fotografes a comida, quem não gosta da sua dose de "food porn", como dizem pelas américas?! ;p

    Bela aquisição! Espero que tires muitas e belas fotos com a nova menina! :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. eu sou louca pelas nikon, mas mais profissionais. um dia hei de ter uma :) mas por enquanto a minha velhinha sony cybershot dá ;p
    tem uma boa semana *

    ResponderEliminar
  6. Devo-te dizer que:
    * fazias um excelente trabalho com a lumix (mas agora é que vai ser!!!!)
    * nikon é uma boa marca de maquinas
    * eu tenho uma reflex, e concordo ctg nisso. Eu já nao ando com carteiras de "senhora" desde que a tenho. agora ando sempre com a maquina da maquina (mais o resto da tralha da merenda)
    * vocês têm umas mãos muito bonitas :D
    * as melhoras :)
    * beijinhos grandes

    ResponderEliminar