terça-feira, 5 de junho de 2012

3ªfeira e Resposta a Questões Frequentes

Têm feito algumas perguntas, que quais já respondi individualmente mas vou partilhar globalmente.

*Exercício físico
Ultimamente, tenho metido o exercício físico “entre” as refeições, o que quer dizer que foi feito entre as duas.
Exercício em jejum - já tínhamos discutido a questão aqui e cheguei à conclusão que, se for moderado e até 30 minutos não me prejudica, mas se for superior a isso não me faz bem e opto por não o fazer
*Aulas de Aeróbicas – são das 20h00 às 21h00 (mas como há conversa no principio, digo que são às 20h10!). Chego a casa por volta das 19h00 e tento jantar logo, mas em certos dias,  às 19h55 ainda estou a meter comer na boca! Sim! Como sopa e o segundo prato. Ultimamente tenho feito os wraps tostados porque são rápidos e mais leves, no entanto, penso que só me senti indisposta no dia que comi melancia ( e isto porque decidi ignorar o aviso da Corre como uma menina !!!). Em abono da verdade, não consigo ir para casa, comer uma coisa leve, tipo fruta ou iogurte, ir à aula e jantar depois. O resultado é pior porque acabo por comer uma quantidade superior ao que realmente preciso já que vou com “aquela gula” e ansiedade para me despachar.
Cada pessoa tem de descobrir o que funciona para si e como se sente bem. Eu fiz muitas tentativas até encontrar a fórmula certa para mim.

*Dormir– Eu durmo cerca de 7/8h horas por dia, mesmo quando me levanto às 5h30. Isso significa adormecer no máximo às 22h30, o que acontece a maior parte dos dias. Se não dormir o suficiente, não funciono! Eu sou mesmo uma “morning person” - em português será que a expressão a utilizar é “madrugadora”??? – porque o meu ritmo natural é assim, mas possivelmente, até durmo mais que a maioria das pessoas.

Alimentação
Estou a tentar despejar o frigorífico. São só 4 dias, mas não há necessidade de deixar coisas abertas e uma limpeza é sempre boa. 
6h15 Pequeno-almoço – papas de aveia com ½ banana e whey, kiwi e frutos secos, café;

 Exercício Físico: 6h50 às 7h20 = 30 minutos de caminhada
 10h30 Meio da manhã: 1 maça, frutos secos e café;
 13h00 Almoço: Sopa de legumes; Salmão no forno com sementes de sesamo e linhaça, massa integral, legumes no forno; Puré de maça com frutos secos;
 16h30 Lanche: 1 iogurte magro, whey de baunilha e sementes de chia
19h30 Jantar: Sopa de legumes; legumes no forno, salada de alface, tomate cherry e milho; 1 fatia de pão integral torrada, 1 ovo estrelado (frigideira anti-aderente, 1 ovo e sal - é estrelado! não é frito)

Amanhã passarei aqui para uma visita ultrasónica...

15 comentários:

  1. eu não consigo fazer exercicio em jejum :S
    ás vezes basta apanhar uma coisa no chão para me sentir tonta, quanto mais fazer exercicio. nao funciono muito bem em jejum nem sem muitas horas sem comer. (foi um dos motivos que me fez desistir de várias dietas, porque há aalturas em que as quebras que sinto são grandes...)

    Admiro o facto de te conseguires deitar ás 22.30!!! eu nao consigo!!!

    Beijinhos cahopa :D

    ps: tenho de comprar esses legumes congelados! lol

    ResponderEliminar
  2. está quaseee!:)

    Eu das 21h45 às 22h15 já estou deitada a ler, às 22h16 a dormir... :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Luciana :D

    Há uns meses atrás tinha de acordar às 7.00, por isso às 22.30 já estava na cama ;) Eu não sou muito uma pessoa madrugadora, mas preciso mesmo de dormir bem senão simplesmente não funciono ;)

    Pois é, é típico meu meter-me nestas aventuras sem pensar muito bem no assunto. Como é que eu vou fazer café com whisky e com licor de amêndoa? É que rum ainda há cá em casa, mas não vou comprar os outros para pôr no café! :P Será que posso usar vinho do Porto ou assim? :D

    Eu não posso ter ideias muito mirabolantes sobre o piquenique, porque só posso levar uma coisa :) Aldrabei um bocadinho e afinal vou levar duas, e mesmo assim andei toda a manhã em volta de receitas :P

    Tenho de experimentar sementes de chia, acho que nunca comi ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. vc é um orgulho!! q menina disciplinada
    beijo amiga

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão quando dizes que cada uma tem de ver o que é melhor para si. O blog é fantástico para nós trocarmos experiências, mas cada uma tem de ver o que funciona melhor consigo mesma.
    Quanto à tua alimentação, sempre fantástica sra. Luciana =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acordas mesmo cedo, eu também preciso de dormir umas 8horas por dia:)

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ser mais "morning person" do que sou, porque os dias rendem-me muito mais quando acordo cedo. O problema é ter de me habituar a deitar cedo... (22h30 é "cedo" para mim).

    Esta 5ª-feira vou ver se aproveito para uma praiazinha... não é Madrid, mas é o que se pode de momento :p.

    Beijinhos e uma óptima viagem!****

    ResponderEliminar
  8. Olá Luciana

    Eu levanto-me cedo e deito-me tarde, ao fim de semana ponho o sono em dia, tem mesmo de ser assim.

    Pois eu concordo plenamente contigo, nós é que temos de ver o que é melhor para nós, eu por exemplo tenho de tomara o pequeno almoço antes de fazer seja o que for, depois até posso almoçar só ás 14 horas e não tenho fome. Agora como sempre qualquer coisa nesse intervalo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Esclarecida. :)
    Mas não sei como consegues, comer e ir fazer a aula logo depois.
    Nem acordar ás 5h30. :D

    Mas acho que fazes muito bem, é muito saudável esse "ritmo".
    E como tu disseste, o importante é cada um encontrar o seu própri ritmo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Comigo o exercício em jejum não funciona. Experimentei uma ou duas vezes e o resultado foi sempre o mesmo: tonturas e quebra de tensão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá :)
    É verdade, cada um tem que ver o que funciona melhor. Eu acho que se jantasse antes de ir me dava uma coisinha ehehe

    O arroz com minoria de ovo é arroz com muito ovo que servem na cantina, mas como eu não gosto de ovo tento tirar ao máximo, mas nunca consigo tirar tudo..

    Também comecei agora a comer aveia com kiwi e adoro.. Eu adoro kiwis mas nunca pensei em juntar na aveia, mas agora que descobri não quero outra coisa :D

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  12. A unica coisa que ainda não me consegui "domesticar a mim mesma" é o deitar cedo... sim porque a maioria dos dias às 01.30 ainda ando a jardinar... claro, depois levantar às 06.45 custa... lá vou deixando o despertador tocar até às 07.00 LOL

    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  13. Exercício em jejum , sou completamente de acordo com o que disses te , e aliás já esta comprovado que ajuda na perda de gordura.
    Eu também sou uma “morning person” :p mas nem tanto como tu vá lol mas as minhas 7/8h de sono são sagradas.
    Também comi esse mix de frutos secos hoje, infelizmente não comi assim apenas um de cada como tu heheheh

    beijoca

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez, adorei o aspecto de todas as refeições :)

    Pois, eu também devia deitar-me cedo, tendo em conta que também acordo cedo. Mas não adianta, porque mesmo que me deite, não consigo adormecer...

    Bem, se não voltar cá, boa viagem :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar