segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fim de semana e as conclusões...

Sábado, 14 de Julho 2012

Pequeno almoço...

 Entre as 8h30 e as 13h estive a trabalhar. Estava sozinha, não havia telefones a tocar e o tempo rendeu bastante apesar de não ter despachado tudo.

Cheguei a casa, almocei bolonesa de vaca e de soja com arroz branco de cogumelos, beringela, salada e segui para as compras da semana no "Lidl" e "Neomáquina" (supermercado local).
A tarde foi passada entre coisinhas da casa e o sofá...
 O jantar foi novamente a bolonesa já que tinha feito em grande quantidade...
 Depois do jantar fomos beber um cafezinho e comemorar o aniversário da prima M. e do seu filho G.
Chá de frutos vermelhos.
 ...pautou-se por muita fruta e amendoins!!!

Domingo, 15 de Julho 2012

É delicioso tomar o pequeno almoço com o sol a entrar pela janela dentro...
 O tempo continuou a fazer das suas e ir à praia ficou fora de questão já que a ventania continuava. Corri as varandas à procura de um local mais abrigado em que o sol estivesse presente mas que o vento não incomodasse tanto.
 Para além de ler, aproveitei para meter a agenda em dia já que tinha papeis e listinhas espalhadas por tudo o que era sitio.
 Pompidou foi a companhia ideal. Adorou o sabor do protector solar!
 Quando o sol começou a ficar "perigoso", liguei para a mana e fomos com a Nina a casa dos pais, para trazer coisinhas frescas da horta : alfaces, tomates e morangos.

12h30 Almoço em casa dos sogros.
O que tenho no prato é METADE de uma costeleta de vaca grelhada. Estão a imaginar a monstruosidade de cada uma? Ocupava um prato inteiro!

 Quando cheguei a casa tinha a roupinha toda à minha espera, que ficou despachada em uma hora porque a seguir...

...fui ver a minha avozinha.

A partir das 19h, estivemos a comemorar o 2º aniversário da Beatriz...
...e a mesa estava cheia de coisas boas!
Seguramente que comi um terço desta melancia e as uvas e cerejas também não me escaparam...

Conclusão sincera:
.Ando a comer demasiada fruta. O pequeno almoço de sábado não teve direito a ela porque já não havia nada em casa e nos aniversários foram o alvo predilecto da minha gula. Sim! é fruta e podia ser pior, mas tudo o que é em excesso não me faz bem...;
.Ando com uma dor de cabeça e enxaqueca permanente....(deve de ser da fructose!) e o facto de o meu sono andar de péssima qualidade, não tem ajudado muito.;
.Ando a fazer pouco exercício físico;
.Ando sem grande motivação para fazer o que quer que seja.

= deixar de andar assim, só depende de mim e eu sei disso :)
Parar. Pensar. Saborear. Reorganizar. Agir. São as acções que preciso de meter em prática para me voltar a sentir EU.

...e foi assim mais um f-d-s. Agora é enfrentar a semana de trabalho e esperar que o prometido aumento de temperatura se torno realidade e permaneça até ao próximo.

Até amanhã...

16 comentários:

  1. e tu és super forte, por isso isto não passa de uma fase de preguiça. ;) Isso vai passar, que tu um dia destes deixas a preguicite de lado ***

    ResponderEliminar
  2. Um fim de semana em cheiro.
    Isso são fases que passamos, mas vais ver que daqui a nada, estás outra vez a 100‰! Pensa em todas as coisas boas que tens e vais ver que consegues!

    ResponderEliminar
  3. as festas são assim, um atentado à nossa dieta. eu na sexta tive um aniversário e para o próximo fds uma casamento... também tenho feito pouco exercício por causa de lesão, mas hoje quero ver se já vou um bocadinho.
    esperemos que o vento dê tréguas. boa semana

    ResponderEliminar
  4. Bem mais vale atacares a fruta que os doces...Eu também sofro de enxaquecas mas a mim deve-se a duas situações matabolismo muito, mas mesmo muito lento e fase pré-mestrual e mestrual...enfim...mulher sofre.
    Mas não há nada como exercicio físico ao ar puro nem que seja uma caminhada para ajudar...força ai :O)

    Beijijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Melancia é das frutas com menos calorias e mais água. E é boa, boa, boa! Mas lá está, quando começamos e n paramos de forma alguma, já sabemos que nos "sabe" a descontrolo e nos faz sentir mal.

    Sugiro que faças um post sobre como chegaste a este equilibrio actual, da tua decisão de n comer mais doces e de quanto tempo levaste a chegar a esta fase racional. Podia ser? Diz q sim :) beijinhoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia,
      Estou a alinhavar um post, mas tenho um no dia 26 de Março 2012 sobre isso :)

      Eliminar
  6. Olá Lucianana! Que fim-de-semana bom!

    Tenho uma agenda igual a essa para as coisas do trabalho. :) Por aqui também esteve muito vento durante o f-d-s, mas hoje de manhã na praia já não estava tanto. Detesto praia com vento (vento no geral, mas mais quando há areia por perto!).

    Respira fundo, faz uma pausa e reorganiza-te, a motivação volta!

    Beijinhos e boa semana!***

    ResponderEliminar
  7. Viste o meu mail Luciana? :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Gosto da tua organização, eu estou aqui sem vontade nenhuma de limpar, tratar da roupa. Qdo o miudo adormece só me apetece dormir também.

    ResponderEliminar
  9. Agora vim comentar com mais tempo (há bocado estava no carro!) :)

    Às vezes também passo fases em que não me apetece fazer nada, e isso normalmente acontece-me quando estou de férias. Curiosamente quando ando mais stressada é precisamente quando quero fazer mais coisas diferentes, o que não faz grande sentido ;) Eu normalmente tenho uma listinha de coisas a fazer nas férias, e assim nunca fico aborrecida :) Não que eu ache que o teu problema seja não teres nada para fazer, mas podes aproveitar para te manteres (ainda mais!) ocupada, talvez fiques mais animada :)

    Exploramos melhor isso daqui a nada :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  10. Olá Luciana :) Sigo há bastante tempo o teu blog e acho que a opção que tomaste quanto aos doces é um pouco radical... Eu compreendo o porquê de o teres feito, eu também já tive excesso de peso e sei que nem sempre é fácil lidar com as "gulodices"... Mas ao cortares a 100% com a ingestão de açúcares (sem contar com os que já estão presentes nos alimentos) acho que de certa forma te podes tornar um pouco "anti-social", porque, pensa bem, sempre que vais a uma festa não fazes o que toda a gente faz, que é comer um pouquinho de bolo, por mísero que seja. O ato de "comer o bolo" numa festa de anos também é um ato de socialização, de estar em sociedade... A pessoa sempre que pensa em aniversário a primeira imagem que lhe vem à cabeça é um bolo de anos, certo? Basta olhar para os cartões de parabéns para confirmarmos. E, para além disso, o nosso corpo gosta e precisa de açúcar refinado... Eu sei que quando se corta radicalmente num certo tipo de alimentos, o nosso corpo deixa de o desejar, mas o açúcar também é ESSENCIAL para o nosso corpo ser saudável e atingir o equilíbrio, tanto físico como psicológico. Uma vida equilibrada é aquela que é recheada de um pouquinho de tudo, e claro, de um docinho de vez em quando! Eu sei que o teu maior medo é comeres uma fatia de bolo e não conseguires parar, mas tenta ir a um restaurante e pedir uma sobremesa individual; assim já sabes que só vais comer a porção que te servem e ficas satisfeita e o teu corpo bastante feliz :) Se fazes mesmo questão de não comeres bolos tenta pelo menos comer iogurtes sem serem magros, continuam a ter pouco açúcar mas sempre têm um pouco, aquele que é vital para o teu corpo estar a 100% !
    Espero que não vejas este comentário como alguém que se quis intrometer na tua vida e/ou decisões, apenas sou uma leitora que já passou pela mesma situação que tu e que apenas te deixa um conselho!

    Tudo de bom e continua com o blog (venho cá todos os dias!),
    Beijinhos, J*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Não levei a mal o teu comentário, mas penso que não corresponde à minha realidade.

      Nunca me senti mais ou menos “anti-social” por optar por não comer açúcar e a teoria de que o nosso “corpo precisa de açúcar refinado” não me parece plausível no meu caso.

      Se numa festa há tanta escolha… e se a minha irmã opta por uma fatia de bolo de chocolate e eu opto por comer melão é apenas uma questão de escolha.

      Se vou comer fora e escolha como sobremesa uma fatia de abacaxi em detrimento de um “doce da casa” é apenas uma questão de escolha.

      Faço isso tão naturalmente como qualquer outra escolha e sem sacrificio algum.

      Se o meu corpo e a cabeça não me pedem açúcar refinado, qual seria a lógica de o ingerir só porque os outros também o fazem?
      Felizmente não pauto a minha vida pelo que os outros fazem ou pensam. Acredito que não é por comer uma fatia de bolo que vou ser mais sociável ou me vou integrar melhor…se beber mais de um copo de vinho ou outra bebida alcoólica ai o caso muda de figura, já que fico mesmo muito alegre!

      Se eu acordar um dia e pensar "hoje apetece-me uma fatia de bolo de chocolate!", vou a uma boa pastelaria e como uma fatia, porque isto não é uma obrigação, é uma opção.

      ...mas acho que isto ainda se vai tornar num post :)

      Eliminar
  11. Luciana que fim de semana gostoso :)
    o cafe voce toma com adocante? q tipo de adocante? ou acucar? :)
    bjaoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elen.
      Eu não uso qualquer tipo de açucar ou adoçante. Sempre que possivel, tento apreciar o sabor natural dos alimentos :)

      Eliminar
    2. gostaria de ser assim mas nao consigo tomar cafe sem adocante :)

      Eliminar
  12. Estou como tu, a precisar de uma reorganização !
    Vamos conseguir porque como disseste só depende de nós!
    Então bora lá, mais exercício, mais controlo na comida ( o meu descontrolo tem sido bem pior que o teu acredita!) e mais luta :D

    Beijinhos e tem uma boa semana

    ResponderEliminar