quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exercício físico logo pela manhã=sensação de dever cumprido

Antigamente, na teoria, eu tentava fazer exercício numa base regular, mas havia sempre alguma coisa que toldava os meus planos : ou saía tarde do trabalho, ou estava muito cansada, ou surgiam outras coisas para fazer. Ainda tentei fazer hidroginástica e ginásio de manhã, mas os horários não eram compatíveis e originava uma fonte de stress por não abrirem ou começarem a horas e eu me atrasar para o trabalho (detesto atrasar-me!). Em Portugal, e especialmente nos meios pequenos, não há tanto este hábito de abrirem cedo :(
Desde há alguns meses que resolvi alterar a situação: começar a fazer exercício logo pela manhã. Com a mudança de emprego, a rotina teve de antecipar 1 hora.
Actualmente, levanto-me às 5:20, visto-me quase a dormir, e normalmente saio para a rua. Depois, a actividade física vai variando consoante as condições climatéricas ou a minha vontade: caminhada, corrida em terreno plano (à volta da minha casa), corrida em terreno irregular, ou mesmo exercícios aeróbicos dentro de casa. Como às 2ª e 6ª tenho aeróbica às 20h, levanto-me à mesma hora, mas aproveito para fazer outras coisas. Aos f-d-s, varia consoante as actividades que tenho planeadas, porque verdade seja dita, eu gosto de fazer a caminhada com o solzinho a bater na cara e se conseguir aproveitar o f-d-s para o fazer, melhor. 
São apenas 30 minutos mas servem para activar o meu corpo. Não é propriamente fácil "levantar o cu da cama" a essa hora, mas eu funciono melhor de manhã do que à noite, e não há lugar para desculpas do "estou cansada", "já é tarde", e acreditem, não há nada melhor do que começar o dia com a sensação de dever cumprido.
Mas não pensem que durmo pouco! No máximo, às 22h já gosto de estar na cama e para adormecer não demoro 5 minutos. A qualidade do meu sono não é muito boa, mas durmo sempre 7/8horas.
Acho que todos temos de encontrar o nosso tempo para o exercício e eu já tenho o meu!
 
Exercício Físico- 30 minutos de caminhada

Papas de aveia com banana, abóbora e canela
Almoço : Sopa de espinafres e sandes de philadelphia com ervas finas e tomate
Jantar : Salmão e legumes estufados com arroz branco
Depois do jantar...um leite de soja com descafeinado. Soube tão bem!!!

9 comentários:

  1. A serio que te admiro. Eu fazia isso no máximo um dia. E depois arranjava desculpas. Umas atrás das outras, válidas ou não. Agora também há Philadelphia com fiambre, ainda não provei, e tu? Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho isso maravilhoso! Por acaso já houve uma altura em que acordava cedo para fazer exercício, mas agora...tenho-me deitado tarde e simplesmente não consigo. Mas acredita, tens sido uma inspiração e estou a tentar arranjar uma rotina (a escola dos miúdos começou agora, ainda estamos em adaptação) para voltar a fazer isso, lembro-me como me sentia tão bem. Continua!

    ResponderEliminar
  3. Tens muita força de vontade e assim é que se vence!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Calças da Mango...eu falo da minha experiência, quase tudo o que já tentei comprar na Mango desisti. Se calhar não foi na minha fase peso normal. Depois de ter o F e dar de mamar, etc, a ver se volto e se mudo de opinião. Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Luciana... já te tinha dito, mas volto a repetir... admiro-te bastante... acordar a essa hora... grande força de vontade...
    tenho tido bastante cuidado com a alimentação... mas falta-me o exercicio fisico, e é verdade, ao final do dia, "enxo-me" de mil desculpas para não fazer exercicio algum, e não posso continuar assim...
    Parabéns.
    Beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Eu tb sinto essa leveza de dever cumprido quando vou de manhã a pé para o hospital :)são 30 min para lá e + 30 para cá ao voltar, e fico a sentir-me extremamente bem :) Assim sabemos que mesmo que aconteça um imprevisto já fiemos a nossa actividade diária!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de ir fazer a minha caminhada logo pela manhã :)
    Até vou com mais energia para o trabalho:)

    ResponderEliminar
  8. Eu agora também me levanto mais cedo para fazer exercício, mas às 6:30, antes disso eu não conseguia, admiro-te por isso. O que noto agora é que realmente as desculpas são menos, por isso está a valer bem a pena. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Exactamente!!! Que bom!!!
    Também encontrei o meu horário de exercício: 6h30. e é mesmo a sensação de dever cumprido que permanece! Sinto-me óptima!!! Se por qualquer motivo não o faço fico com a neura o dia inteiro ;-(.
    Tenho mesmo é que te felicitar pela tua alimentação! És um exemplo para todas nós e nota~se que há todo um trabalho por trás. Vejo um cuidado, um carinho... É tão bom!!!
    Parabéns Luciana de coração!!!

    ResponderEliminar