segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Coisas do meu f-d-s #5

O f-d-s já está passado e hoje foi dia de regresso ao trabalho.

Confesso que estive com uma grande ressaca de cansaço e sono e já vão perceber porquê...

. Na sexta feira, ainda conclui a maior parte das tarefas, o que implicou deitar-me depois da meia noite... para me levantar às 5h23.

. A foto reportagem é em linhas gerais...fizemos muitos quilometro e vimos coisas que não íncluo aqui, mas deixo o que considero principal na nossa viagem à Capital.

Sábado, 18 de Agosto 2012

.Arrancamos da Benedita às 8h23 (achei piada ser exactamente 3 horas depois...)

.A primeira paragem planeada seria o Castelo de São Jorge mas sem querer demos com a Feira da Ladra, estacionamos o carro e fomos desbravar a área...
 Feira da Ladra
Panteão Nacional
Graça e a vista de lá...

Café para ganhar força! = paragem para ir ao wc
Miradouro Portas do Sol
Museu da Àgua (vai-se lá saber, mas o homem quis ir...)
Igreja São Vicente de Fora
Castelo de São Jorge

Calçada Portuguesa + Subidas + Descidas = Fizeram muito mal ao meu joelho "doente"
Retorno ao carro e aplicação de Voltaren

Almoço:

Para mim era o sumo. A cerveja é o cenário do homem.
Bifes de frango grelhado
Museu da Electricidade...
Onde pude usufruir dos sofazinhos porque fui mais rápida que o homem a ver a exposição!
Pezinhos já inchados...

A neblina da tarde !?!
O Parque das Nações

E como é que conseguíamos saltar de um lado para o outro tão rapidamente?
Porque usamos o Yellow Bus como transporte.

Rua Augusta e Terreiro do Paço
Gostei bastante do ambiente de Plaza Mayor que deram ao local

O MUDE fica registado para uma próxima visita, mas sem homem...


Eu  estava com uma fome daquelas e tivemos de parar para um Lanche!!!
Tosta mista com tomate e rúcula.
...e seguimos para o Chiado


Praça da Figueira...
e rumamos ao Hotel que era pertinho dos jardins da Gulbenkian... 

Sana Executive Hotel  ***  - Av. Conde Valbom
= 69€ para 2 pessoas com peq. almoço incluído.
Eu sou daquelas que tende a aceitar bem os maus dias dos outros, mas realmente...o staff deixou a simpatia em casa e de prestáveis não tinham nada.  Muito desorganizado!

Jantar!!


Salmão grelhado...

Mais outro requisito do homem...ir ao Hard Rock Café.
A vontade foi feita e fomos só beber um cafezinho.
...para a seguir tomarmos o electrico e subir ao Bairro Alto

...já passei essa fase de bares e não nos fizemos velhos. Descemos novamente ao Chiado, onde fomos à casa mais concorrida de toda Lisboa: 
"Santini"
As filas eram consideráveis - tanto de noite ou de dia - mas foi bastante rápido.
Para o homem...um cone com bola de framboesa.
A mim só me apetecia ir para o Hotel e descansar!!! 
...e apanhamos o Metro nos Restauradores para ir embora.

Domingo, 19 de Agosto 2012

O pequeno almoço do Hotel era regular.
 Fora isso, comi queijo e  melão - que era bastante saboroso e doce!
Pequeno almoço reforçado já que o desgaste de turismo é muito!

Próxima Paragem:
Mosteiro dos Jerónimos


Fiquei bastante curiosa com as perspectivas do Alexandre Herculano. Tenho de ir pesquisar melhor!
Museu da Marinha
Este também é o meu lema e leme!

Almoçamos mesmo por ali, enquanto esperávamos o próximo bus


Torre de Belém.
Estivemos na fila cerca de 40 minutos e sinceramente, se tivesse de pagar, penso que não teria valido a pena.

Padrão dos Descobrimentos

...e tomamos o mini bus novamente para fazermos a Rota de Belém.

Pensei que o Cavaco me poderia oferecer um lanchinho, mas não estava em casa...
e fomos lanchar a Pastelaria Suiça no Rossio
Tosta Mista Integral com Galão.

Depois disto, rumamos a casa, onde chegamos às 18h30. Ainda fui fazer sopa, jantar em casa da sogra, desfazer as malitas, tratar das marmitas de hoje... e é por causa disto tudo que estou CANSADA!!

Considerações Finais sobre a viagem a Lisboa:

*Eu já conhecia bastantes coisas, mas passar o f-d-s inteiro e só centrada em conhcer, é completamente diferente;
*Senti-me como se fosse realmente uma turista em qualquer outra cidade Europeia;
*Tal como nas outras viagens, fiquei com bolhas nos pés e o homem já não sabia como andar; Tenho um bronze incrível. Estão a ver os meus óculos de sol?(grandes!!!) Pois é! estão marcados na minha cara e pareço o Robin do Batman;
*Gostei de ver Lisboa cheia de turistas. Fora quem se encontrava a trabalhar, 90% das pessoas  eram espanhóis  ingleses, franceses, americanos, ocidentais. Viam-se famílias inteiras  com muitas crianças o  que de certa forma faz mover a economia;
*Gostei de fazer a Sightseeing Tour pela cidade - Compramos passes de 48horas que dava acesso a 3 rotas diferentes e aos transportes da Carris; Garanto que se fica com um panorama geral muito interessante;
*Gostei do desenrasque dos Portugueses para as línguas. Damos fortes calinadas, mas arranjamos maneira de comunicar o que é preciso;
*O facto da maior parte dos museus ser grátis das 10h às 14h ao Domingo, é uma boa maneira de economizar;
*Não gostei de sentir que os Portugueses poderiam rentabilizar melhor o património projectando o futuro. Parece muito..."está partido? deixa-se estar", quando poderia ser substituido. Esse investimento seria rentabilizado nos próximos anos, garantindo boas memórias e fazendo com que as pessoas apreciassem ainda mais Lisboa;
*A viagem para os dois ficou por 231.65€ (transportes, alojamento, comer...);
*Sei que há locais que não foram devidamente explorados e quero lá voltar: O Jardim da Estrela foi um deles. É muito bonito, mas só fiquei com uma ideia geral já que passei por lá duas vezes em primeiro andar, mas não dava para apreciarmos devidamente;
*Não entramos nos Pastéis de Belém. Gosto da ideia desta imagem de marca de Lisboa. São bons, mas sei onde encontrar outros que não lhe ficam nada atrás.

Vocês conhecem bem Lisboa?

No próximo fim de semana ainda não sabemos o destino e o rumo que tomamos. Mentalmente acho que já percorri Portugal todo e ainda não escolhi nada!

Tenham uma boa semana...

9 comentários:

  1. foi um daqueles fds de descoberta e muito pouco descanso. também já fui turista em Lisboa e gostei., quer do ambiente da cidade, quer das pessoas. pelo menos são momentos que guardamos no baú das boas recordações :D beijinho

    ResponderEliminar
  2. Belo fds, gostei muito do teu relato!
    Também nunca fui ao museu da água, vale a pena? Se valer aproveito um destes domingos. Para a próxima recomendo o Museu do Azulejo, fui lá há pouco tempo e acho que é um museu muito bem organizado. Além disso tem uma esplanada interior muito acolhedora!

    Reparei na sangria, muito bem... ;) Eu também devo estar a ficar velha, porque a última vez que fui ao Bairro foi num jantar de amigas e fomos ao Barthoven, que é um bar de música... clássica! :) É recente e tem uma decoração engraçada.
    Para a próxima que vieres a Lisboa diz qualquer coisa e vamos beber um cafézinho!

    O voltaren também tem sido dos meus melhores amigos ultimamente...

    Beijinhos e óptima semana! (manda bjos à Xi! :D)

    ResponderEliminar
  3. eu morando a 15 minutos de barco de distancia de Lisboa, acho que tenho de a conhecer bem. well isso foi mesmo um fim-de-semana movimentado e digno de uma turista... pode ser que visto que as coisas andam como andam em relação ao património, que tenha alguma coisa para fazer quando acabar o curso (promoção artística e património). well espero que tenhas posto os teus pés de molho, porque de certo que eles precisam!
    boa semana! :)

    ResponderEliminar
  4. Tão querida, pah!!! Tens uma cara tão amorosa!!!

    Estiveste cá e não combinamos nada :(

    ResponderEliminar
  5. Lisboa é linda mesmo ! :)
    tás lão gira Luciana ! :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá querida LU!

    Eu adorei ler este roteiro e de te ver feliz com o teu maridão! Gostava muito de fazer uma visita assim por Lisboa e hei de fazer!

    Nós por cá vamos andando, com irregulariedade nas menstruações, com muitos kilos a mais (voltei a usar roupa de anos atrás)... Vou marcar consulta na ginecologista e ver se é algum descontrolo hormonal. Isso deve estar na origem do meu descontrolo para doces de ultimamente. Sempre tive compulsões por doces mas de forma bastante esporádica e nunca, jamis diária. Enfim.


    Apesar disso, estou calma, sinto-me bem. Já me tenho controlado melhor e estou a tentar voltar ao meu peso.

    Um beijinho e muita energia positiva. *

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia a existência de um Museu da Eletricidade em Lisboa, e fiquei curiosa para visitar! Tem pouco tempo visitei o Museu Da Eletricidade em Seia e gostei imenso, com a desvantagem que a entrada é paga (3€ por pessoa a adulto ou criança). Se quiseres fazer uma visita a Seia, fica a sugestão de visita do Museu da Eletricidade e também o Museu do Pão, e O museu do Brinquedo. E estando tão perto não deixes de visitar as piscinas de água natural de Loriga (uma das candidatas às 7 maravilhas de Portugal). Deixo-te também a sugestão de visitar a minha linda cidade, Viseu que fica na Beira Alta. Uma cidade que junta o que melhor tem a cidade e o melhor da vida do interior. Até 23 de Setembro está a decorrer uma feira anual, A Feira de São Mateus, uma das feiras mais antigas da Península Ibérica. Poderás visitar por aqui o Museu Gão Vasco, entre outros. Para ficares tens o hotel Montebelo que recomendo vivamente entre muitas outras opções. Apesar de não nos conhecermos, se desejares vir até Viseu terei muito gosto em te receber e fazer de Guia turística para ti e para o marido. Não deixes de visitar Viseu, que é uma cidade linda cheia de encantos. bj

    ResponderEliminar
  8. Conheço Lisboa, vivi la 4 anos e agora ha dois meses que estou de regresso. OS meus locais preferidos são o centro, a baixa e a beira tejo. eu sinto me sempre turista quando lá vou, ainda me aconteceu isso no sabado passado.
    Acho que te ficaria muito bem o cabelo curto caso o cortasses.
    Não há nada como tentar conhecer melhor o nosso país!! bjs

    ResponderEliminar
  9. É a minha cidade, há sempre coisas por conhecer, claro. Achei muito interessante esse teu tour! Faltou visitar a Gulbenian, o hotel n era perto? Museu de Arte Antiga, Ruas de Santos, há tanto por ver. Beijocas.

    ResponderEliminar