quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Beringela e as Férias...

Férias

Palpita-me que este vai ser um mês em modo de férias... mas não necessariamente as minhas!
Até dia 24 vai ser uma "pequena loucura" no trabalho. Com colegas de férias, temos de nos ir "rendendo" e ter funções completamente novas acumuladas com as nossas, o que não é propriamente fácil. O receio que tenho de fazer alguma coisa errada não me passa ao lado, já que envolve €. Assim, para conseguir dar resposta às situações inesperadas e conseguir conciliar o meu trabalho com metade do trabalho da M., irei entar mais cedo e sairei mais tarde.
De 25 a 28 de Agosto (em principio...) terei 4 dias para partilhar com o homem, que estará de férias nos últimos 15 dias de Agosto.
O facto de uma pessoa ficar com trabalho acrescido quando os outros estarão de férias (homem, pais, mana, tias...) não é assim muito excitante, mas como eu digo..."haja trabalho"! e além disso, não pode ir tudo de férias ao mesmo tempo.
Update - eu não fico triste de não tirar férias quando os outros tiram. Detesto férias em Agosto! O que acontece é que, fazendo o horário normal teria tempo de estar com "os meus". Com o trabalho acrescido fica mais dificil... 
Assim : vou passar mais tempo no trabalho e o tempo livre vou tentar aproveita-lo com "os meus".

Vidinha

Está tudo normalzinho, assim como eu gosto! 

Na alimentação ando mais na "petisqueira". Não me apetece muito estar enfiada na cozinha e tem sido à base de sopa, fruta, saladas, pitas, wraps... Possivelmente, a grande diferença é que simplifiquei as coisas e não ando com paciência para montar os pratos e fotografar...é mesmo da tigela que como! Shame on me!!!

No exercício físico - 30 minutos diários com excepção de ontem...
A afilhada N. fez 5 anos e houve convívio, mas até me esqueci da máquina fotográfica a um canto e aproveitei para meter a conversa em dia com a família.


Receita

Beringela

Estava em promoção no Lidl e decidi aproveitar já que tenho uma paixoneta com a Egg Plant! Foi no Oriente que experimentei pela primeira vez e confesso, que antes disso, nunca me tinha despertado qualquer interesse. Para saber se gostamos, é necessário arriscar, provar, dar oportunidades... ou nunca saberermos!



O modo de preparação e temperos que uso, pode ser aplicado em qualquer legume fresco ou congelado (Beringela, courgete, bróculos,cogunelos, couve flor, abobora, cenoura, mistura de legumes pré congelados...). Usem a imaginação, as promoções, a horta dos familiares e os legumes da época!

Notas :
*Já deu para perceber que nas receitas não conto calorias, quantidades nem tempo...Por isso, não vale a pena perguntarem que não sei responder. O tempo acaba por ser um bocadinho relativo, dependendo da quantidade, temperatura do forno, tipo de legume, gosto pessoal (mais ou menos cozinhado...);
*Vão fazendo experiências com os alimentos que resultam melhor com o vosso paladar. Eu adoro Beringela, o meu homem nem por isso...
Atenção à faca! É da "ICEL" (tenho de fazer publicidade à cutelaria da minha terrinha!)
Cortar os legumes como se quiser: quadrados, fatias, retângulos...

Temperar com...
 Sal; 
Alho em pó;
Paprika;
Molho de soja. Se usarem sal e molho de soja, sejam cuidadosos com as quantidades, já que o molho é naturalmente salgado. Pode só usar molho de soja e excluir o sal.
Polvilhar de sementes de linhaça e sésamo (que deixei acabar!!!);
Um fio de azeite;
Salpicar com água. Não é encharcar o pyrex de água! Serve apenas para ficar menos seco.

*Levar ao forno a 170ºC;
*Depois +- 20 minutos, mexer para não apegar e para que todas as partes fiquem douradas;
*Se acharem que está a ficar muito seco, metam mais líquidos (água, molho de soja, azeite...)
*Deixar por outros 15 a 20 minutos (+-);

Resultado final...
* Faz um bom acompanhamento com carne (frango, vaca, porco), peixe (atum e salmão) e se for aos quadradinhos, dá para incluir nas saladas frias, quentes ou mornas.

Boas férias para quem as está a gozar e Bom trabalho para quem o está a ter! 

13 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas com a beringela, se há legume que para mim não servia para grande coisa era esse, agora vai fazer parte da minha cozinha. bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi Lu
    amei o post de hj
    eu tinha duvida na preparacao da beringela..qdo fazia ela a PARMEGIANA fica muito bom mas qdo faco normal fica SECO..
    agora apos ver como vc faz vou fazer pra mim
    meu marido ODEIA beringela..vou fazer so pra mim..AMOO
    amei o post,obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  3. Alô outra vez :D

    As nossas facas também são da ICEL, e quando fui à Benedita com os meus pais também lhes apontei a ICEL ;) Eles ficaram muito surpreendidos com o tamanho da escola primária ;) E nem é preciso dizer que adoraram a Jomafel :P

    Eu também gosto muito de beringela, o P. é que nem por isso ;) Mas disseste aqui óptimas dicas :D Quando voltar para o Porto vou matar saudades da beringela ;)

    Espero que o trabalho corra bem Luciana :D

    Beijinhos e tem uma óptima tarde :D

    ResponderEliminar
  4. hoje o meu almoço foi beringela recheada, gosto muito.
    vida normalzinha e com tudo nos eixos é o que se quer :) vais ver que quando vierem esses diazinhos para aproveitar te sabem ainda melhor. haja trabalho (e é mesmo) :) beijinho

    ResponderEliminar
  5. ahhh gostei muito dessa sugestão! vou experimentar no fim de semana ***

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca provei beringela. Está sem duvida na minha lista de coisas de experimentar um dia! Esses legumes no forno pelo o aspecto devem estar óptimos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Luciana! :)

    Es tu com as beringelas e eu com os courgettes! Já preparei cerca de 10 quilos de courgettes para colocar no congelador, acreditas? Acho que tenho courgette para o próximo Inverno.

    Apenas uso beringelas na sopa, nunca me deu para utilizar noutros pratos mas vou seguir a tua sugestão. :)

    Beijinho
    Alice*

    ResponderEliminar
  8. E mesmo chato... Ter de trabalhar ainda mais... quando vais ter os teus mais que tudo... de ferias.. e prontos a passear!! :S... tenta para a proxima tirar ferias a quando ao querido XD ehehe para nao sofreres isso :P beijinho****

    ResponderEliminar
  9. Gostei da receita;)
    Sabe mesmo mal quando os nossos estão de férias e nós não, comigo acontece o mesmo.
    Temos de aproveitar os poucos dias que temos;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro beringela...

    Então bom trabalho apesar de ser em maior quantidade e bem descanso quando houver oportunidade!

    Beijinhos e mesmo que não ponhas descrições põe as pics do dia porque eu ADORO vê-las, BOA???

    ResponderEliminar
  11. Voltei :D

    Sim, foi a primeira visita dos meus pais à Benedita ;) Eles ficaram surpreendidos, eu acho que eles achavam que só deviam existir duas casinhas ou assim ;)

    Claro que torci pelo João :D O tempo todo ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  12. Ola Luciana,

    não podia de deixar de passar por aqui e deixar um beijinho depois da simpatia que tiveste comigo. Também gosto de beringela e deste tipo de receitas leves e saudaveis :)... já agora, onde costumas comprar os pitas, wraps? Já tenho procurado e ainda não encontrei!!!
    Beijinhos
    Maria Céu (Moreira) Lobarinhas
    P.S.: ainda não tenho o blog em funcionamento... talvez nas férias trate disso de verdade... beijão.

    ResponderEliminar
  13. Adoro beringela!! De todas as maneiras mas especialmente assadas, e o pão feito em casa também é uma constante. bjs e bom domingo

    ResponderEliminar