quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As minhas medidas anti-crise

A vida não anda fácil para ninguém e desde há alguna anos que tenho vindo a alterar hábitos com o objectivo de viver bem com menos.
A lista que se segue, são coisas básicas que faço, e ainda que sinta não ter muito mais por onde cortar, há sempre alguma coisa...

* GPL - Os nossos 2 carros são a GPL. Acreditem que atestar o depósito com 23€, que dão para cerca de 420km, compensa bastante; Apesar deste combustível ser mais barato, deixei de vir almoçar a casa e poupo 20km por dia;

*EDP - Tenho a tarifa bi-horária e as minhas máquinas de lavar louça, roupa e de secar, máquina de fazer pão, só trabalham no período mais económico. Ficam programadas, e durante a noite fazem o seu serviço; Tenho placa de indução, por isso aproveito o f-d-s para cozinhar em maiores quantidades e tento preparar as refeições antes das 7 da manhã; A passar a ferro, também tento aproveitar ao máximo esse horário;

*ÁGUA - Construímos um poço/depósito de água, para onde canalizamos a água da chuva. Temos uma autonomia de 2 a 3 meses;

*SUPERMERCADO - Aproveito promoções e descontos nas coisas que compro habitualmente; Se tiver um cupão a dizer que tenho 40% de desconto em Coca-Cola, não vou comprar só porque tenho desconto, uma vez que é uma coisa que não consumo; Se tiver 20% de desconto em atum da marca “Dia”, sou bem capaz de comprar 20 latas, porque a validade é longo e é um alimento recorrente na minha alimentação; 

*ALIMENTAÇÃO – Faço duas refeições em casa : pequeno-almoço e jantar. As restantes refeições são feitas dentro do local de trabalho, mas todos os dias levo a minha marmita com o almoço e os lanches previamente preparados. Até ver, o café ainda é à conta do patrão; Não “estrago” comer. Normalmente acerto nas doses, e quando sobra alguma coisa, guardo e faço uma invenção com aquilo;

E vocês? Têm dicas de poupança para partilhar?









18 comentários:

  1. Vou chorar!!!!
    Em percurso urbano o meu carro faz 150Km com 23€. Deve ser da velhice.

    ResponderEliminar
  2. eu acho q fazes mto bem em tomar essas medidas e pensares no futuro.
    eu como ainda não tenho um trabalho e é praticamente o meu pai q me sustenta (o que me atormenta imenso mas estou a estudar ainda e não posso fzr nd!), apenas poupo para juntar para mim, mas qd isso deixar de acontecer a conversa vai ser outra e eu tou mt consciente disso!

    ResponderEliminar
  3. Também utilizo as promoções que interessam nos supermercados, faz toda a diferença se fizermos as contas, e também levo almoço sempre que posso :)

    ResponderEliminar
  4. Sim fiz alguns ajustes e já consegui poupar 200euros por mês...

    ResponderEliminar
  5. Aqui também vamos fazendo alguns ajustes.
    Adotámos a tarifa tri-horária que nos dá mais jeito que a bi. Eu tenho um carro bem poupado e o Dé uma mota, por isso acabamos por não gastar muito também.
    E claro, vamos fazendo coleção de cupões :)

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tive a oportunidade de te agradecer as palavras que deixaste no meu blog. Aqui vai o meu obrigada atrasado. O teu blog é uma inspiração para mim. ;-)

    ResponderEliminar
  7. Adorei estas dicas. Ando um pouco negligente e nem sempre utilizo o horário mais económico
    bjs para a utilização das máquinas... :(

    ResponderEliminar
  8. Olá :)

    Post muitíssimo útil! :D

    Em termos de poupança, eu uso os cupões de desconto do supermercado, não compro 'porcarias' (que acaba por ser onde as pessoas mais gastam dinheiro) e no geral não gasto muito dinheiro. Mas eu também tenho a vida facilitada porque a minha mãe trabalha na moda por isso não gasto dinheiro nenhum em roupa, o que é logo uma grande poupança ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Luciana.
    Eu sou uma pessoa poupada... de noite e quando saio para o trabalho, desligo as TV'S e os restantes aparelhos... na cozinha tenho um forno e o microondas que tem o relógio, também desligo... na comidinha,o que sobrar nunca deito fora, isso nem pensar... aproveito para o jantar ou para o outro dia, ou então congelo... roupa, só utilizo a máquina de lavar quando tiver roupa suficiente para a encher... só utilizo a máquina de secar roupa, quando sou mesmo obrigada a isso... em alimentação, também aproveito os talões de descontos, mas apenas naquilo que consumo...e a grande maioria dos produtos que compro são de marca branca, continente, pingo doce... bem mais baratos, e de igual qualidade e sabor... e pronto, não estou a lembrar-me de mais nada :o)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Luciana!
    As tuas dicas são muito úteis. Em termos de poupança ainda tenho um caminho a percorrer...
    Onde gastamos mais são nas compras de supermercados e a comer fora aos fds. Péssimo para a carteira e para a dieta...

    PS. Adorei a carteira!

    ResponderEliminar
  11. Olá Luciana!
    Como sempre as suas dicas são muito úteis.
    Tinha uma questão a colocar-lhe... como é que consegue programar a sua mfp! Tenho uma igual e não consigo programá-la!
    NOTA: Acompanho o seu blog diariamente à cerca de 5 meses e tem sido uma inspiração para a minha luta contra o peso.

    Obrigada por partilhar os seus cuidados de saúde e não só connosco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá...e obrigado pelo comentário.
      Programara a mfp: faço os procedimentos normais, escolho o programa, o peso, mais ou menos cozido...e depois carrego no botão + do tempo e vou pressionando até estar na hora que quero. Atenção: se forem 20h e quiseres o pão para as 6h da manhã, tens de fazer conta com o tempo que o pão demora a fazer. Ou seja, se o programa for de 3h, tem de aparecer no temporizador 10h para terminar mesmo às 6h da manhã.
      Espero que consigas, mas no livro das instruções podes ter mais detalhes :)

      Eliminar
  12. olá Luciana, desculpa só responder agora... no outro dia perguntaste-me se eu comia massa para além da integral? eu não percebi bem a pergunta mas sim, como qualquer uma mas tenho sempre os dois tipos em casa e tb vou variando :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu (acho) que estava a perguntar se também comias massa integral, mas se me expressei mal devia ser do adiantado da hora :)
      beijinhos

      Eliminar
  13. Olá :D

    Muito obrigada pelo teu comentário :D Por acaso eu sempre quis ir para Neurologia ou para Psiquiatria, mas estou a ter uma experiência tão boa e a ter um feedback tão grande que estou a ponderar ir para Endocrinologia :D Eu sempre fui uma interessada destes assuntos, mas agora ando a aprender imenso :)

    Beijinhos e tem um óptimo fim-de-semana :)

    ResponderEliminar