quarta-feira, 9 de maio de 2012

Literatura saudável

Durante anos fui comprando livros sobre alimentação saudável/dieta, mas a certa altura entendi que era, mais do mesmo! Agora, só invisto depois de ponderar bem e concluir que vale a pena.
Como prenda de aniversário, pedi às amigas o livro da Patricia Almeida Nunes "Uma especialista no supermercado". Eu perco algum tempo a analisar os rótulos, se bem que agora só o faço em produtos que não conheço, porque nos restantes, que consumo habitualmente, a selecção já está quase toda feita. O meu objectivo é saber “traduzir” ainda melhor os rótulos dos produtos. Confesso que ainda não lhe dediquei tempo suficiente, mas depois partilho o que achar mais interessante.

De todos a literatura que já vi e revi, tenho grande preferência pelo trabalho da Professora Endocrinologista Isabel do Carmo, porque se baseia numa alimentação equilibrada para a vida e não numa dieta maluca. Eu sei que neste caso é um “faz o que eu digo, não faças o que eu faço” porque ela tem nitidamente peso a mais, mas não lhe retiro o mérito do que escreve.

 O presente de aniversário das amigas
 Alguns dos meus livros...
Alimentação de hoje:
 Pequeno almoço: 1 kiwi, pão integral com 1 fatia de queijo light , leite magro com tofina;
 Meio manhã: 1 maçã com 1 muffin de whey chocolate sem açúcar;
 Almoço: sopa de espinafre; 30gr massa integral, peito de frango no forno com sementes de sesamo e  linhaça, legumes no forno e tomates cherry;
 Lanche: 1 banana com farelo de aveia, gérmen de trigo e sementes de chia; 1 café
É dos melhores lanches que faço. Banana é a "minha fruta" desde que me conheço por gente!
Jantar: pescada no forno com alho francês e pimentos, arroz integral e legumes no forno; 1 muffin de whey chocolate sem açúcar

Exercício Físico: 20h10 às 21h - aula de aeróbica de 50 minutos
Ceia (pós exercício) Whey de baunilha com leite magro; Estão a ver o "Corneto de Nata"? O sabor é o mesmo :)

Até amanhã...

21 comentários:

  1. Legumes no forno no teu almoço <3

    whey <3<3... mas prefiro de chocolate. Ou sabores diferentes tipo banana, canela, mel, nutella!
    Vais ver q da próxima vez vais querer variar!
    O sabor preferido do R. é framboesa ou frutos vermelhos!

    Sim, tb podes usar whey em panquecas, ou então misturar com iogurte (natural de preferencia!) Fica grossinho e torna-se num óptimo snack :) (costumo comer isso à ceia!)

    As almofadinhas de atum... bem muito fácil: Lidl, secção de congelados e forno 15 minutos!! :)

    Torna-se uma opção saudável q.b., tal como os douradinhos e assim, se feitos no forno!

    beijos gigantes LU!

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  2. Tb tenho o hábito de ter livros desses. Depois arrependo-me precisamente pelo q dizes, é mais do mesmo.
    E a proteína deve ser mesmo saborosa.

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  3. Eu devo ter metade desses livros que tu tens e outros tantos que não estão aí. Mas como tu, cheguei a uma altura e acho que "é mais do mesmo", já é raro livros desse tipo ME dizerem alguma coisa de novo. E como tu, tenho a Drª Isabel do Carmo como a melhor autora desse tipo de livro, porque de facto não entra nem nunca entrou em "loucuras" de dietas e aborda de forma admirável os distúrbios de comportamento alimentar, que tẽm obrigatoriamente de ser tidos em conta quando se fala em dietas, excesso de peso e afins.

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  4. Eiii, tens mesmo muitos. Eu só tenho aquele do Póvoas e até gostei. Já o li umas três vezes para recordar sempre :)

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  5. Essa última associação ao corneto de nata.. hmm deve ser deliciosa eheh
    Mais uma vez todas as comidas parecem apetitosas.
    Quanto aos livros, eu não tenho nenhum, por isso sempre que quiseres fornecer alguma informação importante daí força :P

    Beijinhoos

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  6. Luciana, cá para mim quem escreve um livro desse género um dia destes és tu :D

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  7. Olá Luciana, faz algum tempo que sigo o teu blog mas esta é a primeira vez que comento.
    Queria te agradecer por teres a paciência de fotografares diariamente a tua alimentação e depois partilhares com quem te segue, podes não acreditar, mas foi graças a ti que mudei algumas atitudes.
    Sofro de excesso de peso, já tentei várias dietas sem sucesso, porque me faltava a motivação, graças a ti e ao teu blog ( e de mais dois ou três meninas) retomei as minhas caminhadas, actualmente não faço uma mas duas caminhadas diárias, e estou determinada a começar a fazer dieta de boca, o dia para começar será a próxima segunda feira, nas primeiras duas semanas os hidratos de carbono vão ser eliminados quase na totalidade, na terceira semana vão ser reintroduzidos de forma gradual, como consomes em tão pouca quantidade estou a pensar copiar as tuas saladas, mas tenho uma duvida, qual é o tempero que pões? só azeite? só molho de soja?
    Obrigado por tudo Luciana, Felicidades.
    Bjo

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    1. Obrigado :)
      Eu acho que as caminhadas são fundamentais para o meu bem estar físico e psicológico. Bastam 30 minutos para me sentir melhor.
      Nas saladas, se tiver alface e/ou tomate tempero com: vinagre de cidra, um fio de azeite, oregaos, ervas finas e sal (que ando a tentar reduzir).
      O molho de soja, utilizo mais quando preparo os legumes cozidos ou estufados.
      Eu como bastante hidratos de carbono, mas dividos pelas várias refeições. Quando uso massa na salada, são 30gr em crú.
      Espero que corra bem :)

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  8. Olá Luciana, tal como a Lucia eu também sou uma estreante, sigo o teu blog ha bastante tempo, mas nunca tinha postado, criei um blog http://www.xanocaspipoca.blogspot.pt/ dá um "olhinho" =) sempre foi uma coisa que gostava de (ter)fazer, mas acho que agora me sinto preparada, quero muito partilhar convosco o meu dia-a-dia e as optimas ideias que tenho tirado dos blogs das meninas que sigo atentamente!!!
    beijocas

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  9. Ena, que grande colecção! Directamente relacionados com a alimentação acho que só tenho um ou dois livros, depois partilho, porque é um tema de que gosto bastante. Eu também tenho o cuidado de ler com atenção os rótulos, até porque nem sempre o que parece, é. Sobretudo no mundo dos chamados produtos "light".

    Beijinhos!

    (Lá nos "vemos" na corrida/caminhada de sábado?)

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    1. Já tenho a companhia pronta (mana e afilhada). Se me vires por lá e reconheceres o je, vai dizer-me olá! Provavelmente vai sair caminhada :)

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  10. Tantos livros :) eu também já li quase tudo o que existe para ler sobre este assunto, mas o conhecimento nunca é demais, por isso podes partilhar tudo connosco :)
    Bjts querida e um bom dia

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  11. Já ouvi falar desse livro e parece-me bastante interessante. Dever ter muitas coisas das quais nós nem fazemos ideia que existem, como por emeplo algum tipo de aditivos nos produtos que façam menos bem. Fico à espera de o leres para nos contares =)
    Beijinhos

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  12. olá :)
    eu tbm gosto desse tipo de livros e n compro mais pela mesma razão as vezes penso~que n vale a pena pois´cm dizes e bem é mais do mesmo... mas esse novo parace me bem !! sim vai compartilhando algo de interesse :P é smp bom!

    bj

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  13. Olá Luciana! :D

    Bem, tens imensos livros! :D Eu confesso que não tenho nenhum livro de alimentação saudável, hoje em dia encontro tudo o que preciso na Internet e no PubMed (os artigos) :)

    Por acaso o Continente não me fez desconto, mas não paguei a água, ou o açúcar, ou o chocolate! Coitados, só me lembro do senhor do talho a dizer 'Foi do cheiro da carne!' e eu 'Não, é que eu doei sangue de manhã!' e ele 'Mas aposto que foi do cheiro da carne!' :P Olha enfim, no meio disto tudo o P. apanhou um grande susto ;)

    Já teres doado sangue 11 vezes é verdadeiramente admirável, um dia espero conseguir apanhar-te :D

    Beijinhos! :D

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    1. Quando comecei nestas "andanças", a internet não tinha muita informação e por isso, fui coleccionando os livros :)
      Sangue - poderia ter doado muito mais se não me deixasse levar pelo comodismo. Já o posso fazer novamente desde Fevereiro e ainda não fiz!

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  14. Por acaso eu tb acho que a Professora endocrinologista Isabel do Carmo é esquilibrada no que escreve.
    Tu realmente tens muitos livros :D
    eu tenho poucos. o primeiro que comprei foi da dr Teresa Branco muitos anos antes dela entrar lá no peso pesado, e tb é equilibrado, tanto que ela é toda do desporto.

    que marca da whey é que gostaste mais?

    Beijinhos **** :)

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    1. Acho que a das amostras! Esta não é má, mas a outra tem "qualquer coisa"...:)

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  15. também gosto muito de livros sobre nutrição e dietas xD

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  16. Olá! Não te vi! :( Também, no meio de tanta t-shirt e bonés iguais, era difícil! Ainda bem que gostaste, eu também gostei muito! Fico contente por ter contribuído para a angariação de mais fundos, a sério... :) Depois amanhã faço o resumo da corrida e vais perceber porquê!

    Beijinhos!

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  17. Olá!

    Eu comprei o livro da "Especialista em Nutrição no Supermercado" e tem sido uma ajuda na compra de muitos alimentos.
    Com a ajuda dele já perdi peso e o meu pai diminui o colesterol!!! Tudo porque aprendi a fazer as melhores escolhas!!!

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