quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os últimos quatro dias e a Sopa...

Apesar de estar com um atraso de um mês, o meu corpo já se sente definitivamente no Verão! Tenho acordado às 5h23 ( o preciosismo das horas!) e isso ajuda a manter-me organizada e com mais energia.
E que faço eu a essa hora da manhã? 
Faço o que gosto de fazer, sem o stress do final do dia.
Se saio de casa com uma lista de coisas para fazer depois de regressar do trabalho, é certo e sabido que mais de metade vai ficar por fazer! A essa hora o corpo e a cabeça já estão cansados...

O exercício fisico diário também retomou. Para o meu sistema, é mais benéfico a regularidade do que a intensidade. 

Sabem que às 5h30 da manhã, a velocidade da internet está melhorzinha? Consegui carregar a maioria das fotografias e comentar alguns blogs. Tenho também aproveitado a hora de almoço para dar uma voltinha pela blogosfera, que em abono da verdade anda um bocado ausente. Espero que isso não signifique desmotivação e desanimo, mas que seja antes um sinal de que estão de férias! (ou com problemas de internet!)

Aqui ficam algumas coisas que pautaram os meus últimos quatro dias...

Segunda, 23 de Julho...

5h40 às 6h10 = 30 minutos de eliptica
...fui fazer os alongamentos para  o meu "jardim". Respirar ar fresco logo de manhã é bom!!!
Papas de aveia...
Gosto tanto dos "detalhes" de verão! Confesso que no Inverno só penso em roupa quente e confortável, mas no Verão apetece-me cor e "penduricalhos"
  O almoço

Terça, 24 de Julho... 

5h30 às 7h10 = de volta das comidinhas! A receita da sopa está no fim do post.
A papaia, limonada, pão...
...o almoço

*19h15 às 20h15 Caminhada de 30 minutos

Fui ao jantar e cafezinho de aniversário do Gui - 4 aninhos! 
As crianças ficaram entusiasmadas com estas velas, mas afinal eram...de cera e não para comer.

 Quarta, 25 de Julho 2012

As papinhas outra vez!
O meu almoço com tudo a que tinha direito!

20h00 - 21h00 Aula de Aeróbica

Quinta, 26 de Julho

 5h35 às 6h05 30 minutos de eliptica;
 O pequeno almoço.
 O almoço
 ...a cor perfeita do kiwi de sobremesa
O jantar rápido.


Por diversas vezes, me pediram a receita das minhas sopas.
Notas -
*Há alimentos base que gosto sempre de meter, mas varia consoante o que tenho no frigorífico e  na arca.
*As quantidades são sempre a "olhometro".
*Na dúvida, opto por meter menos sal porque dá sempre para meter mais uma pitada, mesmo no dia seguinte. Como faço a sopa de manhã, não me apetece provar. 

Para a sopa desta semana...
* Água 
*Azeite
*Sal
*Alho em pó
*Cenoura
*Abobora
*Courgete (usei uma "fresca" e outra congelada) 
*Alho francês (usei congelado)
*Cebola (usei congelada)
Meter tudo na panela e deixar cozer por uns 20/25 minutos (penso eu de que!)
Depois de estar cozido, passar com a varinha mágica. 
Se o creme estiver muito grosso, junto água até ter a consistência que quero. 
Com a base, junto o que me apetecer!
Ideias:
*Sem mais nada. O creme fica muito bom assim;
*Com feijão verde;
*Com couves cortadas fininhas;
*com feijão;
*com grão;
*com agrião:
*com espinafres... que foi a minha escolha desta vez.
Os espinafres foram directamente da arca para a panela. Não é preciso mais de 6 minutos a cozer.
Aspecto final!
Garanto que está uma maravilha!

*Amanhã já podemos cantar... "é sexta feira. Yeaahhhh" (ainda que o tempo vá estar mais para o cinzento...)

14 comentários:

  1. Confesso que gostava de conseguir acordar bem cedinho como tu e poder adiantar muita coisinha cá em casa mas não sou capaz. Talvez um dia consiga!
    O colar é lindo;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! :)
    Há algum tempo que passo por aqui, mas hoje é a 1ª vez que comento
    Eu tenho acordado meia-hora mais cedo todos os dias para fazer 20 minutos de elíptica, mas como tem feito barulho, se não fizer de manhã faço à hora de almoço, assim que chego à casa! ;)
    Ao fim dos 20 minutos estou completamente encharcada e exausta, acho que morria com 30 minutos... ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Luciana :D

    Também já reparei que as coisas andam meias 'monas' por aqui :( Aqui por casa não anda nada mono, muito pelo contrário :D Hoje soube que fiz as cadeiras todas, estou no 6º ano :D (pequena dança da vitória) :D

    No Verão passo fases em que não me apetece comer sopa, mas cai sempre bem antes da refeição, e enche a barriguinha :D Hoje ia fazer o teu bacalhau à brás, mas depois decidi fazer bacalhau com natas sem natas :P Amanhã mostro a receita :)

    Espero que a tua net volte ao normal depressa, tenho saudades tuas :) E tenho muitas novidades, mas vai ter de esperar pelo nosso próximo encontro :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. e penso eu que me levanto cedo ;p mas realmente, acordar mais cedo e adiantar logo mil e uma coisas é muito bom.
    a tua sopa é muito parecida com as minhas, mas às vezes troco a abóbora por batata. as tuas refeições têm todas muito bom aspeto :):) beijinho, boa sexta feira (yeeeaaaah)

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa as sopas também são assim, de acordo com o que há por cá... depois o meu pai tem uma horta gigante... é tudo biológico :) ainda agora tenho uma no fogão de agrião para amanhã ^^

    ResponderEliminar
  6. Olá! Bem-vinda! É verdade, as coisas andam "mais calmas" mas acho que se deve às férias e ao facto das pessoas passarem mais tempo "lá fora" do que na net, o que também é bom!
    Opá, gosto tanto do teu jardim! :) Com essa luz da manhã ficou mesmo uma bonita foto. A elíptica não te dá dor nos joelhos? Uma vez experimentei em casa de um primo meu e não achei confortável! Se calhar ele tinha aquilo num grau de "maior dificuldade", não sei.

    Beijinhos e aproveita bem essas manhãs! Adoro ver o dia a nascer e o ar fresco de que falas.

    ResponderEliminar
  7. adoro sopa. tb faço como você. o que é Courgete?
    bjos.
    bom dia...e parabéns pela determinação em acordar cedo. Eu odeio. Acordo as 5h45, pq o filho vai para a escola e se eu não fizer café ele vai em jejum e mãe é sempre mãe....mas para mim é muito dificil...meu organismo precisa dormir até as 7h...heheh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. courgete 'e ABOBRINHA em portugues do Br risos
      eu ja pesquisei faz um tempinho..rs
      alho frances > alho poro
      rs
      espero ter ajudado :)

      Eliminar
  8. Luciana suas refeicoes sao fantasticas :)
    vc 'e sempre certinha assim? desde qdo?
    nada de sorvete no verao?
    obrigada pela receita das sopas
    eu sempre peco pra vc as receitas das sopas
    ebaaa
    bjaoo :)
    boa sexta pra vc :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Luciana

    És sem duvida uma grande madrugadora. Eu não te consigo ganhar!

    Eu continuo também a comer sopa diariamente ao jantar. Eu e toda a família. As minhas sopas não divergem das tuas a não ser que eu não gosto (vá lá perceber-se) de adicionar elementos congelados nas sopas, a única excepção são as ervilhas. Não sei porquê acho que ficam sempre com um sabor diferente e eu não gosto.Manias!

    Espero que a tua internet melhore, porque não fazes uma cartinha a reclamar?

    Beijinhos e uma boa sexta-feira

    ResponderEliminar
  10. Eu adorava conseguir madrugar...mas a minha cama puxa-me e diz para ficar com ela...mas deves deitar-te cedo...porque eu se não dormo pelo menos 8h...fujam da frente que hoje é dia de má disposição. Mas dava-me por muito feliz conseguir levantar as 7h.

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Assim é que é, mente sã e corpo são!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Esta semana por ter de me levantar mais cedo por ser semana de praia da Bibi, acordei sempre naturalmente por volta das 5:30, apesar do despertador só tocar oficialmente às 6:30. Resultado: hoje estou extremamente cansada! Não me importo de me levantar cedo, mas tenho mesmo de dormir um mínimo de 7:00 para me manter funcional. Beijo

    ResponderEliminar
  13. As minhas sopas raramente levam sal e não me faz diferença nenhuma.
    Mas nunca pensei em colocar alho em pó.
    Cebola e abóbora é algo que nunca falta nas minhas sopas, o resto é aleatório. :)

    ResponderEliminar