terça-feira, 12 de julho de 2011

P=Compulsão

Como à maior parte das mulheres,  o ciclo menstrual afecta-me. 
Nos 8 dias que antecedem ao fim da embalagem de pílulas, a vontade de ter alguma coisa na boca começa. Esta situação prolonga-se até o período chegar e no primeiro dia a vontade ainda lá está. Ontem foi esse dia. Cheguei a casa e deu-me uma compulsão daquelas (que andava a prometer desde manhã). Não importava bem o quê, desde que fosse alguma coisa para meter na boca. Em casa não tenho doces, nem bolos, nem bolachas..., por isso a minha compulsão foi direccionada aos frutos secos (ao natural, sem sal nem aditivos!), e aos pêssegos. Peniquei, peniquei...comi uma sopa enquanto fazia o jantar do homem e o meu, continuei a penicar, bebi chá, comi uma omelete, salada e uma fatia fina de pão integral e pronto! fiquei cheia e mal disposta, mas a ansiedade acalmou. Esta ansiedade vem do nada! é mesmo por causa da fase do mês.
Quem sofre ou sofreu de compulsões sabe como são. Às vezes temos mesmo de deixar acontecer ou não vamos conseguir descansar. Esta foi uma compulsão "controlada" e que escolhi de alimentos foi o que me pareceu menos mal. Pelo menos uma mês por mês tenho algum episódio assim, mas não é nada alarmante se o conseguir controlar com comida "saudável" e for esporádico. Na minha fase mais gorda, isto acontecia-me diariamente, e eu não largava a despensa e frigorífico. Foi assim que cheguei aos quase 100Kg...porque se entra num ciclo vicioso.
A partir de agora (2º dia de período) as coisas já ficam mais fáceis...pelo menos nos próximos 15 dias!

Os meus "amigos" do final de dia
No principio do dia, a caixa estava bem mais cheia...
Parte do jantar


10 comentários:

  1. Tens mesmo razão! às vezes é melhor ceder e optar com coisas boas do que ir acumulando a vontade e depois....vai TUDO! :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, essas alturas são tramadas. Mas tu es ainda assim bastante ajuizada. beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu também me sinto assim na semana que antecede a chegada do período menstrual. Só que no meu caso, dá-me uma vontade louca e incontrolável de comer coisas DOCES! :( Parece que se não comer algo doce fico louca mesmo! Senti-me pior quando tentei fazer uma dieta em que restringia os hidratos de carbono e carbohidratos...aí exagerei mmo na doceria! Mas foi da maneira que pensei evitar fazer dietas demasiado restritivas.

    ResponderEliminar
  4. Como eu te compreendo minha amiga!
    Mas acho que até lidaste bem com a situação...

    ResponderEliminar
  5. Também fico assim.
    Ontem, já nos últimos dias da menstruação andava com uma vontade de devorar qualquer porcaria, comi umas quantas amendos e lá consegui acalmar-me.
    Acho que um chá de funcho ajudou-me.
    Mas a semana antes do período é terrível. grrr

    ResponderEliminar
  6. Olá! Como eu te percebo! Muitas xs tb tento diminuir os estragos de uma compulsão lançando-me à fruta, principalmente maçãs! E qdo me fico por aí sei que o estrago vai ser pouco. O pior é qdo não nos controlamos! Por isso parabéns por te teres conseguido controlar e ficar-te por coisas saudáveis! Eu sei o qto é difícil!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Luciana. Obrigada pelas tuas palavras :o) passei pelo teu post sobre as panquecas... e não reparei na receita... que duh que eu sou :o)
    Tomara eu poder controlar-me assim... mas fazes bem não ter nada em casa como bolachas... assim atacas-te em algo mais saudável... acho que quase todas as mulheres sentem o mesmo na fase do mês... enfim... temos de nos aguentar...

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Ai mulher como te compreendo.... estou na mesma. ontem tb me apetecia comer coisas a toa, mas fiquei-me pelos frutos secos.... pelo menos sao fruta, mas o mesmo me sucedeu n tinha fome e acabei p ficar mal disposta.

    PS: my ass has barely survived, mas foi uma tarde tao bem passada que veleu a pena hehehe

    ResponderEliminar
  9. Luciana, tenho algo de muiiiiiiiiiito triste a partilhar contigo: não posso comentar o teu blog do trabalho :( (bom, hoje estou em casa, mas...). Eu bem que comentei este post, tinha o comment em CTRL + C e tudo, para atacar o CTRL + V, pedia-me a id google todas as vezes e não aceitava. E aceitava nos outros. Bom, agora que partilhei aqui aqueles quinze minutos muito tristes, sei que serei apenas espectadora, mas assidua QB ;)

    ResponderEliminar