quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cinco dias diferentes...

Estou de volta de quatro dias muito intensos. Deu para tirar férias das coisas normais e mundanas, ter um bocadinho e descanso, mas não deu exactamente para ter “aquele descanso” em que nos cansamos mesmo de descansar!
Depois de verem a minha foto reportagem vão entender porquê e nem sequer vou mencionar todas as terras a que fomos!
Eu queria descanso. O homem não queria estar parado o tempo todo num só sitio. Este foi o meio termo e até deu certo.

1º Dia – Sábado

. Montargil
. Évoramonte
.Èvora

.Saímos da Bendita às 8:23 (esta hora persegue-me!) e metemo-nos a caminho de 157km até Montargil.
Tínhamos levado comidinhas boas para o almoço já que, se houvesse alguma coisa, seria caro e não tão saudável!

Advertência - A estrela das férias foram os mês pés…



Próxima Paragem: Evoramonte.
 Sempre com o lanchinho atrás…

Destino final do primeiro dia: Évora
…onde ainda deu para “piscinar”.

 Hotel Quinta dos Bastos – Évora = 75€

À noite fomos até à cidade para jantar.
O lugar escolhido foi “O Martinho”, onde comi uma belíssima sopa de tomate com ovos escalfados. Em compensação, o prato do homem era tão pobrezinho e o serviço deixava muito a desejar…


2º Dia – Domingo

.Évora
.Barragem da Amieira
.Mértola
.Minas de São Domingos – Praia Fluvial da Tapada Grande

O café da manhã….


 Aproveitar a piscina até à hora de check out.
A meio do dia, paramos num…sitio - foram tantos que não me lembro o nome da terra já que era à beira da estrada. Para mim: massada de peixe. Divinal!

Fizemos um desvio até à Barragem da Amieira. Muito giro, mas palpita-me que não é para a minha carteira!


Às 16:00, chegamos a Mértola, fizemos o check in no Hotel Rural, que recomendo! Foi renovado recentemente. Está bem localizado e o preço é bom =45€.

Deixamos as coisas e seguimos para a praia Fluvial da Tapada Grande nas Minas de São Domingos. Tem bandeira azul e é um espaço muito agradável porque conjuga as paisagens mais rurais com a praia. Dado a proximidade da fronteira, os espanhóis eram uma boa parte dos utentes.



e o por do sol foi assim!

Regressamos a Mértola, onde jantamos (mal!). Frango assado para dois: 17€. O acompanhamento era…batatas fritas – que pedimos para trocar por arroz, e a salada era à parte. Para a qualidade ficou caríssimo =25€.

3º Dia – Segunda

. Mértola
. Tavira
.Ilha de Tavira

Tomámos o nosso pequeno-almoço num terraço com vista para o rio. Muito agradável!
 E seguimos para Tavira, onde paramos no “Pingo Doce” , para nos abastecermos de coisinhas boas já que não queríamos gastar muito dinheiro no almoço.
 O meu lanche da manhã foi logo este!

Metemo-nos no barco, rumo à Ilha de Tavira.



 …onde comecei a ler o livro. Por incrível que parece, só ao terceiro dia, é que consegui pegar nele, mas agora não consigo largar!
Demo-nos ao trabalho de fazer salada na praia: a mistura de alfaces é do Pingo Doce e os tomates…da horta do meu pai. Sobreviveram ao calor do carro e demos-lhe bom uso. Levei os meus temperos atrás. Em Tavira peguei numa garrafa de água e fiz a mistura de azeite e vinagre. Para a ilha levei o moinho de especiarias que já inclui uma pitada de sal. Se teria sido mais fácil pegar num pacote de batatas fritas para acompanhar as sandes (de pão integral, queijo e paio magro)? Sem dúvida… mas são escolhas que vamos aprendendo a fazer e que se tornam tão naturais como dormir à noite.

 A ilha é engraçada e estão sempre barcos a partir e a chegar.
O meu homem disse que a água estava fria – e se ele disse isso, devia estar mesmo fria! por isso, às 16h00 saimos da praia e fomos fazer o check in na "Quinta do Morgado"...para usufruir da piscina. Não era bem um hotel…mas sim 9 blocos de apartamentos. Ficamos num T1 por 80€ = Quarto, Cozinha, Sala, WC. Ficou mais barato do que ir para os hotéis disponíveis (que estavam quase todo lotados na área).
 À noite, fomos a Tavira velha, onde comi um “Bife de atum com cebolada à Tavira”. O original era com batatas fritas, mas pedi para trocar por batata cozida. Muito bom!!!!

4º Dia – Terça

. Tavira
.Olhão
.Santarém
....Casa

 O homem estava a dormir, mas às 6h30 eu já estava com a pestana aberta e resolvi ir fazer uma caminhadazinha, comprar qualquer coisa para o pequeno almoço...mas abre tudo tão tarde = 9h00, que senti dificuldade na minha missão.

Depois do pequeno almoço, fomos outra vez piscinar até às 11h30.
 Lanchei, tomamos banho, metemos a casa em ordem e fizemos o check out o time!

Próxima paragem: Olhão.
Esta não estava no programa, mas tínhamos de almoçar e era "a caminho de casa".

Para mim: mista de peixe, batatinhas cozidas e salada montanheira. Perfeito.

Rumamos para Norte e em vez de seguirmos para casa, fizemos outro desvio por Santarém onde fomos comer ao Restaurante Chinês.
Raviolli de Camarão ao Vapor
 Noodles de Camarão

Os quilómetros da viagem...


Considerações:
Gastámos:
. Alojamento: 200€;
. Alimentação: 165€;
. Combustível : 85€;

.De todas as vezes que comemos em restaurantes (com excepção de Santarém!), resolvi experimentar a gastronomia mais típica da área e só pedimos o básico:
-dispensamos as entradas e o pão;
-comi sopa;
-bebemos vinho nalgumas das vezes (isto não é bem básico...);
-não comemos sobremesa;
-bebemos café;
-Não houve docinhos nem geladinhos para ninguém, nem para mim nem para o homem, simplesmente porque não apeteceu e não digam já que assim não é férias! Se tivesse apetecido, teríamos comido! Em compensação houve muita fruta.

Considerações soltas que não têm ligação:
.Gosto mais do Pão Alentejano em torradas do que fresco;
.Só passamos por Auto Estrada de Vila Franca de Xira até casa e tive oportunidade de desfrutar das paisagens;
.Já sinto a falta de calor (e não apanhamos nenhum calor de morte). Aqui no Oeste parece Inverno!;
.Gosto muito do Ar Condicionado do meu Bogas e gosto muito que seja a GPL ou teríamos gasto o dobro;
.As férias das tarefas domésticas fizeram-me muito bem e venho com bastante energia;

5º Dia – Quarta (hoje)
.Meter as coisas em ordem para amanhã retomar o trabalhinho. 
.Se o tempo ajudasse, até ia dar uma voltinha à praia...



E o que se tem passado por aqui? 


10 comentários:

  1. Aahh se eu tivesse metade do teu juízo não teria engordado 2,5Kg nas férias...Falta-me muito para chegar a essa tua linha de pensamento que realmente admiro. Parecem ter sido uns dias muito bem passados. Por aqui também parece que já estamos em outubro. Onde está o sol, afinal? Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá Luaciana =)
    Esses dias pareceram-me fantásticos e eu adoro o tipo de férias que fizeste, porque normalmente também é o estilo das que faço. Adoro conhecer muitos e muitos lugares e fazer montes de km de carro por entre aquelas paisagens maravilhosas que a auto estrada nos priva. E concordo contigo, o carro ser a GPL é uma poupança brutal ( o nosso aqui em casa também é).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Devem ter sido dias fantásticos:) Eu conheço Évora e adorei, a cidade é linda, gostava de lá voltar:)

    ResponderEliminar
  4. Wooowww Adorei esses programinhos todos! Fantástico mesmo! :) Que belos 5 dias! =D óptimas férias! :)

    ResponderEliminar
  5. Passando pra conhecer seu blog e aproveitei e passeei com você,rs. Amei os lugares e os seus pés,rs.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que belos diazinhos de férias;)
    Por aqui está tudo na mesma e já estavamos com saudades tuas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. que belos diazinhos. as férias são sempre uma lufada de ar fresco na nossa vida. agora é regressar ao trabalho em força :D
    por aqui tudo na mesma...

    ResponderEliminar
  8. Q delícia! Queria uma praia e uns dias de folga! Beijos da Taís.

    ResponderEliminar
  9. Olá! Que diazinhos bons! Os teus pés são muito viajados! ;)
    Adorei essa praia fluvial e o hotel era bem em conta, tenho de lá passar um dia.
    Nunca fui à ilha de Tavira, gostaste?
    Eu também prefiro pão alentejano em torradas, mas eu gosto de torradas de todos os tipos! (Menos pão rico... não é coisa que se apresente!)
    O meu popó também tem ac, mas eu dou-me mto mal com ele e só o ligo qd viajo com alguém. O meu nariz fica logo a fungar!

    Seja bem regressada e beijinho grande!

    (Estou só de volta aos trabalhos de tradução. O centro de formação onde estive o ano passado estava em risco de não tornar a abrir... ainda não sei de nada, por isso tenho aceitado mais volume de trabalho do que o habitual, para compensar... Vamos a ver... :| )

    ResponderEliminar
  10. olá luciana, tenho andado a ler oteu blog e a tirar ideias para as comifinhas mais saudáveis.
    E já agora eu sou de tavira mas vivo numa terra a 5 km que tiveste que passar quando foste para olhão. Luz Tavira, espero que tenhas gostado de ambas, já agora uma duvida quado dizes que foste jantar é tavira velha ou em cacela velha????? jinhos e já agora visita-me e quando vieres outra vez para este lado apita sempre dá para beber um cafézito... jinhos

    ResponderEliminar