domingo, 17 de junho de 2012

F-d-s de Destralhe e Limpeza

Como o título indica, passei o fim de semana nisto. Pelas minhas contas, entre sábado e domingo estive 22 horas de volta da casa.
Tirei e lavei cortinados, tirei tapetes, organizei as superfícies visíveis, desalojei muitos aranhos (já estou com medo da reacção da Sociedade Protectora dos Animais...)
Onde é que uma pessoa acumula tanta coisa? Verdade seja dita que nos últimos meses tenho feito sair muito mais do que tem entrado! e o meu objectivo final não é incluir-me em nenhum "grupo" de minimalismo ou frugalismo, mas sim conseguir ter uma "vida simples" -  fácil, prática e dando sempre importância ao que realmente a tem.
No sábado e hoje comecei às 6h30 da manhã e foi até não me aguentar mais. As minhas pernas estão tão doridas como se tivesse passado horas no ginásio!
Até ao fim do mês, os meus "tempos livres" (antes e depois do trabalho) vão ser dedicados à casa já que é mesmo "a limpeza anual".
Tenho praticado o seguinte exercício : "se estou nesta casa há 3 anos e nunca usei isto é porque não preciso" - aplicando isso a electrodomésticos, utensílios de cozinha, roupa, papéis. Separo o que é para o lixo, ecopontos, doações.
Carregamento para o Ecoponto: bancos traseiros do carro (que está cheio!)
Todas as semanas despejo e já o tinha feito na 4ª. Este foi mesmo extra - consequência das minhas limpezas de f-d-s.

Supermercado
A "Salutem" podia oferecer-me um desconto! 

Fruta e legumes...
Iogurtes...
Levo sempre este saquinho térmico...
...para depois trazer os congelados sem correr (tanto) o risco de perderem as propriedades -congela/descongela
...e os produtos de limpeza
No sábado, meti um paozinho a fazer e às 16h30, resolvi fazer uma paragem para o lanche...
O que é que pãozinho quentinho pede??
= uma espécie de manteiga e uma chávena de café d´avó.
Fui toda lampeira sentar-me na sala e acabei por entornar o café em cima de mim e do sofá. Lindo!!!

No domingo...
 ...tenho andado inchada e resolvi fazer 750ml de chá para ir bebendo. Ajudou!
Depois de ir ver a avó, fui para o sofá descansar e ler um bocadinho
Comecei a ver o jogo em casa mas segui logo para casa da sogra jantar onde vi a 1ª parte. 
Nota- Vivo a 150 metros de casa dos sogros. 
No final do intervalo retornei a casa para ver a 2ª parte.
Espero que agora, com a passagem para a próxima fase,  a imprensa e as pessoas, dêem algum descanso ao Ronaldo. 

Exercício Físico  - Para além da energia despendida nas limpezas, fiz uma caminhada de 30 minutos com a irmã - o meu corpo não aguentava mais nada! 

Alimentação
Sábado, 16 de Junho de 2012
Pequeno Almoço:  laranja, pão integral com philadelphia light, leite magro com tofina;
Meio da manhã: 1 banana com coco ralado e sementes de chia, 1 café;
Almoço: sopa de legumes; frango assado com migas e abóbora no forno;
Lanche I: 1 fatia de pão integral com alpro soya light e café;
Lanche II: 1 maçã;
Jantar: bacalhau grelhado na brasa, pimentos grelahos, migas, batatas a murro, beringelas e courgetes no forno; 1 laranja.
O meu homem opinou que estava um jantar "digno de Madrid"... 

Domingo, 17 de Junho 2012
Pequeno Almoço:  kiwi, pão integral com fiambre de frango, leite magro com café;
 Meio da manhã: 1 iogurte magro e 1 maçã;
Almoço: sopa de legumes; migas com courgete no forno, pimento assado, batatas cozidas, alface e tomate, sangria; Sobremesa: 1 banana com coco ralado e sementes de chia, 1 café

Lanche: pão de sementes com 1 fatia de queijo light, 1 café
Jantar: Salada (muita! repeti 2 vezes); 1 colher de Bacalhau à Bráz. 
Pois...foi em casa da sogra mas nem reclamei. Comi menos!

Até amanhã...

18 comentários:

  1. Olá Luciana =)
    Não queres aproveitar o balanço e vir fazer o mesmo na minha casa? É que está mesmo a precisar =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Minha psicologa que fala: a limpeza de fora reflete a de dentro!
    Vc está certissima!
    Bj e otima semna

    ResponderEliminar
  3. Olá Luciana!

    Bem, só de ler o teu post fiquei cansada! :P

    Normalmente essas arrumações fazem-se no Verão cá em casa, logo depois de voltarmos de férias. Mas no nosso caso não há muito para deitar fora: eu sou uma 'deita coisas fora' nata, e até já o cartão do multibanco do P. deitei fora (mas foi sem querer!). Lá andou o coitado a mexer no contentor do papel (sim, porque eu sou uma lady, não mexo cá em contentores!) :D

    Por isso quando chega a altura de deitar ainda mais coisas fora é ver-me a saltitar pela casa de saco de plástico ;)

    Espero que as arrumações corram bem e acabem depressa :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    Isso é que foi um fim de semana produtivo e atarefado hem?!
    Que chá fizeste para desinchar? Chá verde?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz uma mistura de três chás: cavalinha, cidreira com mel, "nº5" da "Cem Porcento".
      Resultou bem!

      Eliminar
  5. Eu tenho andado a fazer o mesmo, mas sem loucuras, porque só de pensar fico exausta, ehehehe
    todos os fins de semana escolho uma parte da casa para "destralhar" e aos poucos vou chegando ao objectivo final :)
    Confesso que gostava de ser minimalista...e sei que existem alguns blogs dedicados ao assunto...preciso de os ler :)
    bjts e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Bem! Tiveste mesmo um fim de semana em cheio!

    Eu também ando a ver se consigo destralhar, mas ainda estou um pouco penra e custa-me desfazer de certas coisas com medo de poder vir a precisar.

    Estou decidida a virar-me para os roupeiros e desafazer daquilo que já nao uso, não me serve e nao gosto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Tinhas razao sobre as calças e sei que sabes como me senti bem.
    Tambem precisava de destralharͺ mas eu tenho 13 anos de tralha as costas e custa-me imenso largar seja o que for. Ha-de ser um dia. Beijo

    ResponderEliminar
  8. A minha casa também está a precisar!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    Andaste no fim de semana a fazer o que eu vou andar a fazer esta semana :) Mas eu adoro arrumar. Fico mesmo feliz quando tenho um tempinho para organizar tudo (a minha mãe diz que isto me passa quando tiver uma casa minha :P)

    Eu fiquei com a mesma dúvida da Serependity, que chá fazes para desinchar?

    Beijinho e Boa Semana :)*

    ResponderEliminar
  10. todo mundo foi as compras esse fim de semana
    e todas com a lista linda
    ahahah
    beijo amiga

    ResponderEliminar
  11. Eu também estou cada vez mais "minimalista", sobretudo desde que mudei de casa. Excepção feita para livros, que acumulo muitos porque meu sonho é ter uma biclioteca em casa bem grande, daquelas em que é preciso escadote para chegar às prateleiras de cima e tudo ;), cada vez tenho menos "tralha". Ajuda o facto de não ser muito materialista também.

    Eu gosto muito da ideia dessas limpezas de cima a baixo, sobretudo por não querer partilhar a casa com inquilinos indesejados (aka bichezas :p) mas dá-me cá uma preguiça...

    Estás a gostar do livro?

    Beijinhos e boa semana**

    ResponderEliminar
  12. Já aderi à banana com coco, huummm sabe mesmo bem ao lanche...

    ResponderEliminar
  13. Luciana, foste mordida pelo bichinho da limpeza?! :)

    Eu sou adepta do less is more mas a minha mãe já não pensa o mesmo. Gosto de fazer muitas tarefas domesticas, não me importo de passar um dia a cozinhar, a aspirar, ou a tratar da roupa mas limpar o pó é daquelas coisas que me tiram do serio!

    Queria tanto uma máquina de fazer pão!

    Beijo e boa semana
    Alice

    ResponderEliminar
  14. Lucianinha... para começar: MIL DESCULPAS!!!
    saltei o teu post porque nao o encontrei nos comentarios. por isso é que me dá mais jeito que ponham lá no comentario num unico post. (porque sou meia aerea)
    Desculpa!!!!

    Eu devia fazer o mesmo que tu fizeste no fim-de-semana!
    é que nem o jogo vi!
    e tenho um montão de tralha. :P

    Beijinhos grandes e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  15. realmente a salutem e a cem por cento já ofereciam vales aqui as meninas :P que tal enviarmos para lá um e-mail !?? hummm... vou pensar nisso , a sério ! :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelo longo post, foi muito esclarecedor, pormenorizado, e incentivador. Não só pelas arrumações, mas também pela alimentação regrada que não "descarrila" nunca, nem ao f-d-s.!... Muitos parabéns!

    Beijinhos. Anabela

    ResponderEliminar