quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Rotinas...

Vou começar o post com o meu jantar : Bolonesa de atum com esparguete integral e tricolor.
 E o almoço...Sopa Juliana e Salada de queijo fresco com massa integral

...e agora já posso passar ao principal:
Ontem, na ginástica, eu e a amiga I. estavamos a falar sobre os afazeres domésticos e fiquei a matutar sobre o tema. Acho que no fundo, procuramos todas conciliar os diversos aspectos das nossas vidas, apesar de nos organizarmos de forma diferente. Cada uma tem o seu ritmo, os seus horários, as suas prioridades e é trocando experiências que vamos enriquecendo e moldando os nossos rituais.
Hoje de manhã, pus-me a pensar nas minhas actividades matinas. Eu sou definitivamente uma "morning person" . Durante alguns anos, e porque vivia com os meus pais, não me levantava tão cedo para não incomodar, mas também porque não tinha tanta força de vontade. Desde que me mudei, fui descobrindo o meu ritmo natural e ajustando-o às minhas necessidades.
O meu sono nunca foi muito reparador, mas desde que tenho este horário mais matinal sinto-me melhor. 
Todos os dias são diferentes e tento planificar as coisas para que o tempo me renda mais e que gaste menos €. Há dias, em que antes do trabalho, leio, faço elíptica, estou no pc, faço arrumações....Outros dias até me apetece ficar na cama mais um bocadinho, ou não fazer nada de especial, mas tenho de arranjar sempre tempo para as coisas básicas e raramente saio para o trabalho sem elas estarem realizadas: cama feita, cozinha limpa, make-up e  cabelo esticado.

Isto foi o que fiz hoje das 6:11 até às 7:39 da matina, porque das 7:40 às 8:07 é para me despachar e zarpar para o trabalho:

. Tirei a roupa da máquina de lavar (deixei a lavagem programada para fazer a noite) e estendi no meu estendal portátil. Como tenho uma casa de banho espaçosa (e que não uso), deixei a roupa nessa divisão. O toalheiro está ligado a 22ºc e vai aquecendo o ar e secando a roupa;
. Enquanto tomava o pequeno almoço, tirava a louça da máquina ( que também esteve a trabalhar durante a noite), fui preparando o jantar,  e acabei por fazer dois menús diferentes com a mesma base: bolonesa de carne de peru e bolonesa de atum ; Preparei também o meu saco com as refeições do dia, que levo para o trabalho; Fatiei e congelei o pão que sobrou. O homem é que tinha tratado do pão- fez a mistura e programou a mfp para trabalhar durante a noite. De manhã estava quentinho e fofinho ; Deixei a cozinha em condições;




. Preparei o recuperador de calor para acender quando chegasse a casa e atestei o caixote da lenha;


(E este foi o resultado de que estou a desfrutar:)

. Fiz a separação dos sacos do eco-pontos, que despejei a caminho do trabalho;
. Deixei o quarto organizado;

E foi isto! Acreditem que o dia me corre melhor quando consigo fazer mais pela manhã...

8 comentários:

  1. Olá :)

    Depois da minha experiência de ontem dou um valor completamente diferente ao aspecto desse pão que tens aí!!! :D

    Eu também me costumo levantar bastante antes de sair de casa (uma hora mais ou menos), mas é porque adoro fazer tudo com calma de manhã :) Mas concordo completamente que a boa organização de uma casa depende da nossa capacidade de planeamento, concentração e execução rápida! :) Eu também tento sempre ao máximo ter tudo arrumado, limpo e organizado e sei o quanto é desafiante. Mas não é de todo impossível :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu também prefiro levantar-me mais cedo e fazer as coisas nas calmas e enquanto eles estão a dormir. É o me time. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo deixar de te admirar. Bolas! PS: o F porta-se bem, é lindo! Mas não tenho tempo para nada, nem grandes coisas para dizer pois o peso continua lá em cima.

    ResponderEliminar
  4. pois é menina Lu...como eu te dizia ontem :"quando é que eu me faço uma Mulher ?" :)

    ResponderEliminar
  5. Eu mais cedo (!!!) não posso e é pena pq realmente tb tenho mais pedal de manhã...Bela casa, assim tudo direitinho até parece fotos de revista!Eu tb prefiro assim... Quando se tem gosto...

    ResponderEliminar
  6. Compreendo-te perfeitamente. Infelizmente levanto-me às 6h e às 7h estou a sair de casa, por isso não dá para fazer de especial.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom mesmo! Eu gosto de me deitar tarde, mas na verdade também me sinto melhor quando acordo cedo, e como não dá para as duas coisas, ando a treinar para acordar cada vez mais cedo. O dia rende muito mais, é verdade, e a boa disposição aumenta porque nos sentimos com trabalho adiantado. Ainda não consigo acordar ás 6h por hábito, mas vou tentando.

    ResponderEliminar
  8. Que orgulho!!! Gostava de ser como tu...

    Tento levantar-me mais cedo, mas a cama agarra-me...

    Custa-me imenso deitar cedo e de manhã custa-me horrores levantar-me antes das 8h, mas quando consigo acordar mais cedo, vou trabalhar com a sensação do dever cumprido!!! Aos fins-de-semana, que podia aproveitar para dormir, às 9h já estou acordada e não consigo ficar a rebolar na cama, até porque o meu gajo começa a rogar-me pragas, como tal levanto-me e começo a fazer as tarefas da casa e adoro!

    Beijinho

    ResponderEliminar