domingo, 9 de outubro de 2011

Escutar o corpo...

Hoje, programei uma coisa que não fazia há algum tempo : dar sangue.
Desde os meus 18 anos que sou dadora, mas nos últimos tempos, por razões várias não tenho dado. Hoje estava tudo ok, o processo demorou 2 horas, e fiquei com a sensação de dever cumprido, e ainda trouxe um diploma de 10 doações que andava perdido.
Cuidados especiais a ter depois da doação: evitar tabaco, álcool, fazer esforço com o braço e não apanhar muito sol. Segui tudo à risca.
Como reservei a primeira parte da manhã para coisas tão interessantes como passar a ferro e supermercado, pensei que faria o meu exercício- caminhada ligeira- mais para o final da tarde. Levantei-me do sofá e ...tontura. Deitei-me uns minutos na cama e quando me levantei, outra quebra de tensão. Por muito que queira seguir o meu plano de exercício todos os dias, resolvi que é dia Off. 
Há alturas que temos de escutar  o nosso corpo e hoje é uma dessas. As tonturas e tensão baixa são normais depois da doação de sangue e amanhã já me vou sentir melhor...

5 comentários:

  1. 1º que tudo parabéns pela atitude :) E fizeste muito bem em ter dado um descanso ao teu corpo, dar sangue ainda é um choque bastante grande e que leva o seu tempo a recuperar! Amanhã já estarás melhor com certeza :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. fOGO...sabes que acho fantastico quem da sangue...mas a minha sensaçao é que nem sangue tenho de jeito para doar e porque?? Por causa de ter excesso de peso...(pensar que o meu pai ja recebeu uma transfusao de sangue, dois sacos...é um acto bonito). Eu faço voluintariado, tento ajudar os outros mas tenho aquela sensaçao que gordo naopode dar sangue..estou certa?????:( Prabens pela tua atitude e pela tua persistencia...tenho acompanhado em silencio

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está uma coisa que eu gostava de fazer, mas que é sempre "depois trato disso". Mas quero mesmo fazer isso. Isso e inscever-me no banco de dadores de medula óssea. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Já sabes que nesses dias é dia de descanso. É o teu dia de folga do exercício!

    ResponderEliminar
  5. Quando dei sangue para a cirurgia aconteceu-me o mesmo. Não é nada engraçado.
    Por vezes o corpo tem formas de nos dizer que estava cansado e nesse caso é mesmo bom e merecido um off.

    Beijinhos

    ResponderEliminar