sábado, 15 de outubro de 2011

Organização da semana

Por norma, cozinho diariamente. No entanto, isso anda a dificultar a minha organização e controlo! 
Ando sempre a correr para não jantar tarde. Isso faz com que fique mais ansiosa ao fim do dia e que acabe por comer mais do que devo entre as 19h30 e as 21h30. Se o jantar fosse apenas para mim, as coisas seriam mais simples, porque ficava satisfeita com sopa e mais "qualquer coisa", mas a questão é que tenho um homem para alimentar. Ultimamente, tenho ingerido mais "comer do homem" do que devo. Quando cozinho, a única gordura que utilizo é o azeite, mas de qualquer maneira, os pratos são mais "pesados".
Nunca congelei comida mas estive a fazer pesquisa na net e a minha irmã também é adepta deste sistema. Esta tarde (electricidade mais barata) resolvi investir 3 horas na cozinha para preparar o menu da semana. 
A sopa e o frango cozido são para mim; o feijão é para ir sendo utilizado; e os restantes pratos são para o homem.
Assim, de manhã tiro da arca o menú da noite e deixo descongelar ao natural. Depois é só acompanhar com arroz ou massa, mas isso faço enquanto ponho a mesa e aqueço a minha sopa.
Sopa de espinafres; frango cozido; carne à bolonesa; feijoada de chocos;
bifinhos com cogumelos; feijão; filetes com alho francês e pimentos

E como é sábado, a sogra vem trazer pão caseiro.
Este foi o recado que escrevi para mim e meti na porta do armário do pão

E fui ao Sr. Dr.! Eu continuo a gostar muito do meu médico de família.
Tenho analises marcadas, um RX, e uns comprimidos para
auxiliar as articulações. É assim tipo "Melhoral", nem faz bem, nem faz mal.

9 comentários:

  1. Acho que fizeste uma óptima escolha! Houve uma altura em que não tinha muito tempo para cozinhar à hora de almoço e fazia parecido :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. olaa

    Obrigado pela força és uma querida =)

    que refeições tão saudáveis eheheh
    congelando a comida é mais fácil gerir o tempo no resto da semana! é um boa ideia =)

    beijoo

    ResponderEliminar
  3. Eu também estou como a formiguinha, ando a cozinhar agora e a congelar, para me precaver dos dias mais cheios que se aproximam. Hoje vou fazer sopa, arroz de frango e empadão de frango (mas com couve flor em vez da batata). E o pão, não sei como lhe resistes, mesmo com avisos desses. Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Organizadíssima!!!!
    E assim , mais tempo, mais qualidade de vida, menos ansiedade.
    Beijinho de bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Isso é que é ser prática! Assim não comes o que não deves e ficas bem à mesma.
    :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também tento rentabilizar o tempo. Ao sábado faço a sopa para a semana e costumo comprar 2Kg de carne picada, cozinhá-la e congelar em doses individuais. Faz-se empadão ou bolonhesa num instante. Assim, o tempo à semana estica mais um bocadinho. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Também congelo algumas doses de comida para os dias em que há menos tempo, torna-se mais fácil :)

    ResponderEliminar
  8. Eu não congelo comida pq em geral cozinho só p/mim, mas sei q é bem útil.
    Beijos da Taís.

    ResponderEliminar